Federação Catarinense de Motociclismo





O susto passou, agora é
hora da recuperação!

Reportagem FCM
 


Jhonatan Batista

O campeão catarinense de motocross 125cc em 2001, Jhonatan Batista, de Gaspar, embora não tenha conseguido manter o título no ano passado, obteve resultados positivos e constantes tanto no motocross como no supercross, estadual ou nacional. Nesse ritmo ele começou 2003, e de cara, de equipe nova, a Tork/Pró-Tork/PMX, com apoio da Yamaha. Entretanto no último 13 de abril Jhonatan pregou um grande susto na sua equipe, familiares e nos espectadores que acompanhavam em Canelinha a terceira etapa do estadual de motocross. Ele chegou liderando a classificação geral da categoria 125cc e em segundo na Força Livre. Jhonatan abriu o treino de aquecimento da manhã de domingo, e logo na primeira volta ele virou de frente na mesa da ferradura, de uma altura que dói só de imaginar. Essa será uma das datas que Jhonatan não irá querer relembrar, ou pelo menos, que ela não volte a se repetir.

Reportagem FCM - O que foi que aconteceu naquele salto?
Jhonatan Batista -
Eu não lembro da queda. A moto virou de frente mas não sei o porquê. O Florenzano que estava logo atrás disse ter visto a roda traseira travada no ar. É claro, eu posso ter entrado errado no salto. A pista estava úmida e eu me encontrava um pouco afobado. Quando o cara está seguro, sentido-se bem fisicamente e entrosado com a moto, acaba acelerando até mais do que deve, e eu não estava preocupado em me cuidar - e quem me conhece sabe como eu gosto de pilotar de maneira mais agressiva. O fato é que a moto embicou e não sei explicar se eu errei ou se o motor travou. O cilindro ainda não foi aberto, o que deve ser visto nessa próxima semana para tirarmos pelo menos essa dúvida.

RFCM - E qual foi o resultado da queda?
JB -
Tive um deslocamento da bacia, com repercussão na bexiga e conseqüentemente no canal urinário. Traduzindo, foi uma lesão grave: é como você machucar um ligamento, a recuperação é bastante lenta e precisa de cuidados, tanto quanto no caso de uma fratura.


Jhonatan Batista

RFCM - Na hora o que você sentiu? Você tinha a dimensão do acidente?
JB -
Daquele instante eu não lembro muito. Porém, recordo da sensação de segurança das partes que es estava com equipamento. A bota era zerada e tinha muita firmeza nos tornozelos. No joelho o aparelho também transmitia confiança, ou seja, o problema foi acontecer onde não havia proteção de equipamentos, a bacia. Entretanto, comecei a ficar assustado quando não consegui força para mexer as pernas. Eu as sentia, mas praticamente não movimentava. A cirurgia para correção e colocação de um aparelho fixador na bacia foi feita somente na quarta-feira. Para mim foram três dias de muita apreensão.

RFCM - E a sua família?
JB -
Meu pai foi show. Ele me deu toda a força desde o início e não hesitou em momento algum. Lá em casa também todos ficaram ajudando de alguma forma. Enfim, eu tenho que agradecer a todos os meus familiares por estarem me auxiliando a enfrentar essa situação.


Jhonatan Batista

RFCM - O próximo passo e a sua recuperação. Como ela esta se desenvolvendo?
JB -
O pior já passou, que foi a primeira semana em casa. Como eu falei, não tinha força para mexer as pernas. Depois foi a questão da bexiga, devido ao deslocamento. Para urinar... horrível. Nessa última sexta-feira (2/5) foi efetuado um pequeno corte na minha barriga para colocação de uma sonda na bexiga. Ufa, que alívio! De acordo com os médicos, devo ficar com isso por mais uns 15 dias. Mas no geral, a minha recuperação está a cada dia melhor. Estou fazendo fisioterapia e comecei a caminhar novamente. Uma lesão como essa que eu tive, os médicos falaram que em média, deixa o cara parado por uns seis meses. Mas eu já acho que em Canelinha daqui um mês, na etapa do brasileiro, devo estar retornando. Tá certo que não vou estar 100%, mas deverei estar acelerando.

RFCM - Então a vontade está grande?
JB -
Você não imagina a fissura que estou. Aqui ao meu lado está uma YZ 125cc novinha, zerada, ainda com plástico no banco. Ela chegou na semana seguinte a do acidente. Ao invés de estar desanimado, pelo contrário, estou ainda mais empolgado para voltar a acelerar.

RFCM - Jhonatan, estamos torcendo pela sua recuperação.
JB -
Obrigado, nos vemos lá em Canelinha. Até.

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.