Federação Catarinense de Motociclismo

Cairoli vence, mas Campano é o Campeão
da Copa Brasil de Motocross na MX1
Fotos: Maurício Hass

Carlos Campano e Jean Ramos travaram um duelo particular para a equipe Yamaha Grupo Geração na decisão do título da categoria MX1 da Copa Brasil de Motocross disputada neste fim de semana, 17 e 18 de outubro. Para colocar ainda mais tempero, o octacampeão mundial Antonio Cairoli, da Red Bull KTM, fez uma participação especial no evento e deu show para os 15 mil expectadores que estiveram no Motódromo Marronzinho, em São José, Santa Catarina. A competição também contou pontos para a quarta etapa do Brasileiro de Motocross e sexta etapa do Catarinense de Motocross.

Cairoli venceu as duas baterias e conquistou a etapa de São José. Mas, a expectativa gerada desde o comunicado da participação do italiano era a de como se sairiam os pilotos que estão no Brasil. 

Na primeira bateria, Ramos e Campano deixaram claro que a vida do italiano não seria fácil. A dupla da Yamaha Grupo Geração largou na frente e só aos 18 minutos, dos 30 de prova, é que Cairoli conseguiu assumir a liderança e cruzar a linha de chegada com 13 segundos de vantagem.

Antonio Balbi Junior (Pro Tork 2B Kawasaki Racing) fez uma boa corrida e terminou na quarta posição, seguido por Jetro Salazar (Escuderia X), em quinto. 

Carlos Campano largou na frente na segunda bateria, com Jean Ramos em segundo e Antonio Cairoli em terceiro. O italiano assumiu primeira posição na primeira volta, e a corrida parecia se encaminhar para uma disputa entre os pilotos da Yamaha pelo título da Copa Brasil. 

Mas, Cairoli errou e caiu, voltando à corrida na terceira posição. De volta à liderança, Campano tratou de abrir vantagem. Jean Ramos resistiu aos ataques do italiano por cerca de cinco voltas, mas acabou perdendo a segunda posição.

Cairoli ultrapassou Campano já passando dos 25 minutos de corrida. Começou, então, o duelo entre Campano e Jean pelo título. O brasileiro pressionou o espanhol até a última volta, e ambos se aproximaram de Cairoli, que cruzou a linha de chegada com uma diferença de cerca de 2 segundos para os pilotos da Yamaha.  "A corrida foi boa. O evento foi bem legal, com bastante público e uma pista bem técnica. Eu estava bem, mas na segunda bateria, um pouco cansado, acabei caindo, Mas, sabia que se mantivesse a velocidade e a consistência, voltaria ao primeiro lugar. Tenho que reconhecer que os dois pilotos (Carlos Campano e Jean Ramos) são muito bons, andaram melhor do que quando foram aos GPs. Acho que eles elevaram o nível do Brasil no motocross", finalizou Cairoli.

Essa briga que também valeu para o Brasileiro de Motocross PRÓ, pois envolveu os dois pilotos que estão nas duas primeiras colocações da classificação do Campeonato. Com o resultado, Carlos Campano ampliou a vantagem na liderança, que agora é de 15 pontos  a mais, que Jean Ramos. "Fiquei muito feliz com o título. Eu e o Jean já tínhamos duelado na Superliga, e eu perdi na última volta. Hoje (domingo), consegui terminar na frente dele nas duas baterias e conquistar o título, além de abrir mais vantagem na classificação do Brasileiro de Motocross. Também foi muito bom correr contra o Cairoli e ver algumas linhas dele, entender algumas coisas que ele faz. Para o evento e para o público, o espetáculo foi muito legal", disse Campano. 

Resultado:
1) Antonio Cairoli (1-1) - 50 pontos
2) Carlos Campano (2-2) - 44 pontos
3) Jean Ramos (3-3) - 40 pontos
4) Antonio Jorge Balbi Junior (4-6) - 33 pontos
5) Adam Chatfield (6-5) - 31 pontos 

Classificação final da Copa Brasil
1) Carlos Campano Jimenez - 93 pontos
2) Jean Carlo Ramos - 91 pontos
3) Antonio Jorge Balbi Junior – 76 pontos
4) Paulo Alberto - 71 pontos
5) Jetro Salazar - 63 pontos

Hector fica com título na MX2

A primeira bateria da 250cc foi dominada por Fábio Santos, da Yamaha Grupo Geração, que largou na frente e abriu vantagem para vencer de ponta a ponta. Atrás dele, Pepê Bueno, da Pro Tork, João Ribeiro, da Yamaha, e Dudu Lima, EMG Kawasaki, travaram um duelo interessante. Vencedor da primeira etapa, Hector Assunção, da Equipe Honda Mobil, fez uma largada razoável e precisou brigar bastante para chegar na segunda colocação. 

Na segunda bateria, Fábio Santos largou na frente outra vez e liderou metade da prova até cair, cedendo cinco posições. Hector Assunção, que tinha largado em segundo, se aproveitou e assumiu a liderança para vencer a etapa e ficar com o troféu da competição. "Na primeira bateria eu bati com outro piloto e fiquei praticamente sem o freio da frente. Como a pista estava muito técnico, precisei lutar muito para terminar na segunda posição. Já a segunda bateria, mesmo eu não tendo largado tão bem, encontrei uma pista bem destruída pelas duas baterias da MX1 realizadas antes, do jeito que eu gosto. Estou feliz pelo título e agora focado na continuidade da temporada".  Dudu Lima, Enzo Lopes, Pepê Bueno e João Ribeiro brigaram pela terceira colocação durante toda corrida.  

Resultado:
1) Hector Assunção (2-1) - 47 pontos
2) Eduardo Lima (3-2) - 42 pontos
3) Fabio Santos (1-5) - 41 pontos
4) João Pedro Ribeiro (4-3) - 38 pontos
5) Enzo Lopes (5-4) - 34 pontos

Classificação final da Copa Brasil MX2
1) Hector de Freitas Assunção - 97 pontos
2) Fabio Santos - 81 pontos
3) Eduardo Lima - 78 pontos
4) João Pedro Ribeiro - 74 pontos
5) Caio Lopes - 58 pontos

Outro piloto convidado levou a melhor. Na MX3, quem venceu a prova foi o piloto da Eslovênia, Roman Jelen. Como o piloto não pontua pelo Brasileiro de Motocross PRÓ, as atenções se voltaram para os pilotos Douglas Parise e Milton Becker. Parise terminou a prova na segunda colocação da prova e conquistou a primeira posição pelo Brasileiro de Motocross PRÓ, com Chumbinho na segunda colocação.

Já na categoria Junior, Leonardo Cassarotti, que teve alguns problemas nas etapas anteriores, largou bem e administrou a prova até o fim, cruzando o arco de chegada em primeiro.


 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.