Federação Catarinense de Motociclismo

Emoção e expectativa marcaram a noite
que premiou os melhores de 2007
Texto e fotos: Gerson Coas

Os campeões do motociclismo catarinense na noite de gala

Amigos e familiares ficaram bem acomodados no Centro Multiuso de São José

A FCM homenageou os seus patrocinadores e colaboradores

Osni Massaneiro entregou a homenagem especial a Ike Klaumann

O sorteio seguiu as mesmas regras do ano anterior

Os garotos vibraram com a mini-moto, o prêmio surpresa da festa

Os cinco finalistas: Rafael, Anderson, Ike, Eduardo e Thell

Os sortudos saíram da festa montados em suas novas motos

Florianópolis - Os pilotos catarinenses que se destacaram na temporada 2007 foram homenageados na noite desta quinta-feira, 31, em São José, na Grande Florianópolis. A Federação Catarinense de Motociclismo – FCM premiou os três primeiros colocados de cada categoria dos seis campeonatos estaduais, mais o Circuito Verão de Supercross. Também foram homenageados os catarinenses que se destacaram nos campeonatos nacionais como os pilotos do enduro Jackson Feubak, Andrey Silveira, Fernando Valandro, Humberto Cadori Filho e Sérgio Henrique Klaumann – também melhor catarinense no Six Days, no Chile – e do cross como Milton Chumbinho Becker, João Marronzinho, Cristopher Castro, Leonardo Neto e Maurício Treichel.

Entretanto, o mau tempo que imperou no litoral do Estado nesta quinta-feira, colocando diversos municípios em situação de emergência, só piorou a situação das rodovias, sobretudo no decorrer da noite.  E por isso nem todos os homenageados compareceram. O trânsito complicou tanto para quem vinha do Norte, como Becker, de Joinville, e os diretores das empresas patrocinadoras Riffel e H-Parts que vinham de Blumenau e Rio do Sul, assim como o pessoal da região Sul do Estado, como Marronzinho e os pilotos campeões das cinco categorias do Catarinense de Regularidade.

Mais uma dose de adrenalina

E a exemplo de 2006, duas motos foram sorteadas entre os pilotos campeões da temporada. A novidade é que dessa vez os garotos das classes 55cc, 65cc e 85cc do velocross, motocross e supercross também passaram por momentos de muita adrenalina e ansiedade por conta do sorteio de uma mini-moto 50cc.

Os campeões Leonardo Neto (SX 55cc) e Marquinhos Holtmann (MX e SX 85cc) ficaram para a disputa final. Mas na pedra decisiva a sorte estava ao lado de Holtmann, paranaense que adotou Santa Catarina para competir desde o início da sua carreira na classe 55cc. “Estamos muito felizes por isso. Somos catarinenses de coração e vamos continuar correndo aqui. Em 2008 conseguimos também uma vaga no Arena Cross Nacional, mas vamos representar Santa Catarina”, relatou o pai e incentivador Marcos Holtmann.

Na disputa entre as duas motos dos adultos, os cinco finalistas subiram para o mata-mata: Ike Klaumann (FIM), Rafael Gaertner (FIM), Anderson Cidade (MX), Eduardo Correa Branco (VX) e o também paranaense Thell Adur (SX). Como a regra era que as pedras que ficassem seriam as dos ganhadores, o melhor nesse momento era não ouvir o chamado do nome. Mas pela ordem foram caindo as de Ike, Anderson e Rafael. Com os dois sortudos da noite definidos, a pedra seguinte definiu quem ficaria com qual das motos: Thell saiu de Honda POP e Eduardo de Suzuki Yes 125cc.

Avaliação e as novidades da temporada

Para o presidente da FCM, Onilio Cidade Filho, a premiação foi mais uma vez marcante. “Acredito que a Federação cumpriu com o objetivo junto aos seus pilotos, patrocinadores e apoiadores. E não tenho dúvida que os momentos finais dessa cerimônia foram emocionantes. Lamentável, porém, foi essa situação que impossibilitou a presença de todos”, disse Cidade que também acenou sobre uma possível mudança no sorteio para a temporada 2008, com a inclusão dos vice-campeões e dos terceiros colocados.

Quanto aos campeonatos estaduais, todos estão mantidos nos moldes da temporada 2007. Também foram renovados os contratos de patrocínio junto à FCM, além de que outras parcerias estão em negociação, possibilitando dar continuidade ao trabalho de aprimoramento de cada modalidade. 

Quanto aos campeonatos nacionais, a CBM já confirmou uma etapa do Brasileiro de Motocross para Santa Catarina. Para as outras modalidades ainda não há nada definido. “Em conversa com o presidente Alexandre Caravana, eles nos ofereceu uma das etapas do novo campeonato de motovelocidade na terra e uma etapa do cross country. Vamos aguardar a divulgação dos respectivos regulamentos para avaliar a possibilidade de realização”, finalizou Cidade. 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.