Federação Catarinense de Motociclismo

Seleção brasileira de motocross faz seu
primeiro treino nos Estados Unidos
Texto: Elton Souza/Imprensa MXoN - Fotos: César Araújo/Edu Appel Gerenciamento

 

A seleção brasileira fez seu primeiro treino em solo norte-americano nesta terça-feira, 21 de setembro. Sob a orientação do ex-piloto francês David Vuillemin, o time verde-amarelo iniciou sua preparação para o 64º Motocross das Nações, que será realizado no fim de semana, 25 e 26, em Lakewood.

Os trabalhos começaram cedo, e Vuillemin aproveitou para passar aos pilotos orientações de como ajustar as motocicletas para andarem na altitude. Os treinos foram realizados na pista de Valley Dirt Riders of Berthoud, que fica cerca de 60km de Lakewood. 

Antônio Jorge Balbi Júnior, Cristopher “Pipo” Castro e Thales Vilardi foram os primeiros a entrarem na pista. Eles aproveitaram para sentir o desempenho da moto e para ajustar detalhes na altura de guidão, na posição dos manetes de freio e embreagem, além de mexerem nos cursos das suspensões.

 

Vuillemin comandou os trabalhos registrando as tomadas de tempo e sugerindo traçados diferentes para que os pilotos buscassem seus melhores desempenhos. Balbi Júnior reconhece que a troca de experiência ajudou bastante a equipe. “Foi um dia muito proveitoso. Em apenas uma dica que ele me deu, foi o suficiente para baixar meu tempo em um segundo”, diz.

Já o catarinense Pipo Castro se surpreendeu com a reação da moto na altitude de aproximadamente 1.900 metros. “No começo estranhei o desempenho da 250cc. É como se o motor não tivesse força”, compara Pipo.

 

Thales Vilardi, que se recupera de uma lesão no ombro direito ocasionado por uma queda no fim de semana, também andou e gostou de seu resultado pilotando uma 450cc. “Meu ombro doeu um pouco, porque a lesão é recente, mas foi melhor do que eu esperava. Consegui me soltar no fim dos treinos e acredito que o trabalho rendeu”, comenta.

Marcello “Ratinho” Lima, que se integrou ao grupo nos Estados Unidos na tarde desta terça-feira, não perdeu tempo e também foi para a pista. Ratinho testou a moto 450cc, mas o cansaço da viagem o fez dar poucas voltas. “Ainda sinto a dor no ombro, por isso quero descansar para fazer um bom treino na quarta-feira”, aponta.

Ratinho se recupera de uma lesão no ombro direito ocasionada pela queda na etapa do Brasileiro de Motocross realizada em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, no domingo, 19 de setembro.

 

Nesta quarta-feira, 22, a seleção brasileira volta aos treinos sob a supervisão de David Vuillemin. O trabalho servirá para a comissão técnica avaliar as condições físicas de Ratinho Lima e Thales Vilardi e decidir quais serão os três pilotos que representarão o Brasil no Motocross das Nações 2010.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.