Federação Catarinense de Motociclismo



FCM inova e lança o Arena Supercross
Gerson Coas – Reportagem FCM / Fotos: arquivo FCM
 



Para Marronzinho as mudanças poderão trazer mais pilotos para a competição

Tem novidades no formato para a temporada 2006 do Campeonato Catarinenses de Supercross, que agora passa a ser chamado de Arena Supercross. Quatro etapas estão confirmadas. A abertura acontece em São Bento do Sul, no primeiro domingo de maio, dia 7. Na semana seguinte, dia 14, a segunda etapa será feita em Curitibanos. Depois, cerca de dois meses de folga e mais uma rodada dupla: 16 de julho, terceira etapa em Rio do Oeste, e na semana seguinte, dia 23, a quarta etapa em Irineópolis.

E como o nome sugere, a competição terá algumas características da modalidade arena cross. Destaque para as pistas que terão os seus obstáculos remodelados, evitando-se aqueles formatos que ofereçam riscos desnecessários. A proposta é que sejam circuitos mais fáceis, utilizando como obstáculos mesas, saltos simples, costelas, steps, dentre outros que garantem maior segurança em caso de uma falha ou erro do competidor. Duplos e triplos não devem fazer parte do traçado, salvo quando os meios foram preenchidos.

Embora tenham sido poucas as quedas nas provas nos últimos anos, apenas o maior risco eminente das pistas já tem espantado os praticantes das competições de supercross.


A classe juvenil terá a participação
de pilotos como Maicon Kraemer

Os pilotos da MX3 poderão ter uma
categoria no Arena Supercross

Além da questão da segurança, as mudanças das pistas também envolvem a participação de outras categorias. De acordo com o presidente da FCM, Onílio Cidade Filho, além da inclusão da classe nacional, está quase certa a inclusão de uma categoria semelhante a MX3 do motocross – para pilotos com idade superior a 34 anos, e em contra partida, outra para pilotos iniciantes e mais jovens, que poderia ser denominada juvenil. A confirmação dessas novas classes deve ser feita nos próximos dias. Já a força livre e outras como a 85cc, 65cc e 55cc que já integravam o campeonato nos anos anteriores, serão mantidas.

Para o atual campeão catarinense de supercross João Marronzinho, as alterações nas pistas são bem vindas. “Para os pilotos mais experientes não vai mudar muito. A diferença é que poderá trazer mais pilotos para a competição. Se a gente pega uma pista que um se quebra, depois outro e mais outro, o piloto carrega as suas coisas e vai embora. Assim com as pistas mais fáceis e seguras, acredito que o pessoal vai participar e fazer toda a temporada”, avaliou Marronzinho.

As quatro pistas que serão utilizadas nessas etapas confirmadas já estão prontas. Porém, antes das provas os comissários da FCM farão a inspeção dos circuitos com boa antecedência, para garantir os critérios de segurança.

Calendário do Catarinense de Arena Supercross 2006

7/5 1ª Cat. SX - São Bento do Sul
14/5 2ª Cat. SX - Curitibanos
16/7 3ª Cat. SX - Rio do Oeste
23/7 4ª Cat. SX - Irineópolis


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.