Federação Catarinense de Motociclismo

Confira como foi a 3ª e 4ª etapa do Catarinense
de Enduro FIM em Rio Negrinho
Texto: Reportagem FCM

Os pilotos Guto Klaumann (E1), Rômulo Nora Chiarani (E2), Rafael Gaertner (E3 A), Sergio Ciampolini (E3 B) e Luciano Vieira Batista (E4) foram os vencedores da terceira e quarta etapa do Campeonato Catarinense de Enduro FIM que aconteceu no último final de semana de maio, dias 26 e 27 em Rio Negrinho. A prova, válida também para o Brasileiro de Enduro FIM e a Copa de Enduro CUP, contou com mais de 100 pilotos e um alto nível de dificuldade.

Guto Klaumann, que não treinava desde março, foi o vencedor da categoria E1 no Catarinense e finalizou em quarto no Brasileiro. “Sabia que o campeonato está muito competitivo. Meu objetivo era ficar entre os cinco primeiros no Catarinense e entre os dez primeiros no Brasileiro. Foi muito legal andar em casa e obter esse excelente resultado”, ressaltou Guto.

No sábado a competição contou com 80 inscritos, no domingo o número de competidores chegou a 150 motos. A chuva que caiu durante a semana em Rio Negrinho deixou o terreno bem molhado, aumentando o nível da prova. No primeiro dia o tempo ficou fechado, já no dia seguinte, amanheceu nublado, o que dificultou a visibilidade dos pilotos, mas o sol apareceu no decorrer do dia.

No entanto os circuitos especialmente desenhados não sofreram modificações em função do tempo, pois mesmo com dificuldade estava transponível. “Na elaboração do circuito pensamos muito nas categorias E1 e E2 e no decorrer da prova vimos que acertamos no desenho”, disse Maurício Brandão, diretor do Enduro FIM.

“A princípio parecia ser um circuito muito tranquilo e sem dificuldades, apenas as categorias E1 e E2 tinha um deslocamento diferenciado que passava por uma subida (a trilha do vulcão) um pouco complicada, mas como a chuva encharcou muito o terreno dificultou um pouco mais a prova”, definiu Klaumann.

O trajeto diferenciado entre as categorias possibilitou uma boa prova a todos os pilotos, independentemente da experiência ou potência da moto. As modificações no circuito agradou a todos os competidores. “As especiais estavam bem técnicas, o circuito foi bem escolhido com os cross-tests perto da cidade para o público assistir, além da prova estar bem sinalizada” avaliou Jorge Schlickmann Júnior, que finalizou em terceiro lugar nessa etapa.

O resultado completo da terceira e quarta etapa do Catarinense de Enduro Fim pode ser visto no site gpspressição.com.br 

Na classificação geral do Catarinense de Enduro FIM quem lidera são os pilotos Jorge Schlickmann Junior (E1) com 87 pontos, Cristiano Silveira de Oliveira (E2) com 87 pontos, Andrey Alexandre Silveira (E3 A) com 82 pontos, Maricelio Francisco Kons (E3 B) com 92 pontos e Luciano Vieira Batista (E4) com 100 pontos.

 “Agora vamos ter mais três provas com quatro etapas em Chapecó, Aurora e Biguaçu com dois dias de prova do Brasileiro novamente, e vou tentar não arriscar muito para manter a liderança e conquistar mais um título” resumiu Schlickmann.

A classificação geral pode ser acessada no site da FCM.  


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.