Federação Catarinense de Motociclismo

Disputas acirradas devem marcar a penúltima
etapa do Riffel MX em Capinzal
Texto: Reportagem FCM - Fotos: Gerson Coas / Reportagem FCM

O público de Capinzal verá grandes disputas neste final de semana

 

A tradicional etapa de Capinzal que acontece neste final de semana, 17 e 18, como uma das atrações da Expovale, promete ser uma das mais emocionantes da temporada 2009 do Riffel Motocross – Campeonato Catarinense. Tudo porque em cinco das nove categorias válidas pelo estadual, apenas três pode-se dizer que já conhecem seus campeões. Nas outras seis, as disputas pelo título estão equilibradas e uma pequena diferença de pontos separam os primeiros colocados na briga pelo campeonato.

A MX1, principal categoria, vem sendo disputada ponto a ponto pelo catarinense Gabriel Gentil e pelo paulista Marcello “Ratinho” Lima. Ratinho liderou a classificação até a quarta etapa, mas sofreu uma lesão e não participou da quinta etapa em Chapecó, vencida por seu irmão, Dudu Lima. Gabriel chegou na segunda posição e assumiu a liderança da competição. Na sexta etapa, disputada em Araranguá, Ratinho foi disposto a reassumir a liderança e venceu a prova, mas Gabriel novamente foi o segundo colocado e com esse resultado se manteve na ponta, com apenas cinco pontos de vantagem para o paulista. Agora, Capinzal será o palco da disputa entre os dois competidores que vão dispostos a vencer e se aproximar do título da temporada 2009.


Gabriel Gentil lidera a MX1

 


Marcello "Ratinho" Lima é o vice-líder da MX1

 

 A terceira posição da categoria também está sendo muito disputada. Luiz Henrique Zimmermann, atual dono da posição está sendo acompanhado de perto por Leandro Smakovicz, que tem nove pontos a menos e está na quarta colocação.


Luiz Henrique Zimmermann disputa a terceira posição da MX1

 

Na MX2, a situação do líder Gabriel Gentil é um pouco mais tranqüila porque soma 22 pontos de vantagem para o segundo colocado, Leandro Smakovicz. A disputa na MX2 está forte mesmo pelo terceiro lugar. Apenas sete pontos separam Dudu Lima de Tiago Hort, na disputa pela posição.


Leandro Smakovicz é o vice-líder da MX2

 


Dudu Lima é o terceiro colocado na MX2

 

 Elton Becker pode colocar a outra mão na taça de campeão durante a sétima etapa em Capinzal. O experiente piloto lidera a categoria MX3 com 142 pontos, 33 a mais que o segundo colocado, Erivelto Nicoladelli, que já não tem mais chances de alcançar Elton na classificação.


Elton Becker é praticamente o campeão da MX3

 


Erivelto Nicoladelli é o vice-líder da MX3

 

 A disputa pela categoria Intermediária é a mais apertada desta temporada. Victor Feltz lidera o campeonato com apenas dois pontos de vantagem para o vice-líder Maicon Kraemer. Victor assumiu a liderança ao vencer a disputa em Araranguá e deixou a briga pelo título mais embolada. Maicon que não teve sorte durante a sexta etapa, por conta de alguns problemas na largada que prejudicaram seu desempenho em Araranguá, terminou com a sétima posição, e mesmo assim não deixou que Victor abrisse muita vantagem na liderança. Mas a disputa da classe não está apenas entre Victor e Maicon Kraemer. O terceiro colocado, Maicon Frena, também está coladinho nos líderes com seis pontos a menos que Kraemer e oito a menos que Victor.


Victor Feltz assumiu a liderança da Intermediária...

 


...mas Maicon Kraemer é o vice-líder com apenas dois pontos a menos

 

 Ramon França é outro que já está quase com o título em mãos. O piloto da classe Nacional venceu a sua quarta prova na temporada em Araranguá e agora soma 32 pontos de vantagem para o segundo colocado, Fábio Lana, que já não tem mais chances de alcança-lo na liderança.


Ramon França lidera a Nacional

 

 Já na Nacional 230cc a disputa está um pouco mais equilibrada. Osmar Mosimann Neto tem 11 pontos de vantagem para o segundo colocado, Carlos Machado.

Na 85cc, o líder Tauan Brenner não está tendo uma vida fácil. O vice-líder da categoria, Hallex Dalfovo venceu a última etapa e diminuiu para 10 pontos a vantagem de Tauan na liderança da categoria.


Tauan Brenner lidera a 85cc

 

Com 150 pontos conquistados, Rodrigo Riffel já é o campeão da classe 65cc. O piloto de Gaspar e atual campeão Brasileiro da categoria venceu as seis etapas já disputadas no estadual e garantiu o seu segundo título na temporada. A disputa na categoria está pelo vice-campeonato entre os pilotos Kaue Vieira e Luciano Oriano Júnior que tem apenas oito pontos de diferença. Leonardo de Souza também está na briga, porque está com 10 pontos a menos que Kaue e apenas dois atrás de Luciano. 


Rodrigo Riffel é o campeão da temporada 2009 na classe 65cc

 

Pela 50cc, Wagner Oliveira ainda tem chances de se aproximar e tentar tirar o título de Pietro Pimentel, líder da categoria. Pietro venceu cinco das seis etapas disputadas e soma 147 pontos. Wagner soma 133, 14 pontos a menos que Pietro.


Wagner Oliveira (#34) e Pietro Pimentel (#5) são os líderes da 50cc

 

 Inscrições

As inscrições para a etapa de Capinzal podem ser feitas antecipadamente e com desconto por meio do site da FCM até às 18 horas desta sexta-feira, 16. No sábado, as inscrições serão feitas na Secretaria de Prova, sem desconto. No domingo não haverá inscrições, apenas a confirmação das feitas via internet.

Clique no link e faça a sua inscrição: http://www.fcm.org.br/ficha-inscricao-mx.php


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.