Federação Catarinense de Motociclismo

Ike, Guto, Cascaes e Silveira passam
ilesos pela etapa Maratona
Texto: Reportagem FCM

Jean Azevedo é o melhor brasileiro da prova. (foto: Marcelo Machado)

Dos 29 pilotos que largaram para a etapa Maratona nesta quinta-feira (dia 28), entre São Francisco e Diamantina, em Minas Gerais, sete não completaram o percurso no tempo permitido de sete horas.  No total foram percorridos 645,44 km, sendo 335,98 de especial (trecho cronometrado). Ou seja, no total a mesma quilometragem que cruzar o Estado de Santa Catarina de leste a oeste numa só pegada, correndo contra o relógio. A especial teve diversos tipos de piso, com serra, trechos sinuosos, trechos mais rápidos, lombas e mata-burros.

O desafio foi ainda maior nesta quinta etapa, já que ao final do dia os competidores não puderam receber auxílio mecânico externo, precisando usar todo o conhecimento para resolver eventuais problemas sozinhos.  O espanhol Marc Coma venceu sua terceira etapa em cinco disputadas e lidera, agora com sete minutos de vantagem para o português Paulo Gonçalves, que foi o terceiro no dia. Melhor brasileiro na prova, Jean Azevedo terminou em segundo, a 4min33s de Coma. No geral, está em terceiro lugar, 14min10s atrás do espanhol.


Ike ocupa a 7ª colocação no geral (foto: Doni Castilho)

Ike Klaumann fez o sétimo melhor tempo do dia e segue como o segundo melhor brasileiro, em sétimo no ranking das motos, de acordo com os resultados extra-oficiais.  “Comecei muito bem na especial, que foi bem completa hoje. Fui obrigado a diminuir um pouco a velocidade nos últimos 80 km, já que senti fortes dores no pulso. Acabei sofrendo uma queda nos quilômetros finais, mas me recuperei bem e, mesmo com os imprevistos, terminei em uma boa colocação, principalmente levando em conta a dificuldade da Maratona. A moto está em perfeitas condições para amanhã e sigo confiante em mais um bom resultado”, contou o piloto que compete na categoria FIM 450cc.


Cascaes lidera a Production Aberta (foto: Victor Eleutério)

Pela Production Aberta, Guilherme Cascaes ficou em 11º no geral (em 5h00min10) e venceu na sua categoria. "A especial foi bem dura, com 350 km, com bastante trecho de trial, muita trilha travada o tempo todo. Procurei poupar o equipamento para amanhã, estou satisfeito com o resultado", contou.

Leandro Silveira obteve nesta quinta-feira seu melhor resultado, a 14ª colocação entre todas as motos do Rally. "Dia bem completo hoje, com muita travessia de rio e terrenos diferentes. Ainda bem que chegamos inteiros, com as motos em perfeitas condições para amanhã seguir o desafio", disse Silveira.


Leandro teve nesta quinta etapa o seu melhor resultado (foto: Gustavo Epifrânio)

O irmão mais velho dos Klaumann, o Guto, foi o 15º no geral e ocupa a 14ª colocação no tempo acumulado. “Hoje a especial foi ‘pedreira’. Após o abastecimento, pegamos um trecho de serra muito difícil. Andei de forma cautelosa, procurando poupar os equipamentos, e deu tudo certo. O importante é que superamos a etapa de hoje, que era a mais difícil. Amanhã teremos uma especial mais curta mas, provavelmente, com um terreno de pedras bem semelhante ao de hoje”, concluiu Guto.


Guto Klaumann - Hoje a especial foi ‘pedreira’ (foto: D Fotos)

Ricardo Martins e Eduardo Juttel não largaram nesta quinta-feira. Ricardo foi recuperando a moto e deve largar para as duas últimas etapas da competição.

Nesta sexta feira, os pilotos encaram a sexta e penúltima etapa da prova, com percurso em laço na cidade de Diamantina, em Minas Gerais. Serão 213 km, com 159 km de especiais. 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.