Federação Catarinense de Motociclismo

Catarinense de Velocross terá novidades para
a temporada 2011. Confira o regulamento
Texto: Reportagem FCM - Fotos: arquivo FCM - Gerson Coas

São sete as principais novidades do Campeonato Catarinense de Velocross para esta temporada. As mudanças do regulamento do Catarinense de Velocross 2011 foram amplamente discutidas nas reuniões da Comissão de Velocross, levando em conta as opiniões dos pilotos, chefes de equipes e mecânicos que participam do campeonato. Algumas categorias serão incluídas como a 85cc para motos de 80cc 2T a 150cc 4T, e outras atualizadas como a nacional estreante que passa a ter motos de 230cc 4T e não mais 250cc, com carburador original e também a nacional 250cc, que seguindo as atualizações de mercado passa a ser nacional 300cc 4T.

Outra grande novidade para 2011 que promete acirrar ainda mais as disputas é o ponto extra. Quando houver o sistema oficial de cronometragem da FCM, o piloto com melhor tempo dos treinos cronometrados ganhará um ponto na sua pontuação na prova.

Além do ponto extra, fica instituído no Campeonato Catarinense de Velocross 2011 um descarte com a fórmula N – 1, onde N é o número de provas e 1 o pior resultado do piloto. O critério só poderá ser aplicado em provas que o piloto tenha largado e tenha ao menos uma passagem registrada pela cronometragem. O descarte somente será aplicado nas categorias em que houver sete ou mais etapas ao longo do Campeonato.

A troca de motocicleta na prova passa a seguir o critério da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Seguindo o artigo 8, item 8 do regulamento da FCM, os pilotos podem trocar de motocicleta entre e durante os treinos, porém devem efetuar a troca dentro da zona de espera (parque fechado), de modo que nunca possua duas motocicletas dentro do circuito. É terminantemente proibido efetuar a troca dentro da pista ou do pit-stop. Para a troca de motocicletas entre as provas, a escolha final será feita até 10 minutos antes da largada de cada prova.

A tolerância de motor foi reduzida para 2% para se adequar às demais normas do motociclismo. A especificação para a cor de fundo das categorias VX3 especial e VX3 nacional, foi alterada. Agora, o fundo amarelo não existe mais e o fundo deverá obedecer a cilindrada da moto. A numeração também deverá observar o padrão descrito no regulamento.

Confira o regulamento do Campeonato Catarinense de Velocross 2011.

 

*Atualizada em 19 de janeiro de 2011 às 15h13.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.