Federação Catarinense de Motociclismo

Pilotos enfrentaram 2º graus
negativos no Rally Rota SC
Texto e fotos: Divulgação

 

Com o total de 525 quilômetros de roteiro inédito e dois dias com percursos diferentes, a 6ª edição do Rally Rota SC que aconteceu pela segunda vez na cidade de Lages (SC) e passou na Coxilha Rica, além das cidades de Rio Rufino, Bom Retiro, Capão Alto, Painel e Bocaína do Sul, teve uma final de arrepiar na disputa entre as modalidades participantes do evento do off-road nacional.

As equipes de motos, quadriciclos e UTVs mais constantes celebraram o resultado depois das especiais do sábado e do domingo, 1º e 2 de julho, válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A cerimônia de premiação foi realizada na praça de alimentação do Lages Garden Shopping.

Como era esperado o frio chegou sob a região serrana de Santa Catarina. Na madrugada os termômetros marcaram 2º graus negativos, e deixou a disputa do rali ainda mais desafiadora. Neste domingo, 02, o segundo dia contou com uma especial mais rápida. Na primeira parte foi em estilo “WRC”, muita curva de alta, subidas e descidas, trechos travados e na parte final com pedras. Bem diferente do primeiro dia de prova que teve características de piso de cascalho, muitas pedras, travessia de rios e riachos, também com descidas e subidas e trilhas sinuosas.

 

Tunico Maciel conquistou o título nas motos (Foto: Idário Café)

Tunico Maciel foi o grande vencedor na categoria Motos. Fez o melhor tempo no primeiro dia e ficou em segundo na especial do domingo na categoria Production Aberta. “Em geral foi um ótimo rali que exigiu muita técnica dos pilotos na planilha, bom equipamento e uma atenção na planilha. Estou muito feliz com o meu desempenho e não me arrisquei em momento algum e foi um ótimo treino para os Sertões”, comemorou o piloto de Lavras (MG).

O multicampeão Jean Azevedo fez a estreia no Rally Rota SC. “A organização fez um excelente rali, foi uma surpresa boa, o fechamento bem feito, como os horários. Com certeza essa prova do circuito tem tudo do puro cross country e é uma das melhores do país. Estou contente com o resultado que conquistei marcando pontos nos dois dias para o campeonato e pelo evento. Ano que vem espero que possamos participar novamente”, enfatizou.

 

Denísio Casarini e Luís Felipe Eckel (Can-Am) campeões entre os UTVs (Luciano Santos/Dfotos)

Denisio Casarini/Luís Felipe Eckel foram os grandes campeões entre os UTVs e da categoria Pro Turbo com o tempo de 05h02min13. “Uma prova muito técnica, muito prazerosa, com certeza esse tipo é onde o piloto gosta de andar", comentou o piloto paulista.

Nos quadriciclos quem comemorou foi Geison Belmont de Niterói/RJ, ele venceu os dois dias da competição, seguido de perto por Milton Martens de São Bento do Sul/SC, e a diferença foi de apenas 1s11. "Uma prova bem disputada, no km30 tive um problema com a planilha, precisei reorganizar e, por isso, perdi próximo de seis minutos. Porém, havia uma pequena margem e a vitória foi confirmada com a diferença bem apertada", destacou o piloto que fechou com o tempo de 05h56min51.

 

Geison Belmont garantiu o título na categoria quadriciclos (Gustavo Epifanio/DFotos)

Erick Lyn Nevels, observador da Federação Internacional de Motociclismo Latino Americana – FIM-LA, esteve em Lages (SC) para conhecer o Rally Rota SC. “Estou muito contente, quero agradecer a organização e ao André Alcântara com a possibilidade de visitar e observar o evento. Foi uma grande surpresa em poder ver as belezas da região, além de verificar que os competidores gostaram das especiais e é o melhor que um evento pode querer que é de agradar os seus inscritos. A organização preparou um excelente percurso e com muita segurança”, declarou.

Organizador do evento, André Alcântara se mostrou satisfeito com a conclusão da edição. "Estamos felizes por ter conseguido realizar uma prova técnica e receber o elogio dos competidores, parceiros e patrocinadores, pois foi uma prova bastante difícil, tínhamos tudo pronto há quase 60 dias, levantamento e autorizações, como também uma quilometragem maior, mas tivemos que refazer do zero devido uma sequência de chuvas que assolaram a região, derrubando várias pontes e modificando o trajeto”, contou.

“Então, acredito que conseguimos cumprir o nosso papel. Espero contar com a presença de todos na próxima edição que está será novamente em Lages, a qual terá muito mais novidades e atrações", concluiu.

A 6ª edição do Rally Rota Santa Catarina é uma realização da ASCPE -Associação em Prol do Esporte. O patrocínio é da American Oil, Queijo & Cia, Pereira Publicidade Visual, JZago Center, Supermercado Martendal, JA Posto de Ensaio, Kaka Auto Show, Abreu & Garcia Vinhos de Altitude e Zanoello.

O apoio institucional é das Prefeituras Municipais de Lages, Rio Rufino, Bom Retiro, Urupema, Capão Alto, Painel e Bocaína do Sul. Além do apoio do Lages Garden Shopping, Tenco Shopping Centers, Jeep Clube Independentes, Salvamed, Amures - Associação dos Municípios a Região Serrana, Festival de Inverno da Serra Catarina, CDL Lages, FIESC-SESI, Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina e Polícia Militar de Santa Catarina. 

A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo e F.C.M - Federação Catarinense de Motociclismo.

Resultado acumulado do Rally Rota SC 2017 (primeiros colocados):

 

Motos

1) #3 Tunico Maciel, Production Aberta, Honda, 05h16min09

2) #1 Gregório Azevedo, Super Production, Honda, 05h19min19

3) #17 Tulio Malta, Brasil, Honda, 05h22min23

4) #2 Jean Azevedo, Super Production, Honda, 05h24min27

5) #7 Eduardo Tadashi Shiga, Production Aberta, Honda, 05h28min15

 

Quadriciclos

1) #40 Geison Pinheiro Belmont, Can-Am, 05h56min51        

2) #41 Milton Martens, Can-Am, 05h56min52

3) #42 Marcio Freitas de Almeida, Can-Am, 11h42min44

 

UTV

1) #105 Denísio Casarini/Luís Felipe Eckel, Can-Am, Pro Turbo, 05h02min13   
      2) #106 Denisio Nascimento/Idali Bosse, Pró Turbo, Can-Am, 05h06min53

3) #101 Enrico Amarante / Álvaro Amarante, Can-Am, Pro Turbo, 05h19min04

4) #102 Leandro Torres / Lourival Roldan, Polaris, Pro Aspirado, 05h37min35

5) #123 Marco Della Giustina/Anderson Costa, Super Production, Can-Am, 05h41min14

 

Resultados completos: www.rotasc.raceweb.com.br


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.