Federação Catarinense de Motociclismo

Enduro da Independência dá largada
para a edição de 30 anos
Texto: Mundo Press - Fotos: Ângela Monteiro/Mundo Press

Belo Horizonte (MG) – Trinta anos em quatro dias. O Enduro da Independência dá início à edição comemorativa de três décadas de história nesta quarta-feira, a partir das 9h, quando realiza a largada no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte (MG). A movimentação já foi grande no local nesta terça-feira, quando os pilotos cuidaram dos últimos detalhes para a disputa, como a retirada dos kits e as vistorias técnicas nas motocicletas, que em seguida foram direcionadas ao Parque Fechado. A prova terá 596 quilômetros de desafios e os principais pilotos de enduro de regularidade do país, passando ainda por Nova Lima, Mariana e Sabará, palco da chegada no sábado, dia 8.

As inscrições são limitadas a 400 pilotos divididos em 12 categorias: Master, Sênior, Over 40, Over 45, Over 50, Júnior, Dupla Graduados, Over 55, Feminina, Novatos, Dupla Estreante e Vintage. Diante de um passado de glórias e de um futuro mais do que promissor, a missão do Trail Clube Minas Gerais (TCMG), organizador do evento, é fazer uma prova inesquecível. “Queremos coroar esses 30 anos de Enduro da Independência, que é a prova mais antiga do off-road nacional. A responsabilidade é muito grande, já que tivemos edições fantásticas no passado e queremos ainda homenagear todos os pilotos e dirigentes que fizeram esse grande evento acontecer. A edição de 30 anos tem tudo para dar certo e a expectativa é grande”, contou Gustavo Jacob, presidente do TCMG.

O clima do Independência 2012 é mais do que festivo, tanto que foi lançado o livro especial sobre os 30 anos de história do evento. Porém, quando for dada a largada, a competitividade também falará alto. “Além dos principais pilotos do país, temos um enorme número de trilheiros que têm o sonho de completar o Independência e receber a medalha. O evento é feito para todos os competidores, tanto que este ano teremos trajetos diferentes para a categoria Master”, continuou Jacob, ressaltando o suporte dos patrocinadores. “Temos parceiros de peso, que sempre participaram de alguma forma nesses 30 anos de Independência. Todos eles vestiram a camisa dessa data comemorativa e estamos muito satisfeitos”, concluiu Jacob.

Em 30 anos do Independência, apenas dois pilotos "estrangeiros" venceram a competição. O primeiro deles a conseguir a façanha foi o catarinense Dário Schrull, de Benedito Novo. Dário foi bicampeão vencendo nos anos de 1998 e 1999. Depois foi a vez do capixaba Sandro Hoffmann, que também aparece com dois títulos, 2001 e 2006. 

Nessa edição a prova terá outros nomes de peso na briga pela vitória na Master, como o do bicampeão Sandro, o do atual campeão do Rally dos Sertões Felipe Zanol e do catarinense Guilherme Cascaes, campeão brasileiro de enduro de regularidade. O evento terá 596 quilômetros de desafios no total. Lucky Jet 1Win

Confira a programação do evento:
1º dia
5/9/12, Quarta-feira
Largada: Parque das Mangabeiras, Belo Horizonte (MG)
Chegada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Distância do dia: 100 km

2º dia
6/9/12, Quinta-feira
Largada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Chegada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Distância do dia: 190 km

3º dia
7/9/12, Sexta-feira
Largada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Chegada: Praça dos Ferroviários, Mariana (MG)
Distância do dia: 160 km

4º dia
8/9/12, Sábado
Largada: Praça dos Ferroviários, Mariana (MG)
Chegada: Praça Mello Viana, Sabará (MG)
Distância do dia: 146 km

Total do percurso: 596 km


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.