Federação Catarinense de Motociclismo



“Circo” do Arena Cross prepara as
malas para etapa de São José
Texto: Assessoria de Imprensa Arena Cross
Foto: Sidney Trovão
 


Cristopher "Pipo" Castro, cat. MX1

O maior e mais importante campeonato de motociclismo do Brasil se prepara para desembarcar na cidade catarinense de São José. A prova vai ser disputada nos dias 5 e 6 de agosto, mas o “circo” do Arena Cross já começou a ser montado na terça-feira, dia 25, com o início da construção da pista no Beira Mar. Será a primeira vez que a prova será disputada em São José e a expectativa da organização e, principalmente dos pilotos, é grande.

Perto de 400 caminhões de terra serão utilizados na montagem do circuito que terá cerca de 400 metros, além de maquina moto-niveladora, pá-carregadeira, trator esteira, trator de grade e caminhão pipa. A pista do Arena Cross varia de etapa para etapa, buscando atender todos os gostos de pilotagem. Os obstáculos podem ser duplos, triplos, além do “top table” de chegada e da tradicional sessão de costelas. Uma equipe de 20 pessoas trabalha no local para que tudo fique pronto dentro do prazo previsto.

Mais de 500 pessoas estão diretamente ligadas ao evento. Só na organização, são 80 pessoas trabalhando nos dois dias de prova. Outras 30 pertencem a equipe de TV, que vai atuar em São José com duas unidades móveis digitais preparadas para geração ao vivo para todo o Brasil via satélite através da Rede TV. Entre pilotos e integrantes das equipes, vão desembarcar em São José aproximadamente 380 pessoas.

Será montada uma arquibancada com 6 mil lugares. A estrutura também vai contar com camarotes, área vip, praça de alimentação, portais de entrada, arcos de chegada e largada, caminhão podium, infláveis e stands dos patrocinadores, área de boxes, tenda de autógrafos e central de informações. Também serão montados a secretaria, a sala de imprensa, cabine de som e locução e a cronometragem computadorizada, uma das mais avançadas do motociclismo nacional.

Categorias - As provas são disputadas em quatro categorias: 50cc, para pilotos com idade entre 5 e 9 anos; 65cc, para competidores de 8 a 13 anos; MX2, para motos de 125cc a 250cc (4 tempos) e; MX1, onde competem as grandes feras e as grandes máquinas, motos de 250cc a 450cc. A programação terá início no sábado, dia 5, a partir das 14 horas, com os treinos livres e cronometrados. As primeiras baterias nas categorias MX1, MX2, 65cc e 50cc estão previstas para começarem às 19 horas. No domingo, dia 6, serão realizadas as segundas baterias de cada uma das categorias a partir das 11 horas. Os ingressos antecipados para a etapa custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos na Amauri Moto Center, na revenda Yamaha Geração Motos e na Motoshop. No dia do evento os ingressos serão vendidos a R$ 15,00.

História - A competição surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 80, aproveitando espaços considerados pequenos para a prática do Motocross e Supercross. Em 1998, foi importada pela Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, que organizou a primeira edição do Arena Cross em 1999. Desde então, a modalidade vem crescendo a cada ano e chamando a atenção das redes de televisão. O maior vencedor da categoria é Eduardo Saçaki, o Japonês Voador. Ele tem cinco títulos.

Patrocínio - O Arena Cross temporada 2006 contou com a organização da CARLINHOS ROMAGNOLLI PROMOÇÕES & EVENTOS, patrocínio de HONDA, DUNAS RACE e CINZANO, co-patrocinio de YAMAHA, PEEL'S CAPACETES, PIRELLI e CONTROLFLEX. O apoio foi da PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ e FEDERAÇÃO CATARINENSE DE MOTOCICLISMO.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.