Federação Catarinense de Motociclismo

Rally Cerapió abre a temporada
do Brasileiro de Regularidade
Texto: Divulgação

Cascaes quer começar a temporada com vitória...

 Na próxima terça-feira, 28 de janeiro, começa o Campeonato Brasileiro de Regularidade 2014. O catarinense Guilherme Cascaes, bicampeão da categoria máster das duas últimas edições do Rally Cerapió - Piocerá está de volta, com inscrição confirmada. E o fato que Cascaes, que também é bicampeão brasileiro de Enduro de Regularidade (2011 e 2012), ter perdido esse título para o paranaense Emerson Loth, o Bombadinho, na temporada de 2013, não significa que ele se deixou abater. Pelo contrário, Cascaes está focado tanto em busca do tricampeonato da categoria mais forte do off-road no maior rali de regularidade das Américas, quanto também para lutar em busca do título nacional da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM. Na temporada 2013, ele ficou com a terceira colocação nacional, atrás apenas de Bombadinho e do capixaba Jomar Grecco, o vice-campeão.

Cascaes afirmou que tem mantido os mesmos treinos durante todo o ano de 2013 e nem mesmo neste período de fim de ano tem relaxado. “Como o campeonato brasileiro começa em janeiro com o Cerapió, não da para parar de treinar. Tenho me dedicado a treinos funcionais de duas a três vezes por semana, em torno de 200 km com moto semanal”.

O piloto diz que o fato de ter vencido as duas últimas edições do Cerapió/Piocerá gera uma certa pressão sobre ele. “Claro que nada melhor que manter o título e começar o campeonato vencendo, mas encaro cada prova como um novo desafio onde vários pilotos têm reais chances de vencer. Estou muito bem e preparado para mais esta grande prova. Com certeza as dificuldades serão grandes. O nível dos pilotos está cada vez mais alto”, pensa o piloto, que disputará novamente a prova numa Yamaha WR 250F.


... e busca recuperar o título nacional

Cascaes chegou meio que desconhecido em 2011 no Piocerá e já tirando o reinado de alguns favoritos. Ele conta o seu segredo para tanto brilho desde então, quando tem se mantido entre os tops no país. “O Cerapió/Piocerá é uma prova longa, de quatro dias e com oito etapas, onde o mais importante é manter a regularidade durante todos os dias. O condicionamento físico e mental ajuda bastante em provas como essa. Espero um Cerapió bem técnico e uma disputa de ponto a ponto, já que a categoria máster está muito disputada”, conta. Cascaes diz ainda que o Rally Cerapió é uma referência para ele e muitos outros competidores. “É uma prova que já tem identidade própria. Mistura paisagens naturais, terrenos variados, técnica, condicionamento físico e muita diversão. É uma prova que eu não deixaria de participar, mesmo que não fosse válido pelo campeonato brasileiro”.

Com relação ao atual campeão brasileiro, Bombadinho, que passou a se dedicar 100% ao enduro de regularidade, Cascaes revela que não chega a ser um ponto negativo para os demais pilotos, que conciliam o enduro com outras atividades profissionais. “Acredito que é uma dificuldade a mais, mas não é impossível, mesmo para quem está iniciando. Prova disso é que meu primeiro título nacional, em 2011, venci pilotos profissionais quando era piloto privado; vai de cada um se dedicar e focar no objetivo”.


O paranaense Emerson "Bombadinho" é o atual campeão Brasileiro

O Rally Cerapió abre os campeonatos brasileiros de regularidade para carros 4x4, quadriciclos e motos A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo, Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação Brasileira de Ciclismo e das federações de Motociclismo do Piauí, Maranhão e do Ceará e federações de Ciclismo do Piauí, Maranhão e do Ceará.

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.