Federação Catarinense de Motociclismo

No placar do Catarinense de Velocross
em São José, Zimermann 2 X 1 Leandro
Texto e fotos: Gerson Coas / FCM

Com gate cheio na maioria das largadas, sobrou emoção com as disputas das baterias válidas pela terceira etapa do Catarinense de Velocross, realizada neste último domingo de setembro, dia 30, no Motódromo Pedra Branca, em São José. Nas duas categorias mais rápidas Luiz Zimermann venceu novamente o duelo com Leandro Lemos. Paralelo ao Campeonato Catarinense foi disputada a segunda etapa da Associação Regional de Pilotos de Velocross - ARPV.

 Na VX2 Zimermann venceu de ponta a ponta. Tiago Hort largou em segundo e não entregou fácil a posição para Leandro que, depois de superá-lo, não conseguiu desta vez fazer um ataque a altura para ameaçar a liderança do blumenauense. Fabiano Bernardo também passou Tiago que, novamente, vendeu caro o posto. Rafael Reis completou o pódio na quinta colocação.

Zimermann caiu na primeira volta da VX1 e da penúltima colocação partiu para a recuperação. Mesmo Leandro tentando escapar, Zimermann buscou o líder e há duas voltas da bandeirada final conseguiu consolidar a ultrapassagem. “Foi uma prova complicada para mim. Para o público deve ter sido linda a nossa disputa. Errei no início, mas me concentrei e parti para cima. No final senti que estava mais rápido, deixei a moto rolar e ganhar velocidade. Passei, tomei um ‘X’, mas felizmente consegui superá-lo e agora amplio ainda mais a vantagem da classificação na VX1 e também na VX2”, falou Zimermann que segue com 100% de aproveitamento nas duas.

Leandro reconheceu que faltou condicionamento físico e agressividade na sua tocada. “Eu estava na frente, controlando. Dali a pouco me perdi na prova, não me encontrei mais, comecei a errar as canaletas e fui cansando. Com isso ele (Zimermann) foi se aproximando. Cheguei a ficar 6.8 na frente de diferença, mas ele chegou no final e passou. Eu dei o troco, mas eu estava cansado e não consegui retrucar. Ele me passou e venceu a prova”, resumiu.

Roger Joenck mostrou consistência na sua pilotagem e terminou em terceiro. O líder do Cross Country, Douglas de Souza, terminou em quarto, seguido de Tiago Hort.

Porém, Leandro levou a melhor na Força Livre Nacional, liderando a corrida desde o início, enquanto Zimermann abandonou com problemas na moto, despencando da primeira para a quarta colocação na tabela. Com a vitória Leandro assumiu a liderança no geral com 72 pontos, seguido do seu conterrâneo Guilherme Pereira (58 pontos), segundo colocado na bateria. “Assumi a liderança do campeonato na categoria Força Livre Nacional. O objetivo hoje era sair líder das três. Não consegui, fiz dois segundos e um primeiro. As provas estão de muito alto nível, então quem vier assistir as próximas provas não vai se arrepender. Convido o público em geral a vir e agradeço a Federação Catarinense que ontem (sábado) a gente fez alguns apelos para serem mudadas algumas coisas na pista por questões de segurança e fomos imediatamente atendidos. Isso é sinal que há uma interação muito boa entre piloto e Federação, e isso é muito importante pra nós pilotos”, concluiu.

Outros dois pilotos com dupla vitória

Quem também comemorou duas vezes na tarde daquele domingo foram os pilotos João Francener e Wandrey Niels. João venceu primeiro na VX3 Especial e depois na VX3 Nacional.

Na bateria das motos especiais Alexandro Medeiros largou na frente, mas logo foi superado pelo piloto da moto 38 que acelerou no início para administrar a folga no final da corrida. “Para mim foi um ótimo dia. Eu vinha de lesão, não comecei o Campeonato Catarinense bem e agora estou me recuperando na  competição e fazendo bonito aí. Eu forcei um pouco no começo para abrir vantagem, botei uma diferença em relação ao Braz e depois controlei a prova e pensei no campeonato”, disse. João. Braz dos Santos assumiu a segunda colocação a partir da quinta volta e ali se manteve. Medeiros foi o terceiro, seguido de Douglas de Souza e Cleonísio Hessmann.

Na VX3 Nacional, Marcelo Hamann, o Barney, foi quem largou na frente. Mas a sua alegria durou só até a segunda volta. “Eu mexi nas suspensões da minha moto. Ficou muito dura para essa pista e eu não conseguia controlar a moto... ela queria escapar o tempo todo. Não tinha como ser mais rápido”, revelou Barney. João passou e abriu, terminando com quase 11 segundo de vantagem sobre o concorrente. “A gente é muito amigo. Eu e o Barney treinamos juntos, mas ele vai ter que forçar muito mais pra chegar no velhinho aqui”, finalizou.

 Ademir Kuhnen terminou em terceiro, mas segue líder da categoria no geral com três pontos de vantagem sobre João.

Wandrey, o mais rápido dos treinos livres nas categorias Nacional 230cc e Nacional 300cc, confirmou o resultado nas baterias depois de duas intensas brigas com Edinilson Batista. Na 230cc Wandrey liderou desde a largada.

Na 300cc ele contou com a sorte. A prova precisou ser interrompida para atendimento médico, e até aquele instante, ele estava em segundo, sem conseguir espaço ou condições de superar Edinilson. Na relargada João Vergutz pulou na frente e liderou até a metade da bateria, quando parou com problemas mecânicos. Wandrey que estava na sua cola aproveitou, assim como Edinilson, que vinha se recuperando depois de cruzar a primeira passagem na sétima colocação. Porém, faltou tempo... na bandeirada Wandrey cruzou na frente, seguido de Edinilson a sete décimos de diferença. “A maioria das pessoas não sabem, mas eu vim ai de uma cirurgia no joelho - ligamento cruzado - e voltei a treinar só agora, então o meu preparo físico ainda está deixando um pouco a desejar. Na relargada, o João deu trabalho. Ele é um piloto muito rápido, a moto dele na verdade é uma 300cc e a minha e do Dito (Edinilson) é 230cc. A gente anda com uma categoria acima da nossa, mas as motinhos são muito boas de curva, então da pra andar junto”, relatou. Guilherme Pereira, Daniel Rossini e Bruno Tomio terminaram colocados na terceira, quarta e quinta colocações, respectivamente.

Após essa terceira etapa a tabela da Nacional 300cc está apertada: Wandrey é líder com 57 pontos, seguido de Guilherme Pereira com 56 e Maicon Weidgenant com 55 pontos. Wandrey também é o ponteiro da 230cc.

Pela classe Nacional 150cc Ralf Schaefer levou a melhor na disputa com Fábio Teixeira. Os dois também lideram o certame com 72 e 54 pontos respectivamente.

Na Estreante Especial o vencedor foi Fabiano Bernardo, enquanto o líder do campeonato Vinícius Rosa, lesionado, não conseguiu manter o ritmo até o final, terminando na quarta colocação. “É, eu comecei a corrida bem, embora sem ter feito boa largada, fui recuperando, mas na quinta, sexta volta, comecei sentir bastante o meu pulso que está machucado... então só tentei completar a corrida”, disse Vini, visivelmente abalado com as dores no pulso direito.

Já Fabiano, o vencedor, só comemorou. “Eu levei sorte de ter largado bem. A minha moto ontem estava com problema ... mas só tenho que agradecer a todos os meus patrocinadores e mecânicos que estavam aí me dando apoio para chegar ao primeiro lugar”. disse.

Dentre os pilotos na Estreante Nacional, Jhonatan Santos venceu, seguido de Luciano Miranda, mas que ainda lidera no geral com 72 pontos, 14 de vantagem sobre Jhonatan. “O dia para mim foi 100%, só posso agradecer a Deus. Sofri um pouquinho, levei muita pedrada... O primeiro colocado que é o Luciano já vem ganhando todas as etapas, mas treinei bastante e o resultado chegou, e agora é treinar mais que temos mais três etapas pela frente.”

Categorias de base e feminina

Sebastião da Silva Jr. venceu mais uma na 85cc, mantendo também 100% de aproveitamento. “Larguei atrás do Dieguinho (Silva), mas ainda na primeira volta eu passei e mantive a colocação. Faltando duas voltas para o final o meu pneu dianteiro furou. Mas eu estava longe do Diego e consegui manter até a chegada... Estava muito perigoso, a pista lisa, porém como eu estava bem longe dele, como já falei, mantive muito a cabeça porque não conseguia fazer as curvas, escorregava muito. E parabéns ao Diego também que fez uma bela prova”, disse Júnior.

Entretanto, todos os pilotos da 85cc, além de tomarem um puxão de orelha da direção de prova, foram penalizados em 15” por desrespeitarem a sinalização de acidente e de atendimento médico. Afinal, é de pequeno que se aprende.

Na 65cc o pilotinho da casa Matheus Alexandre confirmou a vitória, seguido de Roberto Pereira. Os dois estão empatados na dianteira da tabela com 67 pontos.

Na minimotos Carlos Gervasio também manteve o aproveitamento total. Guilherme Santos ficou em segundo, seguido de Anthony Gervasio, João Pedro Santos e Léo Vitor Siqueira, esses os cinco primeiros

Pela categoria Batom, válida pela copa regional, vitória de Júlia Polman depois de muita disputa com Carina Silva e Mozara Bittencourt. “acho que mandei bem, Eu caí, consegui me recuperar e venci... estou muito feliz por isso. É a primeira vez que tem a Batom no Catarinense, e eu só tenho que agradecer a toda a minha família, aos meus patrocinadores e a Deus por estar me ajudando em todas as etapas”.

Em segundo ficou Carina da Silva que largou na frente e liderou cinco das oito voltas da prova. “Eu tentei ficar na primeira colocação, mas tem muito buraco e eu também não estou muito preparada. Não consegui agüentar a moto e preferi diminuir o ritmo. As meninas também andam bastante, mas estou feliz pela segunda colocação. Agora espero que tenha mais vezes nas etapa do Catarinense, porque isso pra nós é um privilégio”, disse Carina.

Na categoria promocional Cidade Nacional, o vencedor foi Fábio Caballero.

O Campeonato Catarinense de Velocross 2012 tem o apoio da Geração Yamaha, Motoshop, Destak Transportes, TBT e Sebben Sports. A terceira etapa em São foi uma realização do Motoclube de São José, com o apoio da ARPV e da Prefeitura Municipal de São José.

Resultados completos da etapa de São José


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.