Federação Catarinense de Motociclismo

A despedida a Luiz Henrique, o
Governador do motociclismo
Texto e fotos: Gerson Coas - Reportagem FCM

A notícia da morte do Senador e ex-Governador Luis Henrique da Silveira na tarde desse domingo, 10 de maio, pegou de surpresa os catarinenses. Além de um gestor público de capacidade indiscutível, Luiz Henrique era considerado um político de grande visão, estrategista, articulador e aglutinador de forças. Foi com o sua palavra e seu gesto de apoio que a FCM e o Motoclube de Canelinha puderam concretizar o sonho de milhares de motociclistas brasileiros, que foi o retorno do Campeonato Mundial de Motocross ao país.

Trajetória de um vencedor

Ao longo dos seus 75 anos, o blumenauense que se radicou em Joinville colecionou inúmeras vitórias na carreira.  Eleito pela primeira vez em 1973 para o cargo de deputado estadual, aos 33 anos, desde então Luiz Henrique da Silveira não ficou mais sem mandato eletivo. Nesse período foi cinco vezes eleito deputado federal, sendo em três eleições o catarinense mais votado. LHS também três vezes eleito prefeito de Joinville e após assumir o Governo de Santa Catarina de 2003 a 2006 foi o primeiro governador do Estado a ser reeleito, ficando no cargo até 2010. Em 2011 assumiu uma cadeira no Senado Federal, mandato que ocuparia até 2019.

Apaixonado pela cultura e artes, também sempre se mostrou um incentivador das práticas esportivas. Foi na sua gestão que o motociclismo passou a contar com maior apoio do Governo Estadual. E por diversas oportunidades ficou claro, por exemplo, que o apoio era feito de forma incondicional e independente da sigla partidária que comandava o município sede da competição.


Luiz Henrique e Sérgio Jachovicz, no Motódromo de Canelinha

Durante os seus dois mandatos como Governador, as etapas do Brasileiro de Motocross em Canelinha sempre tiveram a sua marca. E se ele não estivesse presente, o seu vice ou secretários representavam o Governo de SC.


Chumbinho e LHS, campeões em suas carreiras que escolheram Joinville para morar


Em maio de 2006, LHS rodeado de amigos acompanhando o Brasileiro de MX

Luiz Henrique foi um dos padrinhos do retorno do Mundial de Motocross ao Brasil em 2009. Desde 2007, quando foram iniciadas as negociações para o GP Brasil em Santa Catarina, LHS assumiu o compromisso de apoiar o evento, avalizando o projeto e dando todos os poderes aos seus secretários, para que no que coubesse ao Estado, fizessem o evento acontecer.

 - LHS, o motocross brasileiro deve essa ao senhor.


O GP Brasil de 2009...

... divulgou ainda mais SC para o mundo


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.