Federação Catarinense de Motociclismo


  Pipo Castro confirma título do Arena Cross 2005
Texto e fotos: Valdecir Augustin – Reportagem FCM
 


Cristopher Castro, campeão na cat. Especial

Jorge Balbi, cat. Especial

O piloto catarinense Cristopher Castro, o Pipo, confirmou nesse final de semana o seu segundo título da temporada 2005, o de campeão do Arena Cross na categoria especial. As duas últimas etapas da competição foram realizadas na noite de sábado e na tarde de domingo, sob forte chuva, em São Paulo, junto ao Salão Duas Rodas, o maior evento do gênero da América Latina.

Considerado o mais regular de todos os pilotos do Arena Cross e absolutamente impecável, o catarinense de 18 anos que disputou a sua primeira temporada no circuito, chegou com 57 pontos de vantagem na categoria especial para o segundo colocado, o paulista Rafael Ramos. Com o apoio de vários catarinenses que faziam da arena um ambiente familiar, Pipo venceu no geral a décima etapa somando um segundo e um primeiro lugar nas baterias disputadas, resultados que lhe deram o direito de comemorar o título por antecipação. No domingo, com a pista em condições ainda piores, Pipo fechou as baterias na sexta e segunda colocações, alcançando a segunda posição no geral.

As baterias decisivas


No sábado a pista já estava em condições complicadas, embora com todo o barro ainda os pilotos conseguiam fazer praticamente todos os saltos e guiar em certa velocidade. Na primeira bateria da categoria especial Pipo saiu na frente numa belíssima largada. O campeão brasileiro de 2004 Jorge Balbi saiu em segundo, Fábio Corrêa em terceiro e Rafael Ramos em quarto. Mas logo Balbi encostou e partiu em busca da liderança. Numa disputa após a curva da seção de costelas Balbi emparelhou com Pipo que caiu, perdendo a primeira posição. Com uma boa diferença para Rafael Ramos que nessa hora já ocupava a terceira colocação, Pipo manteve o segundo lugar e partiu em busca do líder conseguindo reassumir a liderança. Mas Balbi passou novamente Pipo e depois de uma vacilada do catarinense, o mineiro da Yamaha abriu uma grande diferença, recebendo a quadriculada em primeiro. Pipo ficou em segundo e Rafael Ramos em terceiro.

Porém na bateria final da noite, Rafael, seu principal oponente, nem chegou a alinhar para a largada, devido ferimentos nos olhos causados pelo barro. Assim Pipo largou mais tranqüilo e bem mais próximo do título de campeão do Arena Cross 2005. E dada a largada, dessa fez foi Maurício Arruda quem pulou na frente, Pipo saiu em segundo e Balbi, após se enroscar na largada, recomeçou na última colocação. Sem perder tempo Pipo partiu para cima de Maurício e assumiu a liderança. Balbi em uma belíssima prova de recuperação, conseguiu chegar no líder e na seção de costelas os dois andaram lado a lado na briga pela liderança. Aí foi a vez de Balbi errar e abandonar a prova por conta da queda. Pipo com uma grande vantagem para o segundo colocado, acelerou rumo a consagração da temporada. O paranaense Juliano Ramos terminou em segundo, seguido do paulista Fábio Corrêa.

Para o catarinense, os resultados do final de semana foram ainda melhores que o esperado. “Mesmo com a chuva fechei a temporada com chave de ouro. No sábado eu só pensava ficar na frente do Rafael. Porém na disputa com o Balbi as coisas foram ainda melhores e encerrei a noite com a vitória no geral e o título de campeão. Já no domingo eu estava cansado e as condições da pista pioraram muito. Preferi não arriscar”, disse Pipo que agora vai se concentrar para as duas últimas etapas do Riffel Motocross – Campeonato Catarinense, no qual ele lidera as classes MX1 e MX2.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.