Federação Catarinense de Motociclismo

Catarinense Pipo Castro fala de sua expectativa
para o Motocross das Nações
Texto: Bárbara Sales - Reportagem FCM - Fotos: arquivo FCM - Gerson Coas

O catarinense de São José, Cristopher “Pipo” Castro, embarca no próximo dia 19 de setembro rumo a Lakewood - Colorado, Estados Unidos, onde será disputada a 64ª edição do Motocross das Nações, nos dias 25 e 26 de setembro.

Aos 23 anos, o vice-campeão brasileiro das categorias MX1 e MX2 em 2009, e atual vice-líder da MX1 no Campeonato Brasileiro, representará junto com o mineiro Antônio Jorge Balbi Júnior e os paulistas Marcello “Ratinho” Lima e Thales Vilardi as cores do Brasil nesta edição do Motocross das Nações, competição considerada a Copa do Mundo do motocross.

Em entrevista rápida por telefone à reportagem da Federação Catarinense de Motociclismo, Pipo fala de sua preparação e expectativa para a estreia na competição. Confira:

Reportagem FCM - Faltando agora pouco mais de duas semanas para a prova, como está a sua expectativa para a estreia no Motocross das Nações?

Pipo – A expectativa é de muita ansiedade para chegar logo o dia da viagem, poder conhecer a pista e disputar para valer. Já estou treinando com a moto que vou usar no Nações, que é uma Kawasaki 250cc, moto diferente da que tenho usado nos campeonatos aqui do Brasil.  Estou bem ansioso, mas os treinos têm me ajudado a acostumar com a moto, o que já é um ponto positivo, porque não vou chegar lá e pegar de surpresa o equipamento.

Reportagem FCM – Você já está treinando com a moto que será usada no Nações. Como está a sua preparação? Está focando em algum treinamento diferente?

Pipo – Estou investindo muito na preparação física, porque tem o detalhe da altitude, então estou visando mais a parte cardiorrespiratória, que é o que vai exigir muito de nós lá.

Reportagem FCM – Você optou por representar o Brasil na classe MX2 e uma semana depois da convocação foi o melhor brasileiro da categoria no mundial. Esse resultado comprova que você fez a escolha certa?

Pipo – De certa maneira provou sim. Até pelas condições que enfrentei para andar no mundial. Peguei a moto apenas na sexta-feira, nem tive tempo de treinar, mas consegui um ritmo bom. Fiquei surpreso com o meu tempo, que foi o mesmo tempo do Swian Zanoni, que hoje é um dos pilotos mais rápidos do Brasil nesta categoria. Fiquei muito feliz em mostrar velocidade.

Reportagem FCM – Para você, quais as principais dificuldades que a seleção brasileira enfrentará no Nações?

Pipo – A altitude é uma das dificuldades, mas todas as equipes sentirão, não apenas nós. O nível da competição é bem alto, acho que a principal dificuldade será a adaptação a pista. Aqui no Brasil estamos acostumados com pistas mais fáceis, sem o mesmo tratamento do terreno. Lá as pistas formam muita canaleta, buracos... acho que essa será a maior dificuldade.

Reportagem FCM – Para você, chegar até o Nações pode ser considerado o topo da carreira de um piloto?

Pipo – Sim. Todo piloto almeja isso. É como no futebol, todo jogador sonha e trabalha para integrar a seleção brasileira em uma Copa do Mundo. Para mim, é o mesmo sentimento, porque também estarei representando o meu País.

Reportagem FCM – Como piloto, o que você acha que falta para o motocross ser mais reconhecido no Brasil?

Pipo - Mídia. O retorno de mídia é que dá visibilidade ao esporte. Falta a vontade de dar ao motocross um espaço na TV, essa TV que eu digo é a TV aberta, porque nos canais fechados o esporte tem uma visibilidade maior. O problema é que não é toda a população que tem acesso a esses canais, trazer o motocross para todo o público beneficiaria todo o meio. É uma sequencia, mais divulgação, mais reconhecimento e em consequência mais patrocinadores.

Reportagem FCM – Como você vê a receptividade e o apoio da torcida com a seleção brasileira?

Pipo – Tenho visto que o pessoal tem comentado bastante, tem deixado muitas mensagens de apoio pelo site oficial da equipe ( www.mxdasnacoes.com.br ) e isso é muito legal, é uma motivação a mais poder contar com a torcida de todos.

Reportagem FCM – Para finalizar, deixe uma mensagem para a torcida brasileira.

Pipo – Gostaria de pedir a torcida de todos. É muito importante ter todo mundo junto, torcendo e apoiando a equipe. Tenho certeza que toda a equipe fará o melhor para representar muito bem todos os brasileiros, e, quem sabe, trazer um resultado inédito para o Brasil.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.