Federação Catarinense de Motociclismo

Catarinenses em alta no Brasileiro
de Motocross no Rio de Janeiro
Texto: Danilo Caboclo / Reportagem FCM

Após quatro anos o Rio de Janeiro voltou a receber uma etapa do Campeonato Brasileiro e o retorno não poderia ser melhor. O público compareceu em peso na cidade de Paty dos Alferes (cerca de 100km da capital) e as disputas emocionantes ditaram o ritmo da prova. Destaque para os catarinenses Carlos Campano, campeão na MX1, e Milton “Chumbinho” Becker e Richard Berois, segundo e terceiro colocados respectivamente na MX3.


Campano venceu as duas baterias no seu retorno à competição (foto M. Hass)

Retornando as competições após uma lesão, Carlos Campano mostrou que está em boa forma e venceu novamente. Muito consistente, o espanhol que reside atualmente em São José, venceu as duas baterias da MX1.  "Estou bem feliz porque meu dia começou um pouco estranho, mas acabou bem. Depois do treino livre eu nem sabia se conseguiria andar porque a pista estava pesada, meu pé doendo, e o traçado tinha muitas curvas para a direita (o lado do pé lesionado). Só que na primeira bateria eu larguei bem, o Jetro (Salazar) abriu um pouco na frente, mas acho que ele cansou e eu consegui chegar e passar. Ganhei a prova e fiquei mais tranquilo para a segunda bateria. Arrisquei bastante na segunda largada e saí em primeiro. Consegui abrir um pouco, e no final, mesmo "morto de cansado", consegui ganhar", relata Campano, que agora é o vice-líder do campeonato, mesmo tendo ficado fora da terceira etapa por causa da lesão no tornozelo. 

Rafael Faria deslocou seu ombro mais uma vez e abandonou a prova ainda na primeira bateria da MX1. 

Já na MX2 o português Paulo Alberto venceu a categoria com um primeiro e um segundo lugares nas baterias. Anderson Cidade foi o melhor catarinense nas disputas terminando na quarta colocação geral. Neste fim de semana, além das duas baterias da sexta etapa, a organização de prova também realizou a segunda bateria pendente da etapa de Pedra Bonita. Nessa bateria Anderson terminou na terceira posição, conquistando pontos importantes para o ranking.


Anderson conquistou dois terceiros e um 6º lugar no fim de semana (foto M. Hass)

"Na primeira bateria eu bati e desconectou um cabo na moto. Acabei perdendo uma volta e isso prejudicou meu resultado, mas consegui andar bem, ultrapassando diversos pilotos, inclusive os líderes da corrida quando eu recuperava esta volta perdida. E na segunda bateria eu saí melhor, na segunda colocação. Com a pista bastante pesada, tentei fazer uma prova sem correr muitos riscos porque ainda estou voltando de lesão (no ombro). Perdi uma posição, mas me mantive no pódio. Agora é tentar melhorar nas últimas etapas", ressaltou Cidade.

Ainda entre os catarinenses, o piloto de Camboriú Leonardo de Souza terminou a prova na nona colocação, mesma posição que ocupa no geral. Brayan Soares finalizou a primeira bateria em 11° e a corida seguinte em 12°. Atualmente ele é o sétimo colocado na classificação.

Na MX3, a emoção durou quase toda a corrida. Milton Becker, Chumbinho, e Davis Guimarães brigaram pela vitória desde a primeira curva. Davis assumiu a ponta ainda na primeira volta e liderou até o fim, mas, sem conseguir abrir vantagem para Chumbinho, que pressionou o rival o quanto pôde. Na terceira posição, uma corrida segura e sem sustos de Richard Berois, praticamente, sem mudar de posição durante a prova. Erivelto Nicoladelli não pontuou, mas assim mesmo manteve a quinta colocação no campeonato.


Chumbinho brigou até o final pela vitória (foto: Pro Tork)

Com o resultado, Milton “Chumbinho” Becker segue na vice-liderança do ranking e agora briga pelo título nacional justamente com Davis na última etapa do Brasileiro, que acontece em Santa Maria (RS) dias 11 e 12 de outubro.

Pela categoria Júnior, mais uma vitória de Enzo Lopes. O melhor catarinense foi Diego Hening que terminou a etapa em nono.

Resultados da sexta etapa - Paty do Alferes, RJ

MX1
1. Carlos Campano -1-1 
2. Jean Ramos - 3-3
3. Jetro Salazar - 2-4
4. Balbi Junior - 5-2
5. Adam Chatfield - 4-7

MX2
1. Paulo Alberto - 1-2
2. Thales Vilardi - 3-1 
3. Hector Assunção - 2-4
4. Anderson Cidade - 6-3 
5. Pepê Bueno - 4-5

MX3
1. Davis Guimarães

2. Milton "Chumbinho" Becker 
3. Richard Berois
4. Vinicius Rachid
5. Mariana Balbi

Júnior
1. Enzo Lopes
2. Frederico Spagnol
3. Renato Costa
4. José Felipe Mombach
5. Vinicius Abreu  

Classificação do campeonato
MX1
1. Jetro Salazar - 241 pontos
2. Carlos Campano - 220 pontos
3. Balbi Junior - 219 pontos
4. Jean Ramos - 218 pontos
5. Wellington Garcia - 212 pontos

MX2
1. Thales Vilardi - 260 pontos 
2. Paulo Alberto - 258 pontos
3. Hector Assunção - 243 pontos
4. Gustavo Pessoa - 176 pontos
5. Anderson Cidade - 171 pontos

MX3
1. David Guimarães - 143 pontos
2. Milton Backer - 135 pontos
3. Richad Berois - 106 pontos
4. Mariana Balbi - 105 pontos
5. Erivelto Nicoladelli - 71 pontos

Júnior
1. Enzo Lopes - 150 pontos
2. Frederico Spagnol - 108 pontos
3. Vinicius Abreu - 97 pontos
4. Djalma Carvalho - 91 pontos
5. Leonardo de Almeida - 84 pontos         


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.