Federação Catarinense de Motociclismo

Semana de muito trabalho para a final do Brasileiro
Cross Country, o Rally das Serras
Texto: MBraga Comunicação - Fotos: www.rallydasserras.com.br

Enquanto a maioria dos brasileiros se prepara para mais um feriado prolongado, os organizadores do II Rally das Serras aceleram os preparativos para a disputa, marcada para o período de 12 a 15 de novembro, em São Joaquim, Santa Catarina. O final de semana será de muito trabalho, com foco nos testes de rádio e conferência de planilha. Tudo para que a competição, válida pelo Brasileiro Cross Country em todas as categorias (carros, motos, caminhões e quadriciclos), seja, mais uma vez, um sucesso. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo site da www.webventure.com.br.

“Estamos na fase final de preparação e a ideia é conferir cada detalhe da planilha antes da disputa. Além disso, vamos testar os rádios e seus alcances, para que tenhamos um posto de rádio a cada dez quilômetros. Com isso, teremos o controle total do evento, garantindo uma boa prova e também muita segurança para os participantes”, explica Dyonísio Malheiro, diretor-geral do II Rally das Serras.

Por falar em segurança, Dyonísio destaca que o desenho da prova já favorece, pois estará a cerca de 30 quilômetros do asfalto. Isso possibilitará, caso seja necessário, o pronto atendimento aos pilotos e navegadores em qualquer situação. Além disso, todos utilizarão o sistema de localização Spot, o mesmo usado no Dakar e no Rally dos Sertões, que poderão ser acionados em qualquer momento.

Ainda no tema segurança, a organização contará com 150 pessoas em seu staff, distribuídas pelas mais diversas funções, e a prova terá à disposição um grande esquema de ambulâncias em todas as cidades que fazem parte do percurso e uma UTI em São Joaquim. “Queremos que os participantes pensem apenas em acelerar e conseguir o melhor resultado”, completou.

 A prova

Nesta edição, o percurso do Rally das Serras passará pela região de Coxilha Rica, que engloba as cidades de São Joaquim, Painel, Lages e Vacaria, com uma diversidade enorme de terrenos e desafios, como acontece no Deserto do Jalapão, no estado de Tocantins.

A disputa terá cerca de 270 quilômetros assim divididos: 50 km de deslocamento até a especial, 188 de trechos cronometrados, e 32 km de radar. Haverá ainda um abastecimento para todos no quilômetro 100 da especial, no vilarejo de Bentinho. A base será montada no Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim, que já se prepara para receber o II Rally das Serras.

Novo formato

A prova terá um novo formato. A sexta-feira, dia 12, será reservada para abertura do parque de apoio e a Festa de Abertura do II Rally das Serras, ambos no Parque Nacional da Maçã. No sábado serão realizadas as vistorias de motos e quadris, além da Largada Promocional de ambas no Centro da cidade. As provas começam no domingo, dia 13, com motos e quadris a partir das 10h, na Coxilha Rica. O dia também será das vistorias de carros e caminhões, briefing para todas as categorias, largada promocional (18h) e prólogo noturno (20h30) para todas as categorias.

Na segunda-feira, dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, será a largada simultânea de todas as categorias às 9h, no Parque Nacional de Maçã. Um pouco mais tarde, às 10h, começam a especiais, sendo que motos e quadris largarão em Lava Tudo, enquanto carros e caminhões sairão de Cochilha Rica. A cerimônia de premiação está prevista para as 13h30, também no Parque Nacional da Maçã. Ao todo, os participantes percorrerão cerca de 280 quilômetros, com 200 deles de especiais.

O Convention & Visitors Bureau apresenta o Rally das Serras/Copa Baja Santa Catarina, com realização da Racing Adventure e São Joaquim Eventos Radicais, organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação Catarinense de Motociclismo, e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação Brasileira de Motociclismo. O patrocínio é do Governo do Estado de Santa Catarina, com apoio das prefeituras de São Joaquim, Lajes, Urupema e Painel.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.