Federação Catarinense de Motociclismo

Wellington (MX2) e Leandro (MX1) confirmam os títulos
do Arena Cross. Pipo Castro é vice da MX1
Texto e fotos: Gerson Coas

Largada da bateria final da MX1

Leandro (11) e Jean (18) na MX1

Pipo Castro ficou com o vice da MX1

Wellington Garcia confirmou o título da MX2

O público começava a encher a arena, mas a chuva se aproximava

Jean Ramos foi a grande surpresa da etapa

Jean (c), Pipo (esq) e Leandro (dir) no pódio da MX1

Marcello Ratinho venceu a segunda bateria da MX2

Anderson Cidade ficou em terceiro na MX2

Swian Zanoni sagrou-se vice-campeão da MX2

Hector Assunção ganhou a 85cc

Maylon Dal Lago, participou como convidado

Kaio Miranda venceu mais uma na 65cc

O convidado Hallex Dalfovo ficou em terceiro na 65cc

Na 50cc, Leonardo (4) e Djalma (13) nas voltas iniciais

Henrique Schmidt acelerou forte a sua 50cc

José Franciso, Prefeito Fernando Elias, Sec. Esportes Adir Xavier e Kiko Cidade

Pelo terceiro ano consecutivo Cristopher “Pipo” Castro chegou à etapa final do Arena Cross disputando o título da principal categoria. Porém, dessa vez quem levou a melhor foi o paranaense Leandro Silva, que confirmou o título da classe MX1 com a terceira colocação geral da etapa disputada nesse sábado, 10 de novembro, em São José – SC.

 

Correndo com todo o apoio da sua torcida o josefense Pipo Castro, bicampeão da modalidade (2005 e 2006), lutou pela liderança e conseguiu manter-se à frente do seu oponente ao título, mas com um segundo e um terceiro lugares nas baterias não somou a pontuação suficiente para descontar os 20 pontos de vantagem que Leandro possuía. O vencedor das duas baterias foi o também paranaense Jean Ramos que ao conquistar a sua primeira vitória do ano na categoria, alcançou o terceiro lugar na classificação final do campeonato com 255 pontos. O vice-campeão Pipo somou 265 e Leandro 279 pontos.

 

Nas outras categorias nada de surpresas. Wellington Garcia largou acumulando 23 pontos de vantagem sobre Swian Zanoni e confirmou o título da MX2 com a vitória já na primeira bateria da noite. E mais Hector Assunção (85cc), Kaio Miranda (65cc) e Leonardo Neto (50cc), garotos que chegaram a São José com seus títulos assegurados, encerraram a temporada emplacando mais uma vitória.

 A decisiva etapa catarinense

Essa foi a segunda vez que São José, na Grande Florianópolis, recebeu na sua pisa da Beira Mar uma das etapas do Arena Cross. De um amanhecer com céu limpo, a tarde o vento virou e assim como em 2006 entrou uma ventania sul de assustar, apesar do forte calor. E nessas condições rolaram as duas sessões de treinos, a primeira livre e a segunda cronometrada, valendo o ponto extra.

 Leandro Silva (MX1) foi o primeiro a garantir o tal pontinho, ampliando ainda mais a sua vantagem para Pipo. Mas a diferença dos tempos entre eles, apenas 22 milésimos, já apontava um equilíbrio. Aliás, equilíbrio estendido entre os cinco primeiros, separados por menos de sete décimos.

 Quando os pilotos da MX2 entraram na pista, Wellington cravou o melhor tempo da categoria e de toda a sessão classificatória, muito embora seguido de perto pelo piloto da casa Anderson Cidade e por Swian, os três separados por menos de 25 centésimos. Na 85cc Hector foi o mais rápido, Eduardo Rudnick foi o póle da 65cc e Leonardo na 50cc.

As baterias finais da temporada

As 19 horas enquanto o público começava a tomar as arquibancadas, os pilotos se preparavam para as baterias e o céu revelava que a chuva estava ficando próxima. A confirmação do mau tempo não demorou mais do que meia hora, com a 60cc largando já a baixo d’água e muito vento. Assim para a MX1 e MX2 que tiveram duas baterias cada, foram dois confrontos em condições opostas de pista.

Nas largadas da MX2 Welington pulou na frente. Na primeira delas ele foi seguido pelo Swian que precisava da vitória para continuar na briga pelo título. Porém, com uma tocada rápida e consistente o goiano abriu vantagem nas voltas iniciais e acelerou rumo a mais uma conquista. “Eu estava muito concentrado. Larguei bem e fiz uma prova até tranqüila. Procurei não errar e agora estou muito feliz em comemorar o título já nessa bateria”, disse Wellington.

Swian ficou em segundo e Ratinnho em terceiro. Thales Vilardi e Anderson disputaram a quarta colocação, com vantagem para o piloto da Honda. Gabriel Gentil terminou em sexto e Jonathan Menegasso em décimo.

Na final um strike na largada tirou Gabriel da disputa por conta de um dedo quebrado. Sem se envolver no problema, na perseguição do líder e agora campeão estava Ratinho que não sossegou, conseguindo nas voltas finais assumir a liderança para vencer o último confronto do ano. Anderson ficou em terceiro com boa vantagem sobre Dudu Lima e Thales, quarto e quinto colocados. Menegasso fechou a bateria em oitavo.

No geral vitória de Wellington, seguido de Ratinho, Anderson, Swian e Thales.

Na MX1 o paranaense Jean Ramos foi a grande surpresa. Nos treinos ele se mostrava a vontade guiando uma RM 250 2T. Mas pelas condições da pista a sua equipe optou mudar a estratégia e a noite ele largou com uma 450cc, e aí... Na primeira bateria Leandro saiu na frente, mas Jean não se intimidou e partiu para cima, colocando pressão no líder do campeonato até conseguir a ultrapassagem.

Na tentativa de dar o troco Leando acabou errando, perdendo duas posições. Quem aproveitou foi Pipo que partiu para cima do Jean para buscar a liderança. Numa das tentativas a manobra na curva da chegada teve êxito, mas Jeanzinho devolveu a ultrapassagem com igual habilidade na sessão seguinte. Pipo tentou até o final, mas a vontade de vencer pela primeira vez no ano o Arena foi o gás extra para a vitória do paranaense. Rodrigo Selhorst chegou em terceiro, Leandro em quarto e Denis Cordeiro em quinto.

Na bateria final, valendo o título da principal categoria da competição, Leandro e Pipo largaram na frente, mas foram surpreendidos por Jean que num curto espaço superou os dois. Pipo tratou de buscá-lo, pois nesse momento somente a vitória da bateria lhe interessava. Mas a perseguição acabou numa escorregada na curva da largada, perdendo a posição para Roosevelt Assunção. Pipo sofreu ainda mais uma pequena queda, entretanto manteve o terceiro lugar, chegando a frente de Leandro, novamente em quarto, e Selhorst, quinto colocado.

No geral Jean em primeiro, Pipo segundo colocado na prova e no campeonato, e Leandro em terceiro na prova, mas campeão da MX1 no Arena Cross 2007. Selhorst em quarto e Roosevelt em quinto completaram o pódio.

Na 85cc Hector Assunção teve uma bateria tranqüila, com a liderança absoluta. Destaque para o piloto de São Bento do Sul, Éder de Lima, que conseguiu o seu melhor resultado da temporada. O também catarinense Maylon Dal Lago largou em terceiro e assim estava se mantendo até uma escapa da pista após um salto. Depois mais uma escorregada, finalizando a bateria na oitava colocação. Heitor Cardoso ficou na 11a colocação.

 O campeão Kaio Miranda e o vice Eduardo Rudnick, da 65cc, protagonizaram os melhores momentos da bateria disputando a primeira colocação. Kaio largou na frente, seguido do catarinense Hallex Dalfovo. Mas Eduardo, o mais rápido na pista, logo conseguiu as ultrapassagens e assumiu a dianteira. Entretanto ele não aliviou a mão e pagou o preço. Numa queda Eduardo devolveu a liderança para Kaio que não desperdiçou a oportunidade de fechar a temporada com mais uma vitória. Dalfovo guiou sem ser pressionado pelos demais e fechou a bateria em terceiro mesmo.

Pela 50cc o chapecoense Leonardo Neto venceu mais uma vez de ponta a ponta. No início ele ainda foi seguido pelo seu principal concorrente Djalma Brito, mas com a pista começando a ficar escorregadia Leonardo conseguiu manter o ritmo e abriu. O também catarinense Henrique Schmidt, piloto da casa, largou em terceiro e manteve a posição até a terceira volta, quando caiu na sessão de costelas. Henrique terminou em nono.

A 10ª etapa do Arena Cross contou com o apoio da Federação Catarinense de Motociclismo, Help, Geração Motos, Amaury Moto Center, Prefeitura de São José e Fundação Municipal de Esportes.

Resultados da 10ª etapa, S. José/SC

MX1
1º - Jean Carlo Ramos – 40 pontos
2º - Christopher Castro – 29 pontos
3º - Leandro Silva – 23 pontos
4º - Rodrigo Selhorst – 22 pontos
5º - Roosevelt Assunção – 21 pontos

MX2
1º - Wellington Garcia – 37 pontos
2º - Marcello Lima – 33 pontos
3º - Anderson Cidade – 22 pontos
4º - Swian Zanoni – 21 pontos
5º - Thales Villardi – 20 pontos

85cc
1º – Hector Assunção - 20 pontos
2º - Eder de Lima - 16 pontos
3º - Rodrigo de Andrade - 13 pontos
4º - Anderson Amaral - 11 pontos
5º - Raul Faustino - 9 pontos

65cc
1º – Kaio Miranda - 20 pontos
2º - Eduardo Rudnick - 16 pontos
3º - Hallex Dalfovo - 13 pontos
4º - João Pedro Ribeiro - 11 pontos
5º - Manuel Oliveira Kuhn - 9 pontos

55cc
1º – Leonardo Neto - 20 pontos
2º - Djalma Brito - 16 pontos
3º - Iuri Nitole - 13 pontos
4º - Otávio Souza Leite - 11 pontos
5º - Danilo Luiz Almeida - 9 pontos

 

Classificação final do Arena Cross 2007

MX1
1º – Leandro Silva – 279 pontos
2º - Cristopher Castro – 265 pontos
3º - Jean Carlo Ramos – 255 pontos
4º - Roosevelt Assunção – 251 pontos
5º - Rodrigo Selhorst – 135 pontos

MX2
1º – Wellington Garcia – 330 pontos
2º - Swian Zanoni – 292 pontos
3º - Thales Vilardi – 223 pontos
4º - Gustavo Amaral – 166 pontos
5º - Marcello Ferreira Lima – 165 pontos

85cc
1º – Hector Assunção – 179 pontos
2º - Rodrigo Santos Lama – 126 pontos
3º - Gustavo Takahashi – 114 pontos
4º - Eder de Lima – 66 pontos
5º - Raul Faustino – 55 pontos

 65cc
1º – Kaio Miranda – 173 pontos
2º - Eduardo Rudnick – 146 pontos
3º - Manuel Oliveira Kuhn – 86 pontos
4º - Ricardo Jurça – 77 pontos
5º - Endrews Armstrong – 60 pontos

50cc
1º – Leonardo Neto – 160 pontos
2º - Djalma Brito – 124 pontos
3º - Danilo Luiz Almeida – 100 pontos
4º - Kioman Navarro – 80 pontos
5º - Iuri Nitoli – 68 pontos


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.