Federação Catarinense de Motociclismo




Bombeiros inovam no atendimento em São José
Reportagem FCM – Gerson Coas
 

Um serviço exclusivo da 1ª/1º Batalhão de Bombeiros Militar, de São José, que utiliza motocicletas foi usado pela primeira vez para auxiliar na segurança dos pilotos durante a etapa de abertura do Riffel Motocross 2005, realizada em São José. Dois bombeiros-militares aptos aos trabalhos de socorristas estavam de moto no meio da pista para agilizar o primeiro atendimento aos pilotos. Felizmente os soldados Jucinei e Carboni que pilotavam as AMO – sigla de Auto Moto Operacional – tiveram pouco trabalho naquela tarde.

As motos são duas Honda NX Falcon 400, que segundo os soldados, pela robustez, praticidade e velocidade que oferecem, as Falcon atendem perfeitamente as necessidades do trabalho.

Na pista, por exemplo, de maneira geral as AMO conseguem chegar muito mais rápido ao local do acidente do que uma equipe a pé ou numa ambulância. Outra aplicação que também está sendo cogitada é nas provas de enduro, em que as AMO seriam usadas em locais de difícil acesso, dando suporte aos socorristas das ambulâncias.

No dia-a-dia, as AMO são usadas comumente para acesso mais rápido aos locais de acidente para verificação da gravidade e necessidade de equipe de atendimento. Isso não impede que os bombeiros possam também agilizar a realização o atendimento pré-hospitalar, já que eles possuem nos bagageiros das motocicletas alguns dos itens necessários aos primeiros-socorros.

Outra aplicação é o uso das AMO como batedores para os caminhões tanque. “Quando na passagem de vias muito movimentadas, vamos revezando à frente do caminhão, bloqueando o tráfego nos principais cruzamentos. Já nas vias expressas vamos à frente sinalizando e abrindo a passagem”, explicou o soldado Jucinei.

Porém os bombeiros que pilotam as AMO trabalham somente durante o dia, por questões de segurança. Diariamente, em média são feitos 15 atendimentos. Por enquanto esse serviço é exclusivo do BBM de São José, mas dentro em breve deve ser entendido a todo o Estado.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.