Federação Catarinense de Motociclismo

Etapa de Canelinha define mais
dois títulos do Brasileiro MX
Texto: Mariellen Stefani - Fotos: Gerson Coas

Wellington Garcia sai de Canelinha com duas vitória e o título MX2

Milton Becker, cat. MX3

Rogério Nogueira, cat. MX3

Leandro Silva (esq.) e Wellington Garcia (dir.)
 

A sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross realizada durante o final de semana em Canelinha/SC confirmou mais dois campeões da temporada 2007: Wellington Garcia ao vencer a bateria da MX2, e Jean Ramos, com o terceiro lugar na MXJr.

O público que lotou as dependências do motódromo Arthur Jachovicz também aplaudiu as vitórias dos catarinenses Milton Chumbinho Becker na MX3 e de Anderson Cidade na MXJr, além da excepcional apresentação de João Marronzinho Júnior na MX1, que caiu na largada e numa prova de recuperação ainda chegou em segundo, com apenas 3” de diferença para o goiano Wellington que liderou desde as voltas iniciais.

Na 65cc o vencedor foi Kaio Miranda e na 85cc Gustavo Takahashi, após um sensacional duelo com Hector Assunção.

MX3 - é dada a largada para os 32 pilotos da MX3. Alexandro Martins largou na frente, mas logo no início foi superado pelo já campeão brasileiro de 2007 Milton “Chumbinho” Becker. Nico Rocha, dono do melhor tempo dos treinos cronometrados, caiu e fechou a volta inicial em último. O paulista Rogério Nogueira assumiu a segunda posição seguido pelo catarinense Juca Bala. Martins passou a segunda volta na 15ª posição depois de ter tido problemas, mas na terceira volta já era o oitavo colocado e, em tarde inspirada, subiu a terceira posição, onde se manteve até a última volta quando o pneu da sua moto furou. Na frente Chumbinho recebeu a quadriculada em primeiro, com cerca de 30 segundos de vantagem para o segundo colocado Rogério Nogueira. Em terceiro chegou Juca Bala, em quarto o paulista Ricardo Raspa e na quinta colocação, depois de uma prova de recuperação, ficou Nico Rocha.

MX2 - Gate com 26 pilotos e Wellington Garcia larga na frente seguido por Leandro Silva, Rodrigo Selhorst. A moto do catarinense Richard Berois apaga e ele fica com a última posição. Logo na curva após a reta da largada um acidente envolvendo quatro pilotos, entre eles os catarinenses César Popinhak, e Jonathan Menegasso. Wellington e Leandro travam uma disputa a parte, já que ambos brigam pelo título. Wellington abre vantagem volta pós volta, chegando a abrir 7,4” confirmando a vitória e o título com uma rodada de antecedência Leandro, Rodrigo Selhorst, Swian Zanoni e Thales Vilardi completaram o pódio. O melhor catarinense foi Cesinha, que, mesmo depois da queda, terminou a prova em oitavo.

65cc - Alinharam 26 motos na largada da 65cc. Na disputa pelo campeonato Kaio Miranda saiu na frente, seguido por Eduardo Rudnick, Thiago Formehl, Gustavo Roratto e Leonardo Lizott, Logo no início Rudnick assume a liderança e acelera em busca da sua primeira vitória no Brasileiro. Também nas primeiras voltas Roratto passa Formehl e segue em terceiro. Na metade da prova Kaio reassume a primeira posição, mas na mesma volta ser superado por Rudnick. Faltando duas votas para o final Kaio voltou a liderar a prova, mas os duelos com Rudnick continuaram até a bandeirada. Com a vitória Kaio aumentou as chances de conquistar o título de 2007, já que com o terceiro lugar de Roratto, ele assumiu a liderança da categoria. Lizott e Formehl terminaram na quarta e quinta posição, respectivamente.


Kaio Miranda, cat. 65cc

Gustavo Takahashi #6 e Hector Assunção #4, cat. 85cc

Anderson Cidade, cat. MXJr

Largada categoria MX1

João Marronzinho Jr., cat. MX1

85cc - O resultado da 85cc poderia definir o campeão da temporada, mas Marçal Muller e Gustavo Takahashi atrapalharam os planos do líder Hector Assunção. Marçal pulou na frente na largada, mas no “S” da largada Gustavo assumiu a ponta. Em terceiro passou Cezar Zamboni. Na mesma volta Hector, que largou na sexta posição, assumiu a quarta colocação e em seguido passou Zamboni. Visando o título antecipado, Hector partiu atrás do segundo colocado Marçal e conseguiu a segunda colocação em uma ultrapassagem no mergulho da caixa d’agua. Os três ponteiros abriram vantagem, enquanto mais atrás, Everaldo Filho e Rodrigo Lama travavam um belo duelo pela quarta colocação, com vantagem para Lama, quarto colocado na prova. Gustavo e Hector andaram lado a lado, por muitas vezes, e Hector teve a oportunidade de passar quando Gustavo cometeu um erro, mas mesmo assim manteve-se em primeiro até o final.

MXJr - Dezenove pilotos largaram na MXJr, mas o destaque foi Anderson Cidade. O catarinense que dominou todos os treinos, novamente sobrou na pista. Anderson largou na frente com companhia do também catarinense Gabriel Gentil, e ainda Rafael Faria, Gustavo Amaral e Jean Ramos. Já na primeira volta Gentil perdeu posições, mas protagonizou um belo duelo com Gustavo Amaral pela quarta colocação, terminando em quinto. Enquanto Anderson abria, Faria tentava manter a segunda posição, já que poderia significar a permanência na briga pelo título. Jeanzinho conseguiu ultrapassar e tentou se aproximar de Anderson, mas o catarinense não permitiu que a diferença baixasse dos três segundos. Eduardo Lima também entrou na briga, mas sem querer arriscar Jean aliviou a mão, enquanto o seu principal oponente, Faria, caiu na última curva. Com o terceiro lugar Jean comemorou antecipadamente o primeiro título da MXJr.

MX1 - Emoções não faltaram na última bateria do dia, a MX1, disputada por 18 pilotos. Logo após a largada o vice-líder da categoria João “Marronzinho” da Silva Júnior, caiu ao bater na roda traseira do Wellington, voltando apenas na última colocação. Sabendo que o resultado acabava com o sonho do tricampeonato, ele partiu atrás de recuperar posições. Em contrapartida, o líder Wellington começou no início do pelotão e na entrada do “S” da largada o seu companheiro de equipe Leandro deu espaço ao goiano, que assumiu a liderança e começou a abrir. Determinado a chegar entre os primeiros e empurrado pela torcida que o ovacionava a cada passagem, Marron logo era o 12º... 11º... décimo... oitavo chegando ao pelotão Honda, formado pelos quatro primeiros da prova. No salto da chaminé Marron passou Thales Villardi, que na seqüência tentou o troco, mas teve o espaço fechado. Andando mais rápido que os ponteiros, Marron diminuiu a diferença e não demorou a passar o terceiro colocado, Roosevelt Assunção. O próximo a ser deixado para trás foi Leandro Silva, que se esforçou para manter a segunda colocação, mas não suportou os ataques intensos de Marron. Foram 16 ultrapassagens antes de começar a perseguição ao ponteiro e a cada volta o catarinense diminuía a diferença Mas o tempo foi insuficiente e Wellington confirmou a vitória.

Durante a semana confira mais detalhes da etapa de Canelinha.

Categoria MX1
1) Wellington Garcia (Honda/Asw/Did/Ngk)
2) Joao Marronzinho (Protork/Motoshop/Mitas)
3) Leandro Silva (Honda/Asw/Mrpro/Mxparts)
4) Roosevelt Assuncao (Honda/Mobil/Asw/Orbital)
5) Rodrigo Selhorst (Honda/Mobil/Orbital/Asw)

Categoria MX2
1) Wellington Garcia (Honda/Asw/Did/Ngk)
2) Leandro Silva (Honda/Asw/Mrpro/Msparts)
3) Rodrigo Selhorst (Honda/Mobil/Orbital/Asw)
4) Swian Zanoni (Ktm/Benazi/Lmp/Mrpro/Vortex/Momaii/Als)
5) Thales Villardi (Honda/Mobil/Asw/Oakley/Showa/Riffel/Di)

Categoria MX3
1) Milton Chumbinho (Pro Tork/Jp/American Cross)
2) Rogerio Nogueira (Tampinha)
3) Amilton Junior (Top Car/Geração Motos)
4) Ricardo Raspa (Mobil/Orbital/Habibbs/Miami)
5) Nico Rocha (Protork/American Cross Import)

Categoria MXJr
1) Anderson Cidade (Moto Shop/Tbt/Mcr)
2) Dudu Lima (Vaz/Yamaha/Fox/Bridgestone/Prox/Pro Ci)
3) Jean Ramos (Oasis Racing/Agua Mineral Ouro Fino/Sa)
4) Gustavo Amaral (Circuit/Suzuki/Mrpro/Racing Tech)
5) Gabriel Gentil (Asw/Motoshop)

Categoria 85cc
1) Gustavo Takahashi (Honda/Mobil/Pirelli/Asw)
2) Hector Assuncao (Honda)
3) Marcal Muller (Ramarim/Asa)
4) Rodrigo Lama (Honda/Mobil/Showa/Pirelli/Asw/Orbital)
5) Cezar Zamboni (Fmmt/Mcr/Pref.Municipal)

Categoria 65cc
1) Kaio Miranda (Oakley/Fox/Asw/Frigeri)
2) Eduardo Rudnick (Pro Tork/Irmaos Maahs)
3) Gustavo Roratto (Protork/Sicredi/Dilvo/Stefen Pneus)
4) Leonardo Lizott (Sm Transportes/Agromana)
5) Thiago Formehl (Bridgestone/Firestone/Cnd)

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.