Federação Catarinense de Motociclismo

Cavas, trilhos e velocidade, os elementos
do Catarinense de Velocross em Itapema
Texto e fotos: Gerson Coas / FCM

Adriano (989) e Braz (43) durante a VX3

 A combinação de cavas, trilhos, buracos, terreno macio, duro, trechos lisos e outros com maior aderência, poucas vezes foram vistos numa mesma pista pelos pilotos do Catarinense de Velocross. Todos esses elementos formaram o cenário da segunda etapa do estadual 2013, realizada em Itapema, no domingo, 14 de abril. 

 Foram 10 anos de recesso de provas em Itapema. O grande público que prestigiou o evento acompanhou 13 corridas emocionantes. Na abertura da etapa o vice-prefeito Giliard falou sobre a importância de Itapema sediar um evento deste porte. “Para nós é uma alegria muito grande receber estes atletas em nossa cidade. Nosso governo tem se destacado com o apoio total em todas as modalidades do esporte e ao turismo. Estes eventos são uma atração para toda a família, além de movimentar a economia da nossa cidade”, afirmou.


Vice-prefeito Giliard (esq.) e secretário Xavier Canãs (dir.)

Para o prefeito Rodrigo Bolinha a etapa do Campeonato Catarinense de Velocross foi apenas o primeiro passo para que Itapema receba outros eventos de turismo esportivo. “Quero agradecer a todas as Secretarias que se empenharam para realização deste evento. Em especial ao Turismo, Infraestrutura e o Departamento de Agricultura e Iluminação que não mediram esforço para preparar esta área que sediou o evento. A etapa foi um sucesso e agora queremos sediar o Brasileiro de Velocross”, declarou. 

Como tradicionalmente ocorre, uma data do calendário nacional está reservada para Santa Catarina, um Estado que é celeiro de pilotos dessa modalidade. “Vemos com bons olhos a possibilidade do Brasileiro de Velocross em Itapema. Fomos muito bem recepcionados, e sobretudo, com muita boa vontade de todos de realizar essa etapa. Porém, para frente temos que trabalhar melhor a estrutura, ou por exemplo, usarmos a estrutura do CTG ao lado da pista para alocação do box.Também teremos que ver com CBM a questão de uma data mais próxima, como o mês de agosto para fugir da alta temporada. Aliás, a etapa de Santa Catarina estava prevista para agosto no calendário inicial de 2013 da Confederação Brasileira”, disse o presidente da FCM, Onílio Cidade Filho. 


Zimermann (VX1)

 Na bateria da VX1 Edinilson Batista largou na frente e começou a abrir. Assim como no treino da manhã, ele estava forçando nas cavas e trilhos, buscando tirar naqueles pontos da pista a diferença para ganhar vantagem. Leandro Lemos em segundo também forçou, caiu e abandou. Aí não demorou para o líder errar e perder posições, entregando a liderança a Luiz Zimermann. “Realmente eu tive paciência de andar na hora certa. Na VX2 não tive essa paciência e... caí! Por isso até achei que não conseguiria andar bem na VX1. Mas felizmente consegui imprimir um ritmo forte no final. Não adiantava forçar na primeira volta porque a corrida seria uma loteria. Larguei mais atrás, foi administrando, buscando traçados melhores, conquistando posições. Agora sou líder absoluto na classificação da VX1, segundo da VX2... Para ínicio de campeonato está excelente, e devo isso a Motos Neno Yamaha e a Academia Equilíbrio Blumenau”, disse Zimermann agradecendo aos seus patrocinadores.


Jhonatan (VX1)

 Jhonatan Batista que foi o mais rápido no treino da manhã, terminou a bateria na segunda colocação novamente, ocupando assim a vice-liderança da categoria. Tiago Hort foi o terceiro.


Leandro (VX2)

 Na bateria da VX2 Leandro largou na frente, mas faltando duas voltas Zimermann chegou e botou de lado, duelando por alguns instantes para alegria do público. Porém essa diversão durou pouco... ou melhor, até o ‘S’ no final da reta de largada. Zimermann no chão em uma vala e a segunda vitória de Leandro na VX2. “Foi uma pista atípica ao padrão do campeonato. Mas acho que temos que ter pistas assim, que oferecem condições para os pilotos mostrarem a diversidade que ocorre no velocross. Por isso está todos estão de parabéns. Na VX2 e na nacional 230cc amplio ainda mais a liderança do campeonato, enquanto na VX1 tive que abandonar por problema mecânico depois de uma queda... entortei um radiador. Mas agora vamos para Blumenau, que lá a pista também é show, e tentar recuperar essa diferença na VX1. 


Tiago (VX2)

 Em segundo terminou Tiago Hort, que ocupa agora a terceira do certame, empatado em pontos com Jhonatan Batista. 


Largada VX3

 Ricardo Suavi largou na frente na bateria da VX3. Na terceira volta Braz dos Santos assumiu a liderança e não a deixou escapar. Assim como na etapa de abertura Adriano Pasold bem que tentou tirar de Braz a vitória, mas um erro na última volta lhe custou a segunda colocação para Graciano Molinari.


Braz

Adriano, porém venceu novamente a VX3 Nacional de ponta a ponta e assim também lidera com 50 pontos.


Largada da estreante especial

 Gate cheio na estreante especial, mas Sebastião da Silva Júnior dominou outra vez. “Foi uma prova muito difícil por conta da pista. Preferi não arriscar, manter a calma e deu certo: conquistei a segunda vitória na temporada e sigo na liderança”, disse o garoto de Santa Terezinha. 


Sebastião Jr.

Destaque para Fabiano Bernardo que no ano passado participou com êxito das copas regionais e de algumas provas do cross country. Agora no Catarinense de Velocross chegou em segundo, andando próximo do líder.


Fabiano Bernardo

Largada da nacional 230cc estreante

Terceiro colocado na Estreante Especial, Iago Sgorla venceu a Estreante Nacional 230cc. Em Papanduva ele também já havia conquistado os 25 pontos de vencedor. Cristian Andrade terminou em segundo.


Iago Sgorla, nacional 230cc estreante

Na classe Nacional Força Livre uma das mais acirradas disputas da tarde. Valendo a segunda colocação João Vergutz conseguiu superar Amadeu Neto na última curva. Daniel Rossini venceu com boa vantagem.

Vergutz venceu na Nacional 300cc, uma bateria que foi também igualmente bem disputada.


João Vergutz (53)

 26 pilotos largaram na classe Nacional 150cc e mais uma vez Márcio Rover venceu, alcançando 50 pontos no certame.


Márcio Rover, nacional 150cc

Na classe 85cc Matheus Alexandre foi uma das vítimas das valas do circuito. Depois de fazer a melhor volta da corrida ele caiu forte - na quarta volta - e abandonou. Com isso Diego da Silva concluiu a bateria administrando a vantagem.


Diego da Silva, 85cc

Na 65cc João Afonso dos Santos também caiu, facilitando a vida para o vencedor da etapa Vinícius dos Santos.


Vinícius (9) e João (18) na 65cc

Bateria equilibrada na classe 55cc. Pedro Henrique Todt e Anthonny Gervásio andaram forte e lado a lado. Dessa vez vitória de Pedro Henrique que agora empata com Gervásio em pontos na liderança com 47 pontos.


Pedro Henrique (699) e Anthonny (18), minimotos

 A segunda etapa do Campeonato Catarinense de Velocross foi uma promoção da Prefeitura de Itapema através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Federação Catarinense de Motociclismo e apoio da Pro Tork, Motoshop, Geração Yamaha, Destak Transportes, TBT e Motos Neno.

 A competição segue para a terceira etapa neste final de semana, dias 20 e 21 de abril, em Blumenau, no Motódromo Tatutiba.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.