Federação Catarinense de Motociclismo

Dupla vitória de Campano e comemoração catarinense
em seis pódios de São José
Texto: FCM com informações Comunic.Ativa - Fotos: Gerson Coas / FCM

Pipo e Campano comemoram no pódio da MX1

O espanhol Carlos Campano, de maneira geral, comemora suas vitórias com bastante  discrição. Mas neste domingo, 15, em São José, durante a sexta etapa do Brasileiro de Motocross, foi receber que a quadriculada da segunda bateria que o público que lotou as arquibancadas viu um Campano bem mais solto e extrovertido que o normal.  Além da dupla vitória em casa, o espanhol radicado em São José comemorou o seu aniversário de 28 anos no alto do pódio da MX1, ao lado do companheiro de equipe Pipo Castro.


Erivelto, Chumbo e Richard na MX3

Houve ainda comemoração catarinense no pódio da MX2 com Anderson Cidade, no domínio da MX3 com os três primeiros lugares de Milton Chumbinho, Richard Berois e Erivelto Nicoladelli, na classe Júnior com Leonardo de Souza, e na classe 50cc, sendo que na B Victor Fronza foi o melhor colocado. 

Inaugurado em novembro de 2002, o Motódromo de Potecas / São José passou por várias mudanças ao longo desses 11 anos, mas sempre mantendo a mesma base do traçado. Rebatizado em novembro do ano passado como Motódromo Marronzinho, em homenagem ao tricampeão Brasileiro que tinha nesse local a pista preferida para treinos, recebeu agora a sua primeira prova do campeonato nacional.  

Categoria MX1


Largada MX1

O português Joaquim Rodrigues largou na frente, seguido por Carlos Campano, Rafael Faria, Ratinho Lima, Balbi Jr. e Adam Chatfield.


Joaquim Rodrigues

Faria caiu logo na sequência, dando adeus as chances de um bom resultado na bateria. Com a liderança do campeonato em jogo, logo nas primeiras voltas Balbi e Chatfield passaram Ratinho e travaram a partir dali um duelo pela terceira colocação. Na briga pela ponta, o espanhol Campano ultrapassou Rodrigues e disparou na frente. Com Campano tranquilo na frente, o ritmo de Chatfield e Balbi era tão intenso que os dois pilotos cruzaram a linha de chegada pressionando o português Joaquim Rodrigues, que terminou a prova em segundo lugar.


Balbo Jr.

Na classificação, Balbi tinha uma vantagem de quatro pontos sobre Chatfield na liderança. Mas com o resultado da bateria – Campano, Rodrigues, Chatfield, Balbi e Humberto Martin em quinto – a diferença caiu para dois pontos.


Adam Chatfield

Humberto Martin

Na segunda e decisiva bateria Balbi e Rodrigues largaram juntos na ponta e acabaram se tocando no primeiro salto (mesa de chegada). O português aterrissou na lateral do obstáculo e no retorno a pista bloqueou a passagem de Balbi na curva seguinte. Na confusão Chatfield assumiu a ponta, o português ficou na segunda posição, seguido por Campano. Balbi fechou a volta inicial na 10ª colocação.


Campano

Os três primeiros seguiram num ritmo forte e sem alterações até os 20 minutos de prova, quando  Campano definiu a corrida superando os dois concorrentes para vencer mais uma bateria do dia. E nessa volta em que a moto de numeral 115 apareceu liderando, o público vibrou. “Para mim é muito legal... um espanhol morando em São José e o público se identificando comigo é muito gratificante”.


Pipo e Welington Garcia

 Balbi nesse momento já era o quarto colocado, posição que finalizou, seguido de Pipo Castro que sofreu com a inusitada quebra do escapamento da sua Yamaha. “Eu senti que estava rápido, bem mais solto e a vontade na pista do que na primeira bateria. Infelizmente aconteceu essa quebra do cano que tirou muita potência do motor. Eu tinha que passar marcha cedo e aproveitar o torque para conseguir fazer os saltos. Girando alto a moto não ia nada”, explicou Pipo satisfeito ao subir no pódio na etapa de casa. "Acredito que o novo formato de treino está dando certo e posso conseguir resultados ainda melhores no motocross", disse confiante Pipo, que até agora mirava nas pistas do Arena Cross como seu alvo principal.

Coma a manobra após a largada Joaquim Rodrigues foi penalizado pelo júri de prova em 30 segundos e caiu da terceira para a sexta colocação.

Resultado da MX1

Pos

MX1 - Somatório das baterias

Pontos

115 Carlos Campano Jimenez 50 25 25
407 Adam Chatfield 42 20 22
108 Joaquim Rodrigues 42 22 20
3 Antonio Jorge Balbi Junior 36 18 18
8 Cristopher Castro 31 15 16
101 Humberto Alejandro Martin 31 16 15
5 Marcello Ferreira de Lima 28 14 14
4 Roosevelt de Freitas Assunção 24 12 12
77 Marcos Guilherme de Lima 22 11 11
10º 303 Gabriel Montagner Silva 18 9 9
11º 710 Venicio Voigt 17 7 10
12º 421 Lucas Favero Basso 16 8 8
13º 21 Wellington Garcia Matos 13 13 --
14º 116 Rafael da Silva Faria 13 0 13
15º 43 Leonardo Rodrigo Dambros 12 6 6
16º 35 Daniel da Silva Pessanha 10 10 0
17º 9 Richard Berois Bermudez 9 4 5
18º 121 Mateus Favero Basso 7 0 7
19º 102 Leonardo Battisti Archer 5 5 --
20º 581 Jonatas Migliorini 4 0 4
21º 25 Walter Sergio Tardin 3 3 --
22º 285 Jeisson Alan Potrich 3 0 3
23º 122 Eduardo Appel 2 2 0
24º 206 Samuel Robaina 1 1 --

Do alto do pódio, Campano homenageia o amigo Marrom

Campeonato na MX1

Atual campeão da categoria, com o resultado desta sexta etapa Campano pulou para a terceira colocação com 226 pontos. “Esse ano foi muito ruim para mim, caí muitas vezes na largada, me enrosquei com outros pilotos, aconteceram muitos problemas nas corridas até agora. Aqui era bem importante para eu ganhar, em casa, onde mora a equipe, na pista do Marrom, é meu aniversário e tudo mais, então nada poderia falhar, e deu certo”, relatou Campano.

Quanto ao campeonato, o espanhol ainda confia nas suas chances.  “Temos mais duas etapas pela frente. Há muitos pilotos rápidos e isso é bom para mim. Jean Ramos não estava andando, na próxima ele já estará correndo e é um cara a mais tirando pontos. Vou tentar ganhar as corridas que faltam e ver o que acontece. Tem ano que a gente tem problemas, tem ano que não acontece nada, sai tudo perfeito. Saio daqui satisfeito com o meu trabalho, como a equipe melhorou... uma hora a má sorte tinha que parar. Hoje ganhamos, fomos superiores. Vamos trabalhar duro e buscar os resultados”, concluiu Carlos Campano.

O resultado da etapa também foi bom para Adam Chatfield que ao conquistar a segunda e terceira colocações se igualou a Antonio Balbi Jr. na classificação geral do Campeonato. Os dois pilotos agora estão empatados na liderança da categoria com 243 pontos.

“Eu perdi para o Balbi nas últimas competições e agora voltei a andar na frente dele. Tenho consciência que as duas etapas finais serão muito importantes para definir que vai levar o título”, ressalta Chatfield.

Na quarta colocação da tabela está Joaquim Rodrigues com 208 pontos e em quinto Wellington Garcia com 190.

Os pilotos ainda encaram duas etapas, em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 19 e 20 de outubro, e Senador Canedo (GO), 9 e 10 de novembro, para saber quem será o campeão da categoria.


Venício Voigt

Categoria MX2 

Depois de várias mudanças de posições nas duas baterias da MX2 o português Paulo Alberto conquistou mais uma vez o lugar mais alto do pódio. Ele venceu as duas baterias e agora com o resultado somou 266 pontos e ampliou um pouco mais a diferença para o segundo colocado, o parceiro de equipe, Thales Vilardi (256). Em terceiro no geral aparece Dudu Lima somando 219 pontos, seguido de Hector Assunção com  182 e Anderson Cidade com 179 pontos na quinta colocação.


Segunda largada da MX2

“Na 1ª bateria não larguei muito bem e na segunda foi difícil passar o Anderson Cidade. Mas, fiquei feliz com o resultado, consegui abrir um pouco a vantagem, isso é bom. Agora é continuar no mesmo ritmo”, disse o campeão da etapa e líder do Brasileiro, Paulo Alberto.


Paulo Alberto

Thales Vilardi terminou em segundo lugar nas duas baterias e com o resultado permanece também na segunda posição no Campeonato. “A competição está bem disputada. Eu imprimi um bom ritmo na prova. Ainda tem duas etapas, acredito que dá para buscar a liderança”, apontou Thales.


Thales e Paulo Alberto na disputa pela liderança da MX2

Para Anderson Cidade a etapa de casa teve um peso extra de responsabilidade, coorrendo entre a cruz e a espada... Acelerar forte para conseguir um bom resultado diante da sua torcida e dos seus patrocinadores, mas ao mesmo tempo conduzir a moto com todo o cuidado para não se machucar, pois nesta semana ele embarca com a Seleção Brasileira rumo a Alemanha para o Motocross das Nações 2013.  


Anderson

Na primeira bateria Anderson e Hector Assunção fizeram a primeira curva entre os ponteiros, se enroscaram com outros pilotos, caíram e recomeçaram a corrida lá atrás. Os dois partiram para recuperar posições e andaram a bateria toda praticamente juntos. No final Hector esboçou uma tentativa de ultrapassagem no catarinense, mas logo perdeu o fôlego e o ritmo para ganhar mais colocações. Anderson terminou em sétimo e sentindo a pancada na perna, e Hector em décimo.

Sem sustos na bateria final Anderson largou em segundo, vendeu caro a posição para Paulo Alberto lá pelos 15 minutos de prova, e no final, quase recuperou a segunda colocação ao emparelhar com Thales. “Os dois até puderam ganhar de mim, mas aqui em casa eles tiveram que suar um pouco mais”, brincou o josefense Anderson Cidade que subiu na quarta colocação do pódio da MX2.


Marçal

Marçal Muller conquistou a terceira colocação na primeira bateria - o seu melhor resultado da temporada, obtendo também o terceiro lugar no pódio. Dudu Lima completou o pódio em quinto com a quarta e quinta colocações nas baterias.


Dudu Lima

Paulo Alberto, duas vitórias em São José

Resultado da MX2

Pos

MX2 - Somatório das baterias

Pontos

211 Paulo Alberto 50 25 25
27 Thales Vilardi 44 22 22
544 Marçal Muller 35 20 15
20 Anderson Hauptli Cidade 34 14 20
2 Eduardo Ferreira Lima 34 18 16
1 Hector Freitas Assunção 29 11 18
83 Anderson Pereira do Amaral 28 16 12
412 Endrews Armstrong Nhemihes 25 12 13
97 Pedro Henrique Rosa Bueno 24 10 14
10º 70 Fabio Aparecido dos Santos 24 13 11
11º 891 Gustavo Pessoa de Souza 21 15 6
12º 127 Ismael da Costa Rojas 18 8 10
13º 134 Caio Lopes Fernandes 18 9 9
14º 169 Diego Fernando Henning 13 5 8
15º 31 Jose Brayan Padilha Soares 13 6 7
16º 361 Maicon Frena 12 7 5
17º 417 Lucas Caetano Alves Moreira 6 3 3
18º 111 Gustavo Pereira do Amaral 4 0 4
19º 58 Leandro Davids Araújo 4 4 0
20º 728 Kaue Fabricio Marchel Vieira 3 2 1
21º 124 Marcos Paulo Holtman 2 0 2
22º 95 João Victor da Veiga 1 1

 

Categoria MX3


Chumbinho

O líder da categoria Milton Chumbinho Becker largou mal, mas antes de completar a primeira volta, Chumbinho já era o terceiro colocado. Com um ritmo mais intenso, o piloto conseguiu se aproximar de Erivelto Nicoladelli para conquistar a segunda colocação, e depois mirou no líder Richard Berois. “Percebi que o Richard, mesmo com a pista livre a sua frente, não conseguia abrir. Aí mantive o meu ritmo durante algumas voltas para não me desgastar, e então vi que eu comecei a chegar. Aí ataquei e passei”, explicou Chumbo.


Por duas voltas Richard tentou dar o troco...

... mas acabou em segundo

Richard que já havia largado na MX1, ainda tentou por duas voltas dar o troco, mas sem êxito preferiu garantir o segundo lugar. Erivelto fechou a bateria em terceiro, dando assim as três primeiras colocações da MX3 para Santa Catarina.


Erivelto Nicoladelli

Chumbo é o atual campeão da categoria e agora está ainda mais perto de manter título com essa vitória em casa. Ele soma 147 pontos, contra 113 do vice-líder Nicoladelli.  “Sou catarinense e adoro correr aqui. O público vem, prestigia e te empurra mesmo. É um verdadeiro show”, concluiu.


Novamente a festa catarinense no pódio da MX3

Pódio da MX3
1º - Milton Becker
2º - Richard Gabriel
3º - Erivelto Nicoladelli
4º- Mariana Balbi
5º - Davis Guimarães

Categoria Júnior  


Ramyller e Enzo

O gauchinho Enzo Lopes venceu mais uma vez na classe Júnior, que voltou a ter o predomínio dos motores 2T. No início ele e Ramyller Alves até duelaram pela liderança. Mas logo Enzo consolidou a liderança rumo a quadriculada. “No começo da prova foi difícil. O Ramyller e eu nos tocamos umas duas vezes. Mas consegui terminar em primeiro, era meu objetivo. Agora é continuar treinando”, destacou Enzo Lopes. O piloto agora soma 122 pontos no Brasileiro, e segue com 24 pontos de diferença para o segundo colocado no Campeonato, Kioman de Jesus (98 pontos).


Enzo

Durante a prova Kioman largou em terceiro, mas aos 10 minutos foi para cima de Ramyller e assumiu a segunda posição. Ramyller ainda acabou sendo pressionado pelo catarinense Leonardo de Souza, mas resistiu.  “Calma... esse ano a gente teve uma lesão no início da temporada e estamos ainda em recuperação. Deixa para o ano que vem!”, falou confiante o pai do Léo, que trabalha e reside junto com o filho no CT do paranaense Leandro Silva, em Curitiba. “A gente tá morando lá, mas o nosso coração sempre será catarinense!”, concluiu. 


Léo Souza

 Pódio da Júnior
1º Enzo Lopes
2º Kioman de Jesus
3º Ramyller Alves
4º Leonardo de Souza
5º Yuri Chantin 

Categorias 50cc A e B


Largada 50cc

O gate da classse 50cc A e 50cc B baixou com 26 pilotos. Luiz Eduardo Martins, da categoria B largou na frente na prova, mas acabou terminando em 12º. Quem se deu bem foi Gabriel Andrigo que saiu em segundo e logo assumiu a primeira posição até o fim da disputa. Mas, o piloto Diogo Moreira deu trabalho para Gabriel. Os dois até chegaram a fazer o mesmo tempo de volta mais rápida. Nos últimos minutos Diogo acelerou mais e quase passou, mas não deu para ele, e terminou em segundo.


Gabriel e Diogo a poucos mestros da chegada da 50cc B

A primeira Etapa da categoria 50cc foi em abril deste ano em Carlos Barbosa-RS. Esta prova em São José, marca a segunda etapa da categoria no Brasileiro deste ano. No Rio Grande do Sul Gabriel Andrigo chegou em primeiro. Agora repetiu o feito, e pretende manter-se na frente.

“Eu vou tentar faturar todas as provas e ser campeão invicto. Estou treinando bastante para isso. E vou treinais ainda mais para as próximas etapas", comentou Gabriel.


Victor Fronza

Entre os catarinenses, destaque para os garotos da B Victor Fronza que chegou em terceiro, mesma posição que ocupa no campeonato, e para Gabriel Mielke e João Victor Vitorino, que em suas  primeiras participações num Brasileiro já arrancaram a sexta e sétima colocações, respectivamente.

Na 50cc A Guilherme Salvador terminou em sétimo, mesma posição que ocupa na classificação geral.


Cristyan Eckhardt

Pódio da categoria 50cc A
1º Cristyan Rian Eckhardt
2º Rafael Becker
3º Marlon Lazaretti
4º Leandro Pereira de Souza Junior
5º Brayan Henrique
6º Ricardo Luis Ikeda Ramos
7º Guilherme Antonio Mattiuz Salvador
8º Cauã Vicente Lopes Rodrigues
9º Gregory Oigres Alves Mota
10º Derek Slater Rocha Da Silva

Pódio da categoria 50cc B
1º Gabriel Bohrer Andrigo
2º Diogo Moreira Nascimento
3º Victor Kaue Fronza
4º Rodolfo Bicalho
5º Mateus Forghieri
6ºGabriel Vinicius Dos Santos Mielke
7º João Vitor Vitorino
8º Athalo Araujo Brito
9º Henrique Henicka
10º Felipe Rossa Rodrigues

 A sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross foi uma realização da Federação Catarinense de Motociclismo – FCM, com a organização e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM. O Campeonato 2013 tem o patrocínio da Rinaldi, Honda, Yamaha, X Motos do Brasil, Petrobrás, Lubrax, IMS Racing, Peterlongo e Circuit. A etapa també teve como patrocinadores o Governo do Estado de Santa Catarina, Fundesporte, Fesporte, Prefeitura Municipal de São José, Fundação Municipal de Esportes de São José, Secretaria de Infraestrutura de São José, Grupo Geração e Destak Transportes.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.