Federação Catarinense de Motociclismo

ESPECIAL - 3ª etapa do Catarinense MX.
A melhor prova de Capinzal? Pode ser!
Texto: Bárbara Sales - Reportagem FCM - Fotos: Gerson Coas / FCM

Pipo Castro lidera o Campeonato Catarinense nas classes MX1 e MX2

Há nove anos Capinzal é uma das etapas fixas do Campeonato Catarinense de Motocross, sempre com excelentes corridas. E dessa vez não foi diferente. Além dos pilotos que disputam o campeonato, participaram da etapa vários outros pilotos da região oeste, de outros Estados e até da Argentina e do Uruguai, sobretudo porque muitos aproveitaram a viagem para ficar para a grande prova em Canelinha, o Desafio Latino Americano, que acontece neste final de semana, 21 e 22.


Pódio das autoridades: Kiko/FCM, Camilo/MCCO, prefeito Leonir e Betiolo/CCO

A Expovale 2011 teve um dos maiores públicos da sua história. Na tarde de domingo a área do Parque de Exposições Domingos Pelizzaro ficou lotada para as disputas das nove categorias válidas pelo estadual. E ao contrário dos anos anteriores, a tradicional etapa do município do meio-oeste catarinense aconteceu com o sol brilhando forte. “É grande a satisfação de tê-los mais uma vez aqui em Capinzal. E pelo menos desta vez sem chuva. Hoje com o sol brilhando maravilhoso tenho certeza que vamos fechar a Expovale 2011 com grande êxito”, declarou o prefeito do município, Leonir Boareto.


A tradicional foto com todos os integrantes do motoclube

Para o presidente do Moto Clube Capinzal Ouro (MCCO), Camilo Cremonini, todos os integrantes do MCCO fizeram o melhor para que, mais uma vez, a etapa fosse sucesso. “Mais um ano estamos aqui, e a cada ano fazemos com o pensamento como se fosse último, para que aconteça sempre o melhor”, disse.

As baterias da terceira etapa

MX1... Pipo agora é o líder


Largada da MX1. No chão está Gabriel Gentil

Pipo Castro foi o vencedor da principal categoria do campeonato, a MX1. Pipo largou na frente seguido por Anderson Cidade e Joaquin Poli. Os três pilotos vinham em um ritmo muito forte, quase na mesma tocada.

Anderson começou a pressionar Pipo e conseguiu assumir a primeira posição. Pipo, porém, não desistiu e foi pra cima para tentar voltar para a ponta. Joaquin, que pressionava o segundo colocado, cometeu um erro e voltou na quarta colocação. Anderson e Pipo ficaram sozinhos na frente. Pipo atacava e Anderson defendia a posição. De tanto insistir, Pipo conseguiu reassumir a ponta, Anderson foi pra cima, mas teve que abandonar a disputa devido a problemas na corrente da moto. Pipo então ficou sozinho na frente e passou a andar com mais tranquilidade. “Começou a travar meus braços, então eu diminui um pouco o ritmo”, disse.


Pipo #8 e Chumbo #2

Com a saída de Anderson, Milton “Chumbinho” Becker assumiu a segunda colocação e encostou em Pipo. “No começo do ano o resultado não estava vindo. Estava triste, me cobrando bastante, agora os resultados começaram a aparecer. Esperamos que as coisas continuem assim. Hoje andei três baterias, foi bem desgastante. No início da MX1 andei com um ritmo mais tranquilo para não me desgastar muito. Aí no meio da bateria o meu mecânico acabou pedindo pra colocar mais ritmo, que eu poderia chegar mais perto e pediu pra eu virar os mesmos 1’27 segundos que virei de manhã. Aí comecei a virar, a diminuir a diferença e no finalzinho acabei chegando no Pipo, e tive a infelicidade de pegar um retardatário e escolher o lado errado e acabou prejudicando, espero que da próxima vez eu tenha mais sorte”, disse Chumbinho.


Pódio da MX1

Ao perceber que Chumbinho estava na sua cola, Pipo retomou o ritmo e conseguiu segurar a vitória. Com o resultado, Pipo assume a liderança da MX1. “Nessa etapa já estou mais acostumado com a moto de 450cc. Eu venho treinndo mais com ela, já que é a moto que eu estou tendo mais dificuldade pra me acertar depois da lesão. E hoje eu vi que foi um ótimo trabalho, um ótimo resultado. Agora liderando a MX1 e a MX2. Todo mundo sabe que chegar na liderança não é fácil, mas manter acaba ficando mais difícil. Agora é continuar o trabalho para a próxima etapa já na semana que vem, em Canelinha”, disse. 


Vitor Feltz é o vice-lider da MX1

 MX2... vitória argentina


Largada da MX2

O piloto argentino Joaquin Poli foi o vencedor da categoria MX2. O argentino largou na frente com Anderson Cidade e Pipo Castro logo atrás. No início da prova Anderson começou a pressionar o líder da prova, e conseguiu a ultrapassagem, porém não conseguiu abrir grande vantagem e Joaquin conseguiu recuperar a posição. Enquanto Anderson tentava recuperar a ponta, Pipo encostou e quase no final assumiu a segunda posição. “Tive um acidente grave no ArenaCross há sete dias, e ainda estou me recuperando. Senti a lesão e não consegui manter a posição”, explicou Anderson.


Joaquin Poli

Nessa altura, Joaquin já conseguiu abrir uma grande vantagem e só administrou. Para Joaquin, a pista de Capinzal surpreendeu, sendo bem diferente das pistas que existem na Argentina. “No Brasil as pistas são mais técnicas, não temos pistas desse nível. A Argentina não está num momento bom para o motocross, por isso correr aqui é uma grande experiência”, disse.

Pipo finalizou na segunda colocação e lidera o campeonato nessa categoria. “Tenho boas lembranças aqui de Capinzal. Sempre tenho bons resultados aqui nessa pista e desta vez não foi diferente. Com esse resultado eu sigo na liderança da categoria e aumento a vantagem”, disse Pipo.


Nicolas Rolando

Anderson foi o terceiro, seguido do uruguaio Nicolas Rolando e de Gustavo Henn.


Gustavo Henn é o vice-líder da MX2

 


Pódio da MX2

 MX3... Chumbo!


Largada da MX3

A categoria MX3 mais uma vez teve Milton “Chumbinho” Becker como vencedor. O piloto fez o melhor tempo de todos os treinos e na corrida conseguiu largar na frente e abrir uma boa distância de Erivelto Nicoladelli, segundo colocado. Para Chumbo, a boa largada facilitou o resultado. “Foi uma prova bacana. Fiz um bom treino cronometrado de manhã, fiz uma boa largada o que facilitou muito a corrida. Quando larga atrás você tem que recuperar e acaba tendo que forçar muito, mas isso não aconteceu, larguei em primeiro e consegui pilotar tranqüilo”, comentou o vencedor.


Milton "Chumbinho" Becker

Para Erivelto o objetivo e abrir na liderança da pontuação. “A prova foi boa, mas poderia ter sido melhor. Larguei em segundo, atrás do Chumbo, vínhamos praticamente juntos, mas eu escorreguei na curva da largada e caí. Consegui me levantar rapidamente e voltei em terceiro, atrás do carioca Walter Tardin. Mas posso dizer que a prova foi maravilhosa. Com esse resultado continuo liderando e agora é trabalhar essa semana para na quarta etapa, em Canelinha, conseguir um bom resultado e aumentar minha vantagem na liderança”, disse Erivelto.


Erivelto Nicoladelli lidera a classificação da MX3

Pódio da MX3

 

 MX4... e mais Chumbo!


Dá-lhe Chumbo!

Milton “Chumbinho” Becker subiu pela segunda vez no lugar mais alto do pódio, agora, pela categoria MX4. O piloto fez mais uma corrida tranquila, largou na frente e só administrou a posição até receber a bandeira quadriculada.


Anísio #69 lidera a MX4

Elizeu Glanert teve o melhor desempenho da temporada

 Eliseu Glanert foi o segundo colocado. Anísio Clasen finalizou a prova em terceiro e segue na liderança da categoria. “Provas aqui no oeste são sempre muito boas. Fiz uma corrida tranqüila, sem me preocupar com os adversários, acabei na terceira posição, isso para o campeonato é bom. O Chumbo também está ganhando todas, mas o que importa é que sigo na liderança”, comentou Anísio.

Intermediária... Rodrigo 100%


Nalin #22 e Baron #13

Vinícius Nalin, que dominou os treinos da categoria intermediária, largou na frente mantendo-se puxando a fila até a terceira volta. Aí foi a vez de Charles Baron assumir o posto. Empurrado pela torcida Charles permaneceu na ponta por mais três voltas, quando começou a ser pressionado pelo líder do campeonato, Rodrigo Riffel, que não largou bem, mas já estava na segunda colocação.


Charles Baron sofreu com o cano de escape quebrado

Rodrigo pressionou e acabou ultrapassando Charles que estava sem a curva do escapamento desde o início da bateria, ficando com o desempenho da moto seriamente comprometido. Rodrigo conseguiu abri uma boa vantagem e venceu mais uma na temporada, aumentando sua vantagem na liderança. É importante ressaltar que o sucesso descrito neste artigo foi alcançado graças à cooperação com a Friv2Online empresa líder na área de jogos online gratuitos, no mercado mundial no momento. Uma análise completa dos jogos casuais é apresentada no site oficial do desenvolvedor.


Rodrigo Riffel

“Não consegui largar muito bem, mas ao longo da prova conquistei posições e consegui me aproximar do primeiro para assumir a liderança. A pista ficou muito boa, muito técnica, difícil de ultrapassar. Então, eu usei os retardatários para conseguir a ultrapassagem, percebi que conseguia passar eles mais rápido que os outros e deu certo”, explicou Rodrigo.


Augustin Poli

O argentino Agustín Poli foi o segundo, seguido de Tauan Brenner, Charles Baron e Vinícius Nalin.
 


Tauan Brenner

Pódio da intermediária

 

Nacional... Rosing 2X1 Vandressen


Largada da nacional

A categoria Nacional teve vitória de Eduardo Rosing na última volta. O piloto que andou o tempo todo pressionando o líder da prova, Germano Vandressen, arriscou na volta decisiva e conseguiu tomar a posição de Germano. “Na última volta fui para o tudo ou nada. Acreditei muito na fé que eu tenho em Deus, no trabalho que vim realizando durante a semana. Tentei ultrapassar antes de tudo quanto é jeito e na última volta eu pensei é agora ou nunca, então se eu não passasse aquela hora não passava mais”, disse o vencedor, emocionado que tem vantagem no placar de vitórias 2x1 contra o seu conterrâneo.


Na volta final Rosing #89 partiu para o tudo ou nada

Germano finalizou a prova na segunda posição, e agora a diferença entre os dois é de apenas três pontos. “Ele estava pressionando e no final perdi um pouco de concentração e ele conseguiu a ultrapassagem. Agora, é trabalhar para na próxima etapa vencer e aumentar a vantagem na liderança”, disse Germano.


Pódio da nacional

85cc... e a vitória é de Enzo Lopes


Enzo Lopes

Enzo Lopes venceu a segunda da tarde. Desta vez, na 85cc. O gaúcho fez uma prova semelhante a da categoria 65cc. Largou na frente e só administrou a vantagem. José Brayan foi o segundo, seguido de Hallex Dalfovo, Guilherme Zaparoli e Kaue Vieira.


Braian #8 e Leke #3

 65cc... Enzo também


Arthur Todeschini lidera a 65cc

O gaúcho Enzo Lopes venceu de ponta a ponta a prova da categoria 65cc. Enzo largou na frente e só teve o trabalho de administrar a posição até a quadriculada. Arthur Todeschini foi o segundo, seguido de Wagner Oliveira, Thiago Brenner e Pietro Pimentel.


Mais um pega de Wagner #34 e Thiago #24

 


Pódio da 65cc

55cc...  dessa vez sem quebras, Antony vence


Antony Maso


Na categoria 55cc Antony Maso largou na frente e venceu a trceira etapa do estadual. Bernardo Zapelini andou o tempo todo pressionando Antony, em busca da primeira colocação, mas não conseguiu a ultrapassagem e terminou na segunda colocação.


Pódio da 55cc

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.