Federação Catarinense de Motociclismo

Entrevista com Jonas Schulz,
campeão do Lua Cheia 2013
Texto: Gerson Coas / Reportagem FCM

Jonas venceu as duas etapas do Lua Cheia (foto: Anderson Peruch)

Agora definitivo na Máster, a categoria máxima do Regularidade, o piloto Jonas Schulz começou bem a temporada 2013 do Campeonato Catarinense ao faturar as duas etapas válidas pelo estadual durante a 25ª edição do Enduro da Lua Cheia, prova  que largou nas areias do Balneário Rincão às 15 horas do sábado passado (26/jan) e terminou na madrugada de domingo depois de aproximadamente 300 km de percurso.

Também comemoraram João Paulo Peruchi (sênior), Márcio Galatto (over 40), Pedro Paulo Macedo (over 45), Mário Goulart (over 50), Eduardo Pagnan (júnior) e Samuel Cardoso (novatos).                                

A melhor estreia possível!

Depois de vencer todas as etapas que participou do Catarinense de Regularidade no ano passado e conquistar o título da sênior, agora Jonas terá um desafio maior pela frente ao encarar a competição na categoria Máster. Afinal o atual bicampeão Brasileiro de Regularidade, Guilherme Cascaes, é também o atual campeão Catarinense...

Mas com a vitória nas duas etapas do Lua Cheia, Jonas somou 50 pontos contra 42 pontos do vice-campeão Genoir Bruning. Cascaes estava no Piocerá, e saiu de lá como líder do Campeonato Brasileiro, mas deve participar das próximas etapas do Estadual para defender mais uma vez o título. Como Jonas disse, "esse ano o bicho vai pegar!"

Confira a seguir a entrevista com o campeão do Enduro da Lua Cheia 2013.
 


- Você e todo seu equipamento tem que estar 100% (foto: Luiz Antônio Zapeline)


Reportagem FCM – 
Como foi essa edição do Enduro da Luz Cheia?
Jonas Schulz - O Lua Cheia para mim sempre foi uma prova atípica do calendário. Adorei a idéia de coloca-lo no calendário do Campeonato Catarinense. Acredito que tem organização suficiente para agarrar uma etapa do brasileiro também! O Lua é uma prova que você e todo seu equipamento tem que estar 100%, devido a seu tempo de prova, muita quilometragem, praticamente todos tipos de terrenos e principalmente porque ela entra algumas horas noite adentro, onde os faróis tem que estarem afiados e sem danos. Este ano iniciou às 15 horas, o piloto já tem que largar com todo o equipamento de iluminação pronto pois por volta das 20 horas começa a ficar escuro e ainda resta metade da prova. Acredito que esse é o grande desafio do Lua Cheia, pois qualquer bobeira que o piloto sofre pode causar dados aos equipamentos e ter que abandonar a prova.

 


- A grande dificuldade foi o elevado tempo de prova (foto: Anderson Peruch)


FCM – 
Por se tratar de uma edição comemorativa da prova - 25 anos - tem um gostinho especial essa vitória?
JS - O Lua Cheia deste ano foi uma edição comemorativa dos 25 anos de Enduro. Com certeza teve um gostinho melhor, pois alem de ser um dos 25 que já foram campeões, tive o prazer de ser o campeão das bodas de prata do Enduro. No Ano passado, em minha primeira participação no Campeonato Catarinense me sagrei campeão na categoria sênior, e tive a oportunidade de competir na máster com grandes pilotos como o Cascaes, Genoir, Charleu Sperafico, Daniel Crema, e nessas experiências vi que tinha grandes chances de brigar pelo lugar mais alto do pódio. Venho me preparando fisicamente a um bom tempo, além de sempre procurar fazer provas, pois nenhum treino é melhor que um prova de regularidade. Venho também treinando duas vezes por semana com moto para pegar mais afinidade com a máquina!

Para o Lua não foi diferente. Preparei-me fisicamente e treinei bastante na parte noturna, podendo assim testar os equipamentos de iluminação.
 
FCM  - Alguma dificuldade ao longo da prova?
JS - Esse ano a prova contou com o primeiro trecho de muita areia e muito roteiro. Após o primeiro neutro o terreno foi mudando gradativamente, e já região do munícipio de Treze de Maio, onde trilhas técnicas, bem travadas e com bastante pedras levaram os pilotos a sentirem um pouco do cansaço. Nesse trecho eu consegui uma boa vantagem aos meus companheiros. Treino muito em terrenos parecidos. Após o segundo neutro foi a vez de trilhas longas, pedregosas com médias bem justas, chegando ao terceiro neutro na por volta das 22 horas, onde a partir daí voltou a ter muito roteiro, médias justas em meio a muita areia fofa.

Para mim a grande dificuldade foi o elevado tempo de prova, cerca de 9 horas, o que o cansaço foi tomando conta e senti muita câimbras nas pernas. Algumas vezes não conseguia nem mudar a marcha e também o curto tempo de neutro para abastecimento (15 minutos) a correria era grande: abastecer, trocar a planilha, água, barra de cereais, limpeza de óculos, lubrificação!

FCM  - E o período noturno, como foi?
JS - O período noturno para mim foi bem tranquilo, pois estava bem preparado com bons equipamentos, e passei o tempo todo tomando muito cuidado com os equipamentos. Consegui terminar  a prova sem nenhuma queda e sem nenhum imprevisto.
 


Que venha o Enduro dos Pampas! (foto: Anderson Peruch)


FCM  -
Qual é o próximo desafio?
JS - Dia 23 de fevereiro e e vários pilotos da região vamos representar o Estado no Enduro dos Pampas, válido pelo Brasileiro.

Jonas Schulz corre com o patrocínio da IMS/ Corona Racing/ Wolf Racing / Rudnick Motos / Meneghel Motos e Falmar Gráficos.


 
 
 
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