Federação Catarinense de Motociclismo


No cardápio, a especialidade da casa:
supercross com boi ralado

Foto: Gerson Coas/FCM
 

Galeria completa da 6ª etapa do Catarinense de Supercross.


João Marronzinho, cat. Força Livre

Luiz Henrique Zimmermann, cat. Força Livre

Há cinco anos consecutivos o supercross é o prato principal das tardes de sábado e domingo na Festa do Boi Ralado, do município de Itaiópolis, no norte do Estado. No último final de semana, dias 19 e 20, não foi diferente. Embora dessa vez a prova tenha sido a penúltima da temporada, ao contrário das edições anteriores quando lá eram feitas as finais, dois dos quatro títulos em disputa foram decididos.

Na Força Livre o piloto da equipe Yamaha/Tork/Virilon/Ama/PMX, João Marronzinho Jr., de Laguna, conquistou por antecipação o direito de usar o número um em 2003 ao ficar com a segunda colocação geral nesta que foi a sexta etapa da competição. Com o terceiro e segundo lugares nas baterias, o blumenauense Luiz Henrique Zimermann conseguiu a sua primeira vitória no geral dessa categoria, um resultado que sem dúvida alguma foi a merecida recompensa pela dedicação ao esporte

Na 80cc Cristopher Castro também confirmou o título ao vencer a bateria onde travou um duelo com o paranaense Leandro Silva. Nas 20 voltas que eles completaram, a liderança mudou de mãos pelo menos 10 vezes.


Elton Becker, cat. Força Livre

Pablo Ristow, cat. Força Livre

Leandro Smakovicz, cat. Força Livre

Jhonatan Batista, cat. Força Livre

Quem disse que o supercross está em baixa?

O número de inscritos, é verdade, não superou ao do ano passado nessa mesma cidade. Mas 41 inscritos em quatro categorias na reta final de um campeonato mostra que o supercross em Santa Catarina ainda tem seus fãs. E numa pista com dimensões de extensão e largura condizentes, e com a maioria dos saltos sendo "zerados" com segurança pelos competidores, o barulhento e animado público de Itaiópolis pode presenciar boas disputas. Contudo, uma em especial, foi até quente demais...

Na primeira bateria da Força Livre, Elton Becker que precisava vencer a etapa para se manter na disputa pelo título, começou bem. Ele largou na frente e disparou. João Marronzinho não fez boa largada, mas foi recuperando posições, e pilotando num ritmo muito mais forte que os demais, foi se aproximando do líder. Ao iniciar a última volta Marronzinho botou de lado e assumiu a primeira colocação numa manobra totalmente normal. Mas na tentativa de dar o troco logo na curva seguinte Becker acabou se chocando com Marrom que foi parar fora da pista. Becker seguiu em frente e obteve a vitória, enquanto o representante de Laguna ficou com a sexta posição mesmo sem completar a prova. Em segundo cruzou Pablo Ristow, seguido de Zimermann, Jhonatan Batista e Leandro Smakovicz na quinta colocação.

Como os dois haviam recebido na semana anterior a sentença sobre o processo disciplinar que tratava das condutas antidesportivas – leia-se esbarrões e toques entre eles na pista, dentre outros fatos ocorridos durante a quinta etapa do Catarinense de Motocross feita em Canelinha, no mês de agosto – e na qual ambos foram punidos com suspensões em provas daquela modalidade, os comissários da FCM estavam atentos para qualquer movimentação suspeita desses pilotos.

Com o ocorrido na bateria inicial, o presidente da entidade Onílio Cidade Filho e o diretor de prova Vitor Smakovicz chamaram Becker e Marronzinho para uma rápida conversa antes da largada final, orientando-os que qualquer novo toque seria passível de punição.

Mas não deu outra. Becker largou na frente novamente, seguido de Ristow, Marronzinho, Jhonatan, Luiz Zimermann e mais outros 10 competidores que tinham nessa bateria a possibilidade de melhorarem suas colocações no resultado final da etapa.


Largada categoria 80cc

Leandro Silva #4 e Cristopher Castro #5, cat. 80cc

Kurt Airton Rocha # 7 e Jean Carlo Ramos #10, cat. 80cc

Logo na segunda volta Marronzinho buscou a ultrapassagem, mas Becker acabou batendo outra vez na moto do concorrente. Embora nessa ele mesmo tenha levado a pior ao cair e perder várias posições, Becker recebeu a bandeira preta da desclassificação. "Eu estava defendendo a posição e por isso fechei a curva pela parte interna. Na frenagem a minha moto escorregou um pouco mais do que devia e por azar acertei a roda traseira da moto do Marron que havia buscado a parede e já retornava", relatou Becker que inicialmente ficou contrariado, mas refletiu e acatou a punição.

Ristow acelerou muito mais nessa bateria, mas com o pneu traseiro furado na casa dos 10 minutos viu suas chances de vitória desaparecerem ao ser superado por Zimermann que ainda tentou diminuir a diferença para o ponteiro Marronzinho. Com o cronômetro marcando os 15 minutos, a bandeirada de primeiro lugar foi mesmo para a moto 23 de Marron, seguido de Zimermann que ficou com a vitória no geral com a soma dos resultados, de Ristow e de Jhonatan Batista.

Hora da renovação

Na categoria Júnior o paranaense Leandro Silva obteve a vitória liderando a prova de ponta a ponta. Contudo, o que chamou a atenção nessa categoria foi a recuperação feita por Pablo Reinert, que culminou num pega entre ele e o estreante Felipe Mallon. Aliás, Felipe que iniciou há cerca de quatro anos nas provas de motovelocidade, e aos poucos passou a competir no motocross, fez nessa a sua primeira prova do Estadual de Supercross, o que lhe rendeu um batismo com direito a cabelo cortado no melhor estilo "calouro" de vestibular, juntamente com Raphael Pruner.


Cristopher Castro, cat. 80cc

Na pista a decisão entre Reinert e Mallon aconteceu somente na volta final, prevalecendo a maior experiência de Reinert que agora assumiu o terceiro posto na classificação geral, atrás de Emerson de Souza, quarto colocado na etapa, e de Ari Duarte que correu com todo o cuidado, pensando no título. Mesmo com a sexta colocação em Itaiópolis, Ari possui 113 pontos e 15 de vantagem em relação a Emerson e 23 pontos sobre Reinert. Mas como no supercross tudo pode acontecer, façam suas apostas...

A 80cc começou bem agitada. Cristopher largou na frente com ligeira vantagem sobre Leandro. Mas não havia sido completada a segunda volta quando o paranaense tentou superar o líder do catarinense. E num vacilo de deixar a linha interna da curva livre, lá se foi a posição de Cristopher. Mas para vencer, além de ser rápido o piloto não pode errar. E esse foi o problema de Leandro. Um escorregada, uma perda de tração e lá estava Cristopher assumindo a ponta novamente. Os dois se revezaram pelo menos 10 vezes durante os 15 minutos da bateria. Na quadriculada, vantagem da regularidade de Cristopher "Pipo" Castro que assim manteve o índice de 100% de aproveitamento com 150 pontos na classificação geral.


Largada categoria Júnior

Pablo Reinert #22 e Felipe Mallon #714, cat. Júnior

Além dessa batalha pela primeira colocação, outra boa disputa ocorreu pelo terceiro lugar entre os paranaenses Jean Carlo Ramos e Kurt Airton Rocha que conseguiu a ultrapassagem somente no final da prova. Pela sua altura, Kurt era superior na sessão de costelas, minando a resistência de "Jeanzinho". César Popinhak, quinto colocado na prova, também acelerou forte, sobretudo nas voltas finais quando a diferença entre ele e a dupla Jean e Kurt começou a diminuir.

Na 60cc, Anderson Cidade mesmo com seis pontos na perna não deu chances para os adversários e repetiu o resultado de 2001, vencendo a prova com boa vantagem sobre Gabriel Gentil e Luiz Henrique Marian que chegou em terceiro. Contudo na corrida pelo título da categoria, Gabriel leva vantagem com 110 pontos, contra 88 de Marian e 75 de Cidade. Resta agora esperar a final em Itapema. Até lá.

Resultado completo da 6ª Etapa do Catarinense de Supercross.

 


Anderson Cidade, cat. 60cc

João Marronzinho comenta
a conquista do título no
Catarinense de Supercross 2002.

Luiz Henrique Zimmermann:
fala da sua primeira vitória no
Catarinense de Supercross.
Apoio:

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.