Federação Catarinense de Motociclismo

Etapa de Papanduva dá o tom do que deve
ser o Catarinense de Velocross 2013
Texto e fotos: Gerson Coas / FCM

Nacional 150cc

A temporada 2013 do Campeonato Catarinense de Velocross foi aberta neste último final de semana de fevereiro em Papanduva, no norte do Estado. As baterias realizadas no domingo deram o tom do que deverá ser a competição ao longo do ano: gate cheio na maioria das largadas, com disputas emocionantes e equilibradas, seja com nomes já conhecidos nos pódios ou por pilotos que estão em franca ascensão.


Largada VX1

Luiz Zimermann, atual campeão das classes VX1 e VX2, teve trabalho. Na VX1 ele venceu, mas teve presenças incômodas como o seu contemporâneo do motocross Jhonatan Batista, e de Edinilson Batista que inicia a sua segunda temporada na categoria principal. Ambos também demonstraram que estão aptos a subir no alto do pódio.


Zimermann é o atual campeão VX1 e da VX2

“Felizmente consegui largar na ponta e isso me deu certa vantagem, já que o pessoal ficou brigando mais atrás. Além disso, treino só com a 450cc e consegui imprimir uma tocada muito forte na corrida”, disse. Em relação a VX2 Zimermann completou. “Nessa (VX2) fiz uma largada péssima... da oitava posição. O pessoal está acelerando muito mesmo, e aí faltou um pouco de tempo de prova. Se fosse 15 minutos daria certo. Foram 12... faltou mais uma voltinha! Mas na média foi um bom resultado”, relatou ele que conquistou o público ao fazer uma prova de recuperação, recebendo a quadriculada a poucos metros do vencedor Leandro Lemos.


Jhonatan conseguiu melhor desempenho na VX1

Para Jhonatan o retorno à competição estadual e em outra modalidade foi bastante proveitoso. "Eu me criei no motocross, mas adoro o esporte em duas rodas em geral. Isso aqui está sendo um aprendizado para mim. Vim na cara e na coragem, sem conhecer traçado, ajustes da moto, etc. Para atrapalhar ainda mais caí durante os treinos no curvão da chegada, em alta velocidade, o que intimidou um pouco, fiquei com pouco de receio. Na VX2 as motos do pessoal estão muito fortes, é uma preparação completamente diferente do que a gente usa no motocross, seja no motor ou suspensões. Na VX1 já foi um pouco melhor e consegui andar no ritmo do Priminho (Zimermann). Dependendo do tipo de pista, acho que para as próximas etapas vou estar mais adaptado e posso tentar brigar pela vitória”, avaliou Jhonatan que comemorou o segundo lugar da VX1 e o quinto lugar na VX2.


Edinilson (100) foi o mais rápido do sábado e no domingo brigou pela ponta

Braz dos Santos venceu na VX3, seguido de Adriano Pasold que ganhou também na VX3 Nacional. Além da VX2, Leandro Lemos faturou mais duas baterias, a Nacional Força Livre e a Nacional 230cc. A Nacional 300cc foi vencida por Wandrey Niels e a Nacional 150cc por Márcio Rover.


Adriano Pasold venceu a VX3 Nacional e foi segundo na VX3

Com 26 participantes a Estreante Especial foi vencida por Sebastião da Silva Jr, enquanto Rafael da Cunha ganhou na Estreante Nacional 230cc, mas por ser filiado ao Paraná não levou o troféu de campeão que ficou para Iago Sgorla.


Sebastião Jr. venceu na Estreante Especial

Iago (400) faturou o trofeu de campeão da Estreante 230cc

Entre os pequenos, Anthonny Gervasio venceu a minimotos A (55cc 2T) e Rodrigo Vinícius Niek a minimotos B (4T). João Afonso Claudino ganhou a 65cc e Gabriel Henrique venceu a 85cc. Na Baton a ganhadora foi Maysa Pianezer.


Anthonny recebeu o incentivo do pai e ex-campeão Wagner Gervásio

Estreando no Catarinense Gabriel Henrique venceu a 85cc

Largada da Baton. Maysa (3) foi a vencedora

A etapa de Papanduva contou com o apoio da Prefeitura de Papanduva e do Hotel Zenf. O Campeonato Catarinense de Velocross 2013 tem o patrocínio da Pro Tork, Grupo Geração, Destak Transportes, Motos Neno, Motoshop e TBT.

A segunda etapa do campeonato está marcada para os dias 9 e 10 de março na tradicional pista de Witmarsun.

Confira os resultados da etapa de Papanduva


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.