Federação Catarinense de Motociclismo


Copa Norte de Regularidade
reúne 125 pilotos em Jaraguá
Texto e Fotos: Valdecir Augustin - www.toporacing.com.br
 


Idali Bosse, cat. Máster

Marco Aurélio Oleskovicz, cat. Sênior

Eduardo Gladimir Dranka, cat. Over

Sixto Maiochi, cat. Júnior

Moacir José Krainz, cat. Novatos
com equipamentos

Marcelo Ricardo Munhoz, cat.
Novatos sem equipamentos

A segunda edição da Copa Norte de Enduro de Regularidade está a todo gás. Domingo passado, dia 20, Jaraguá do Sul sediou a 11ª e 12ª etapas da competição. A organização ficou por conta dos pilotos Mário Spoladore, Jaime Rudinik (Lion) e Márcio Horst, do grupo de trilheiros Papatrilhas. Apesar dessa equipe ser estreante na organização, a prova contou com a presença de 125 pilotos e foi considerada um sucesso.

Um dos segredos para o êxito pode ter sido os ajustes de médias e trechos de acordo as diferenças das classes. “A prova estava boa para todas as categorias. Forçamos um pouco a média nas categorias máster e sênior, ajustamos as da over e júnior e as da novatos foram mais tranqüilas. Os trechos mais difíceis deixamos somente para a turma da máster e sênior. A chuva de quinta e sexta-feira deu um tempero especial à prova, ocasionando inclusive o cancelamento de um pequeno trecho onde havia um “escorregador” de uns 20 metros no meio de um bananal, que não teria como segurar a moto e não oferecia o mínimo de segurança ao piloto. A prova contava com vários laços, mas os mais complicados eram os do início da tarde, em meio a bananais, o que exigiu bastante atenção dos pilotos. Porém também tinham diversos trechos para “enrolar o cabo”, disse Spoladore. Destaque também para os troféus, um show à parte. Na parte central estava colocada a foto do próprio piloto registrada no momento da largada.

A prova

Os pilotos partiram do CTG do Trote ao Galope às 10 horas, passando por meio de pastos, subidões, descidões, escorregadores – locais onde o piloto desce com a roda traseira travada, reflorestamentos, bananais, riachos e trilhas fechadas. O tempo colaborou e fez um lindo dia de sol. Na categoria máster a vitória ficou por conta do piloto Idali Bosse, de Corupá, voltando a prestigiar as provas da Copa Norte. Ele perdeu apenas 153 pontos e zerou 23 PC’s. O segundo lugar ficou para o piloto de São Bento do Sul, Leandro Preisler, com 181 pontos perdidos e 15 PC’s zerados. Roberto André Wan-Dall terminou em terceiro, com 295 pontos perdidos e 14 PC’s zerados.

Na sênior a dupla Marcos Oleskovicz e Alício Hirt, de Papanduva, faturou os dois primeiros lugares, sendo o piloto Marcos em primeiro lugar, com 365 pontos perdidos e Alício em segundo, com 907 pontos perdidos. Em terceiro ficou o piloto de São Bento do Sul, Cristian Mueller, com 1.256 pontos perdidos.

Na over o vencedor foi Eduardo Gladimir Dranka, de Rio Negrinho, com 266 pontos perdidos, seguido do piloto de Joinville Adriano Miltom Preisler, com 285 p.p.. Em terceiro, o piloto Carlos Augusto Krautz, o “Guto”, de Palhoça, com 359 p.p. Wilmar Possamai, que sempre disputa as primeiras posições, teve um descuido e perdeu logo o primeiro PC, caindo para a décima colocação.

A categoria júnior teve como vencedor o experiente piloto Sixto Maiochi, o “Tito”, de Guaramirim, com apenas 156 p.p., seguido por José Fernando Ferreira, de Curitibanos, com 241 p.p., e em terceiro Emerson Natalino, piloto de Palhoça, com 309 p.p. Com essa vitória Tito assume o primeiro lugar na classificação desta categoria, talvez a mais disputada da Copa.

Na nova categoria novatos com equipamento, a vitória ficou por conta de Moacir José Krains, de Rio Negrinho, com 401 p.p., seguido por Edson Schwartz, da cidade de Jaraguá do Sul, com 809 p.p.. Edson começou a competir em provas de Enduro de Regularidade a pouco tempo, mas já está aparecendo entre os primeiros. O terceiro lugar ficou para o piloto Marcos Constantino Barth, de Joinville, com 1.153 p.p. |O piloto Flávio Garcia, grande promessa do enduro catarinense, descuidou-se e passou muito adiantado em um PC e perdeu 1.800 pontos, caindo para a quarta colocação geral, apesar de ter vencido a parte da manhã. Flávio, que disputou apenas seis provas de enduro até hoje, tem o mérito de nunca ter perdido um PC em prova.

Na categoria novatos sem equipamento, em que o piloto conta apenas com o odômetro original da moto, um cronômetro e, lógico, a planilha, o grande vencedor foi Marcelo Ricardo Munhoz, de Joinville, com 648 p.p.. Em segundo ficou Sávio Monn, de Joinville, com 1.112 p.p., e em terceiro o piloto Geraldo Nelson Greipel, de Rio Negrinho, com 1.445 p.p.

As próximas etapas (13ª e 14ª) serão realizadas na cidade de Joinville, dia 17 de setembro.


Resultados da etapa

Resultado 1ª etapa
Resultado 2ª etapa

Resultado final da prova

Resumo Geral - Piloto x PC

Relatórios Individuais de passagem de cada piloto, por categoria
Máster
Sênior
Over
Júnior
Novatos com equipe
Novatos sem equipe


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.