Federação Catarinense de Motociclismo


Tudo pronto em São José para terceira
etapa do Brasileiro de Supercross

Fotos: Idário Araújo - In Track Assessoria e Carlos Coas
 

Veja a galeria de fotos da arena para o Brasileiro de Supercross em São José.

São José - Uma prova melhor que as duas anteriores é o que se espera para a terceira etapa da Copa Pelé Pró – Brasileiro de Supercross 2002, marcada para o próximo domingo (15), em São José. "Tudo indica que repetiremos aqui em Santa Catarina o sucesso das duas provas feitas em Botucatu/SP e Piracicaba/SP, que abriram a temporada. A receptividade do público e dos pilotos está até acima do que esperávamos, e nesse lugar privilegiado onde foi montada a pista, não há porque não ser uma corrida ainda melhor", disse Edinho Nascimento que está à frente da competição.


Milton Becker, categoria 250cc

Além disso, há boas possibilidades de vitória de pilotos catarinenses nas três categorias. Milton "Chumbinho" Becker, vem de uma campanha em ascensão na categoria 250cc. Na primeira etapa, realizada em Botucatu/SP, o piloto que ainda se recuperava de uma lesão no braço, terminou na sexta colocação.

Já na segunda etapa, disputada em Piracicaba/SP, o piloto conseguiu uma excelente apresentação. "Fui bem na segunda etapa. Consegui largar na primeira colocação e administrar boa parte da competição; nos momentos finais sofri um acidente e acabei terminando na quarta colocação" explicou o piloto. Ainda na 250cc, Luiz Henrique Zimermann (Horus/Baher/Metzeler/Splash), Marlon Olsen (Tork/Yamaha/PMX) e Marcos Campos Cordeiro (Asw/Castrol/Yamaha/Pirelli/Circuit) também já pontuaram e tem boas chances de alcançar o pódio.


Elton Becker, categoria 125cc

Jhonatan Batista, categoria 125cc

Pablo Ristow, categoria 125cc

Leandro Smakovicz, categoria 125cc

Cristopher "Pipo" Castro, categoria 80cc

Na 125cc as chances de vitória aumentam ainda mais. Elton Becker (Cia Fox/Hparts/Riffel) e Jhonatan Batista (Floripa Motors Kawasaki/Squilo/JP Racing), já venceram em baterias classificatórias, enquanto João Marronzinho Jr. (Yamaha/Virilon/Tork/PMX/Ama/ Bell/KR) chegou em segundo na etapa de abertura. "Foram horas de treinamentos e acertos na motocicleta para conseguir aquele resultado." afirmou Becker. Para Jhonatan é tudo uma questão de tempo para chegar a levantar o troféu de primeiro colocado. "Estou conseguindo boas colocações nas classificatórias, tenho conseguido andar no mesmo ritmo dos ponteiros, estou treinando muito e desenvolvendo o preparo físico, mas resultado mesmo que é bom não está vindo. Na abertura caí e entortei o disco de freio dianteiro e quebrei a embreagem, e mesmo assim, terminei em oitavo. Na segunda, estava indo tudo tão bem mas novamente tive problemas mecânicos. Talvez seja um pouco de falta de sorte. Mas o que me tranqüiliza é que conversei com diversos pilotos e eles me falaram que essa tal fase existe mesmo e pode e deve ser superada", desabafou Jhonatan.

Pablo Ristow (Riffel/Akros Fortilit Soluções Amanco/Voss), Leandro Smakovicz (Krill/Jobrasil/Nene Motos), Richard Beróis (Gastrol/Luper/Riffel) também já marcaram seus pontos e pretendem melhorar seus resultados correndo com o apoio da torcida catarinense.

Na 80cc Cristopher "Pipo" Castro que estará correndo em casa, é o vice-líder da classificação após ter ficado na segunda colocação nas duas provas. Além dele, Pedro Henrique Espíndola (PM Braço do Norte/Coperzen/ATR Transportes) e César Popinhak (Racetech/Cuca Racing) são pilotos que também poderão estar no pódio da prova em São José.

Pista irá privilegiar saltos e velocidade

A pista montada ao lado do Shopping Itaguaçu, em São José, será mais veloz, mais extensa, com saltos mais longos e de maior altura em comparação aos utilizados nas duas primeiras etapas afirmou o presidente da Federação Catarinense de Motociclismo, Onílio Cidade Filho, que também está engajado na organização do evento. "A pista já está pronta, restando apenas o acabamento e montagem final da estrutura", disse ele. Por conta do tempo instável, todos os saltos e obstáculos da pista estão sendo recobertos com lona. Em caso de chuva antes da prova do domingo, a pista não será prejudicada, não atrapalhando a pilotagem.

Dentre os pilotos catarinenses que visitaram a pista em São José, Jhonatan Batista e Cristopher Castro (Honda/Gastrol/Pirelli/Ama), no "olhar" o traçado, disseram que ela parece bem mais veloz. "Acredito que para o público vai ser 100% de show. Existem curvas de alta velocidade, dois saltos triplos com mais de 25 metros de extensão, e opções diferenciadas no traçado que favorecem as ultrapassagens, enfim vai ser melhor para todos os pilotos e para o público que ver boas disputas", falou Jhonatan que em Piracicaba venceu a sua bateria classificatória, mas teve a corrente quebrada da sua motos há duas voltas da bandeirada na final, quando ocupava o terceiro lugar, atrás de Elton que brigava pela ponta com o Kristofer Florenzano (Yamaha/Cacau/Scott/Pirelli/Bieffe), líder do certame da 125cc.


Pedro Henrique Espíndola, categoria 80cc

Cristopher, melhor classificado dentre os pilotos catarinenses, também gostou do que viu. "Para ter certeza é só andando mesmo, mas aparentemente ficará melhor que as anteriores, pois o traçado é mais amplo, com maior distância para embalar e emendar os saltos, principalmente para os motos de 80cc, que tem menos força e têm desvantagem sobretudo nas saídas de curva de baixa velocidade", disse Cristopher.

Para Edinho, dar condições aos pilotos é primordial para que eles possam fazer uma boa competição. "Em me vejo nesse esporte como piloto. E por isso, observo e presto atenção em muitos detalhes. Oferecer as melhores pistas que ao mesmo tempo sejam seguras e desafiem a técnica e perícia dos pilotos é uma das nossas preocupações", falou Edinho.

Em São José os pilotos terão o primeiro contato com a pista no domingo às 8:00 horas da manhã, com a abertura dos treinos livres. As baterias classificatórias iniciam às 11:00 horas. As finais das três categorias estão marcadas para as 14:00 horas.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.