Federação Catarinense de Motociclismo

Cascaes, Schulz e Galatto. Em três categorias,
vitória tripla dos catarinenses no Serramar
Texto e fotos: Gerson Coas - Reportagem FCM

Tudo indica 2012 será também o ano de Guilherme Cascaes. O atual campeão do Brasileiro de Regularidade foi o vencedor geral da 1ª edição do Rally Serramar, prova com três dias de duração, contando pontos para os campeonatos Brasileiro, Sulbrasileiro, Catarinense, além da Copa ASCPE. A prova largou na quinta-feira, 3, em Laguna e chegou no sábado, 5, em Garopaba, após 583 quilômetros de percurso, passando por 15 municípios do Sul de Santa Catarina.

Cascaes não só venceu a prova, como faturou os três dias com ampla vantagem. Situação ainda melhor ficou na classificação geral do campeonato. Ele começou o Serra Mar com apenas um ponto de vantagem em relação ao mineiro Rodrigo Amaral (87 contra 86) e cinco em relação ao capixaba Jomar Grecco (82). No encerramento da prova somou mais 75 pontos, alcançou 162 pontos na classificação e viu a sua vantagem ampliar para 22 pontos em relação ao vice-líder, agora Jomar (140) e 25 ao terceiro colocado Rodrigo (137 pontos).

Tripla vitória de Schulz e Galatto

Jonas Schulz, da Sênior, e Márcio Galatto, da Over 40, também venceram os três dias da prova. Aliás, na Sênior, ocorreu o pódio mais catarinense de toda a competição. Entre os cinco que receberam os troféus, apenas o “intruso” mineiro Marco Túlio, ocupando a quarta colocação. Nei de Bona ficou em segundo, Paulo Laske em terceiro, Laércio Delazzeri em quinto, além de Ferdinando Regensburger em sexto.

Ainda na Over 40, Gilson Barp ficou em segundo e Éder Marcondes em quinto.

Na Over 50 Wilmar Possamai ficou em segundo no geral.

 

Entrevista com Guilherme Cascaes, o campeão do primeiro Rally Serramar

Reportagem FCM - Qual a sua impressão da prova a cada dia?

Cascaes - O primeiro dia foi para esquentar, com algumas estradas, trilhas de areia, e já no final, chegando em Nova Veneza, começaram as trilhas mais lisas e aí as coisas passaram a ficar mais divertidas.

O segundo dia foi o mais comprido, com aproximadamente 250 km percorridos. Passamos por trilhas bastante lisas... e muitas trilhas, navegação e laços, médias justas, porém, a exemplo do dia anterior, um percurso feito para todos terminarem.

O terceiro dia foi mais rápido, com médias puxadas e trilhas diversas. Ao meu ver foi o melhor dia da prova.

 

Reportagem FCM - Alguma dificuldade?

No segundo a dificuldade foi a navegação. No terceiro tivemos trilhas longas, uma com cerca de 30 km. Aí a dificuldade foi a de manter a média... Era preciso andar concentrado e acelerando forte.

 

Reportagem FCM - Na sua primeira edição o Serramar entra no formato das grandes provas de regularidade do país?

Cascaes - Entra sim, a exemplo do Transbahia, do Enduro da Independência, do Cerapió. A organização estava bem apropriada, digo, foi perfeita. Todos os dias transcorreram perfeitamente, as chegadas eram devidamente preparadas, jantares, etc. No sábado, além do cross test que foi muito bom, a chegada da prova foi uma festa! É dessa organização que o esporte precisa.

 

Reportagem FCM - Então, pelo Campeonato Brasileiro você fez a lição de casa?

Cascaes - Isso sim é verdade. Estou liderando desde o início do campeonato. Saí de Minas com um ponto, agora abri 22 de vantagem para o Jomar e 25 para o Rodrigo. Apesar de correr em SC, não conhecia a região da prova. Conseguir três vitórias seguidas o que dá uma confiança e tanto. Isso faz a diferença. E o melhor, meus adversários diretos se revezaram da segunda colocação para trás nos três dias da prova. Mas tem muita coisa para rolar. A próxima etapa é no Espírito Santo, na casa do Jomar, nas trilhas dele. Vamos torcer e botar pressão!

 

Reportagem FCM - No geral, a prova...

Cascaes - A prova surpreendeu positivamente a todos. Não teve quem reclamasse. Quem estava disputando o campeonato teve uma prova rápida, pra frente, sem erros ou problemas. Quem estava lá só para curtir, passear, também aproveitou as belas paisagens e ótimas trilhas. Foi só elogios, diversão, uma prova excelente. E como eu falei, enquanto eu consegui ganhar, meus adversários ficaram brigando entre eles. Melhor para mim!

 

Reportagem FCM - Mas essa vitória não é só sua...

Cascaes - Exato. Quero agradecer aos meus patrocinadores Sherco e Bamba Racing, e aos meus apoiadores que são a Fox , BRC, Corona, Toten, Putoline, Fontanella Trasportes, a Copobras e Nelson motos. Sem eles fica bem mais difícil chegar lá. Obrigado. 

Resultado final da Rally Serramar 2012


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.