Federação Catarinense de Motociclismo

Wellington Garcia e Milton Becker vencem
no Brasileiro de Motocross em Sonora
Texto: Divulgação - Yes Sports / CBM - Fotos: Divulgação

Wellington e Marrom brigam ponto a ponto pelo título da MX1

Marrom foi o segundo colocado na MX1

Pipo Castro conseguiu um ótimo segundo lugar na MX2

Milton Chumbinho Becker venceu mais uma na MX3

Como esperado, a sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross em Sonora (MS) foi marcada por fortes brigas em todas as categorias. Mais de 10 mil pessoas acompanharam os dois dias de provas. Na MX1, Wellington Garcia (Honda/ASW/Oakley) venceu no motódromo Franco Giobbi e as duas etapas que ainda faltam, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, prometem ser arrepiantes.

O piloto goiano foi bastante paciente e partiu para disputar a vitória na segunda metade da prova. “Corri na MX2 e se eu não me poupasse não ia aguentar ate o fim. Esperei o Marrom e o Jean disputarem muito para depois eu atacar, e acho que faltando cinco minutos fui para a ponta e daí para frente fiquei em primeiro até o fim” explicou.

O catarinense João Paulino “Marronzinho” (Pro Tork/Rinaldi/Motoshop) terminou em segundo e teve dificuldades durante a prova em Sonora. “Na largada o Jean me passou e eu tentei ultrapassar. Procurava o melhor traçado, mas a moto escapava direto e eu, com medo de cair, me agarrava muito e me cansei. Isso me fez perder a posição para o Wellington, estou vivo pelo campeonato, são 52 pontos em jogo e estou feliz por estar saindo numa boa, sem me machucar”, destacou.

Jean Ramos (Honda/Mobil/Pirelli) e João Paulino “Marronzinho” travaram um bom duelo pela liderança no início da prova, e a diferença entre ambos permaneceu inferior a um segundo boa parte do tempo. O paranaense segurou muito bem a posição enquanto pôde e terminou em terceiro. “Eu e o Marrom jogamos limpo a prova inteira. Saí satisfeito mesmo perdendo para ele, como bons amigos que somos”, destacou.

O catarinense Cristopher “Pipo” Castro (2B Racing/ Mart Plus/Cons. Realizar) fez uma boa prova e terminou tranquilo na quarta colocação. “Tive um bom resultado, o que eu queria era permanecer na terceira posição do campeonato. O Swian (Zanoni) estava colado na quarta posição e eu fiquei cuidando dele, mas ele ficou para trás”. Rafael Faria (Brasil Racing/KTM/Castello Works) fechou o pódio da MX1, terminando em quinto.

Os catarinenses João Paulo Feltz e Victor Feltz ficaram com a 11ª e a 19ª colocação.

 MX2

Emoções do início ao fim na prova da MX2. A corrida foi repleta de alternativas, com quatro líderes diferentes. Swian Zanoni (Honda/Moto Scala/CCM) largou bem, fez o holeshot e fazia uma boa prova até cair na seqüência de costelas na quarta volta. Roosevelt Assunção (Suzuki/Petrobras/Pirelli) assumiu a liderança, mas não permaneceu por muito tempo, caindo na passagem seguinte.

Wellington Garcia e Jean Ramos assumiram as duas primeiras posições da prova e começaram um grande duelo, que teve sua decisão na décima quarta volta. O piloto goiano partiu para cima de Jean, assumiu a ponta e venceu a quarta prova no ano na MX2. “A vitória foi muito boa, com o Pipo e o Roosevelt chegando atrás de mim, me ajudaram muito e agora vou poder me concentrar mais na disputa da MX1”, destacou Garcia.

Pipo Castro obteve seu melhor resultado na categoria MX2 e terminou em segundo. O piloto vinha atrás de Roosevelt Assunção e, na volta final, buscou a posição do piloto da moto Suzuki que terminou em terceiro.

“Nem sabia que estava tão rápido. Acreditei, sabia que podia chegar nele e hoje meu preparo estava muito bom e acabei o ultrapassando”, disse o catarinense. Rafael Faria terminou distante na quarta colocação e Gustavo Takahashi (Honda/Pirelli/Mobil) completou o pódio, em quinto.

 MX3

Milton Becker, o Chumbinho (Pro Tork/TBT/D1 Pro), conquistou a terceira vitória seguida no campeonato 2009 e de ponta a ponta. O piloto, que completou mais um ano de vida nesse sábado, comemorou muito a vitória a mais de 2.500km longe de casa.

“Fico contente de ter acontecido isso e queria agradecer à minha família que está torcendo por mim, e infelizmente não podemos estar com eles, mas é o que eu gosto de fazer e espero estar no meio do motociclismo por muito tempo ainda”, ressaltou Becker.

Nicomedes Filho (Pro Tork/Kawazaki/Bola de Neve) levou a melhor na disputa com Cristiano Lopes (BM Motos/IMS Racing/W3) e terminou na segunda colocação. Lopes continua firme na liderança da MX3 e se mantiver a regularidade nas duas últimas provas, leva o título.

“Larguei bem e esse era o meu objetivo, estive na segunda colocação nos três primeiros minutos, mas caí para terceiro. Agora é me segurar nas duas últimas etapas e conseguir o campeonato”, disse Cristiano.

Alexandro Martins, de Tubarão, também conseguiu um ótimo resultado na categoria, terminando a prova em quarto colocado.

 MXJr

Na MXJr, Rodrigo Rodrigues (Honda/Mobil/Posto Max Center) foi o grande vencedor, seguido por Eduardo Lima (Honda/Mobil/ASW) e Hector Assunção (Honda/Mobil/ASW).

“Cada corrida é uma nova surpresa, todos estão andando muito iguais e o campeonato está muito competitivo. Hoje deu tudo certo e eu agradeço muito à Honda por me deixar mostrar serviço”, destacou Rodrigues.

Eduardo Lima liderou boa parte da prova, mas na metade da corrida, Rodrigues iniciou uma perseguição agressiva ao piloto da moto 338. Rodrigues assumiu a liderança poucos minutos para o fim da prova e abriu uma grande vantagem, terminando quase sete segundos à frente de Eduardo Lima.

Com a vitória, Rodrigo Rodrigues lidera com mais tranquilidade na categoria e tem dez pontos em relação a Gustavo Takahashi (Honda/Mobil/Pirelli), que após figurar na segunda colocação, sofreu uma queda, se recuperou e terminou na quarta posição. Rodrigo “Lama” Santos (Honda/Pirelli/NGK), fechou o pódio, em quinto.

Gabriel Gentil foi o sexto colocado. Victor Feltz terminou a prova na oitava colocação. Os também catarinenses Fábio Lobo e Luis Felipe Claudino ficaram na 13ª e 14ª posição, respectivamente.

CRF 230 e 85cc

Na CRF 230, Marcos Moraes (Nova Moto/IMS/Abril Seguros) fez mais uma prova brilhante e se aproximou muito do título na categoria. Ismael Rojas (Conti Bier/Continitcm Serviços) terminou em segundo, seguido por Murilo Tomazelli (IMS/Pro Taper/Polisport). Nivaldo Viana (Sanmell/ BGR Construções/Itavi Pedras) foi o quarto. O gaúcho Anderson Alberton (Gemir/AVTec/Dash) se destacou novamente e terminou em quinto, conquistando o primeiro pódio no Brasileiro.

Novamente a prova da 85cc foi marcada pelo grande equilíbrio entre os pilotos. O paranaense Endrews Armstrong (Dunas Kids) venceu a sexta etapa, numa grande disputa com o mato-grossense Thiago Formehl (Honda/Mobil/MR Pro). Numa boa largada, Formehl liderou boa parte da prova, mas foi seguido de perto por Armstrong, que conseguiu a liderança na metade da prova.

Entretanto, nas últimas voltas, Formehl buscou de todas as formas a ultrapassagem sobre Endrews, sem sucesso. Além disso, na última passagem, perdeu a segunda colocação para outro mato-grossense, Cezar Zamboni (Honda Racing/ASW/Pirelli), e terminou em terceiro. Everaldo Filho (Honda Racing/ASW) finalizou a prova em quarto e Eduardo Lizott (Pref. Sertão/IMS/Spy MX Goggle) ficou com a quinta colocação.

Os catarinenses Tauan Brenner e Hallex Dalfovo foram o nono e o décimo colocado, respectivamente.

65 e 50cc

 Na 65cc, o catarinense Rodrigo Riffel (LEM/EMX/ASW) conquistou a quarta vitória no ano e está muito próximo do título de 2009, com 148 pontos. Wilgner Francisco (ASW/MX Import/ESC), segundo colocado na tabela de classificação, não correu em Sonora e continua com 106 pontos.

Enzo Lopes (www.leomotos.com.br/Canaan Honda) ficou com a segunda colocação em Sonora e Gustavo Borges (Raposão Racing/Bil Preparações/América Tendas) terminou em terceiro. Em Sonora, o piloto somou um ponto extra na classificação. Kioman Navarro (Rinaldi/Tonin Bala/American Cross) foi o quarto e José Brayan Soares (Kaiani Malhas/Podium Motos/Dipil) ficou com a quinta colocação.

Na 50cc, os pilotos mais novos do campeonato novamente protagonizaram grandes disputas. Enzo Lopes venceu outra vez e soma 149 pontos. O destaque da prova foi o duelo entre Gabriel Santos (Chulim Motos/Sementes Vedovati) e o catarinense Arthur Todeschini (Expresso Sul Transportes/Chapecó Motocross Racing) durante a última volta da etapa. Gabriel Santos levou a melhor e terminou em segundo. Todeschini foi o terceiro, Glauter Filho (Glauterra Panificadora/ Nsr. de Fátima) o quarto e Felipe Menuzzi (Joel Preparações/Menuzzi Agropecuária) o quinto. O catarinense Thiago Brenner terminou a prova com a sexta colocação.

A penúltima etapa de 2009 acontece em Cachoeiro do Itapemirim (ES) nos dias 15 e 16 de agosto.

Confira os resultados
MX1
1 - Wellington Garcia (Honda/ASW/Oakley)
2 - João Paulino “Marronzinho” (Pro Tork/Rinaldi/Motoshop)
3 - Jean Ramos (Honda/Mobil/Pirelli)
4 - Cristopher Castro (2B Racing/ Mart Plus/Cons. Realizar)
5 - Rafael Faria (Brasil Racing/KTM/Castello Works)

MX2 
1 - Wellington Garcia (Honda/Oakley/ASW)
2 - Cristopher Castro (2B Racing/ Mart Plus/Cons. Realizar)
3 - Roosevelt Assunção (Suzuki/Petrobras/Pirelli)
4 - Rafael Faria (Brasil Racing/KTM/Castello Works)
5 - Gustavo Takahashi (Honda/Pirelli/Móbil)

MX3
1 - Milton Becker (Pro Tork/TBT/D1 Pro)
2 - Nicomedes Filho (Pro Tork/Kawazaki/Bola de Neve)
3 - Cristiano Lopes (BM Motos/IMS Racing/W3)
4 - Alexandro Martins (Toque de Pele/VHM/Lj Kátia)
5 - Márcio do Nascimento (Estopa Joanita/Jet Fio/ASW)

MXJr
1 - Rodrigo Rodrigues (Honda/Mobil/Posto Max Center)
2 - Eduardo “Dudu” Lima (Honda/Mobil/ASW)
3 - Hector Assunção (Honda/Mobil/ASW)
4 - Gustavo Takahashi (Honda/Mobil/Pirelli)
5 - Rodrigo “Lama” Santos (Honda/Pirelli/NGK)

CRF 230cc 
1- Marcos Roza de Moraes (Nova Moto/IMS/Abril Seguros)
2 - Ismael Rojas (Conti Bier/Continitcm Serviços)
3 - Murilo Tomazelli (IMS/Pro Taper/Polisport)
4 - Nivaldo Viana (Sanmell/ BGR Construções/Itavi Pedras)
5 - Anderson Alberton (Gemir/AVTec/Dash)

85cc 
1 -  Endrews Armstrong (Dunas Kids)
2 -  Cezar Zamboni (Honda Racing/ASW/Pirelli)
3 - Thiago Formehl (Honda/Mobil/MR Pro)
4 - Everaldo Lima Filho (Honda Racing/ASW)
5 - Leonardo Lizott (Pref. Sertão/IMS/Spy MX Goggle) 

65cc
1 - Rodrigo Riffel (LEM/EMX/ASW)
2 - Enzo Lopes (www.leomotos.com.br/ Canaan Honda)
3 - Gustavo Borges (Raposão Racing/Bil Preparações)
4 - Kioman Navarro (Rinaldi/Tonin Bala/American Cross)
5 - José Bryan Soares (Kaiani Malhas/Podium Motos/Dipil)

50cc
1 - Enzo Lopes (www.leomotos.com.br/ Canaan Honda)
2 - Gabriel Santos (Chulim Motos/Sementes Vedovati)
3 - Arthur Todeschini (Expresso Sul Transportes/Chapecó Motocross Racing)
4 - Glauter Filho (Glauterra Panificadora/ Nsr. de Fátima)
5 - Felippe Menuzzi (Joel Preparações/Menuzzi Agropecuária)
6 - Thiago Brenner (By China Locadora/Cont.Progresso)


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.