Federação Catarinense de Motociclismo

Canelinha pode voltar ao circuito
internacional com o Mundial MX3
Texto: Gerson Coas / FCM - Fotos: arquivo FCM - Gerson Coas

A tradicional pista de Canelinha pode retornar ao circuito internacional...

...com uma etapa do Mundial MX3, ainda em 2011

O presidente da FCM, Kiko Cidade, representou o SC na Assembleia Geral da CBM

Com 24 das 25 federações presentes a Assembléia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Motociclismo - CBM, realizada no final de fevereiro em Caldas Novas/GO, teve o maior quórum dos últimos tempos. Com tal representatividade vários temas relevantes puderam ser discutidos. Dentre eles o calendário nacional que prevê etapas de seis modalidades em solo catarinense, além do Mundial de Motocross MX3; a evolução do processo de importação das motocicletas de competição; e a isenção de filiação para pilotos em provas extras, promocionais, em copas e campeonatos regionais.

Porém a assembléia não foi feita somente de momentos agradáveis. A prestação de contas da temporada 2010 apresentada pelo Conselho Fiscal da CBM foi reprovada. A Federação Catarinense de Motociclismo – FCM, representada pelo seu presidente Onílio Cidade Filho, o Kiko, votou juntamente com outras 14 federações, pela reprovação do balanço anual da CBM.

Assuntos positivos para a temporada

Durante a assembléia ficou decidido que Santa Catarina sediará etapas dos Campeonatos Brasileiros Motocross, Velocross, Regularidade, Enduro FIM, Rally e Cros Contry. Existe também uma grande possibilidade de Canelinha retornar ao cenário internacional com uma etapa do Campeonato Mundial de Motocross MX3.

Outra novidade apresentada durante a Assembléia Geral foi a evolução do processo de importação das motocicletas de competição. O Deputado Federal catarinense Mauro Mariani, que há muito tempo é um dos incentivadores do motociclismo e acompanha a questão, passa agora a ser o relator da matéria. O desfecho, com grande possibilidade de ser positivo os competidores, pode ocorrer ainda em 2011.

Outra questão levantada e que interessa diretamente ao motociclismo catarinense está relacionada à isenção da filiação para pilotos em provas extras, promocionais, ou em copas e campeonatos regionais. De acordo com Kiko Cidade a proposta foi discutida, entrou em votação, mas acabou sendo reprovada. “Entendemos que essas provas promocionais e regionais possuem o caráter de criar e gerar novos pilotos. A proposta não foi aprovada agora, mas tentaremos novamente na próxima assembléia”, explicou.

Além de discutir o andamento do esporte na temporada 2011, a AGO teve também a prestação de contas financeiras da CBM no período de 2010. Das 24 Federações participantes, 15 votaram pela reprovação, dentre elas a FCM.

A documentação apresentada não estava organizada adequadamente no seu conteúdo e forma, motivo que levou a sua rejeição pela maioria dos integrantes da Assembléia.

Por conta disso uma comissão formada por representantes das federações do Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Sergipe, vai analisar os documentos financeiros da entidade que está sediada em Niterói/RJ.

Uma nova Assembléia foi marcada para o dia 23 de maio em Indaiatuba/SP, onde será apresentado o relatório sobre a real situação da CBM. “Torcemos por melhores notícias para o nosso motociclismo”, finalizou Cidade.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.