Federação Catarinense de Motociclismo


 

2º Velocross de Irineópolis – e que
venha uma etapa para valer!

Texto e Fotos: Gerson Coas


Nem mesmo a chuva espantou o público do motódromo.

Rafael, categoria 125cc

Assim como na prova do Catarinense de Velocidade em Schroeder, no 1º Enduro F.I.M. de Biguaçu, ou no Brasileiro de Motocross em Cianorte – PR, na prova promocional de velocidade na terra realizada no domingo, 21 de julho, em comemoração aos 40 do município de Irineópolis, no Planalto Norte, a chuva também foi a protagonista e a adversária comum dos 57 pilotos participantes. Entretanto nem mesmo a chuva e o frio espantou o público que lotava as dependências do Motódromo que fazia valer o nome de Pé de Barro.

E por ser uma promocional e comemorativa, teve até 80cc correndo junto na Força Livre Especial. Aliás, não apenas correndo, mas vencendo. Na primeira bateria dessa categoria o piloto Rafael Silva, de Porto União, que acelerava uma Honda 80cc, pressionou o piloto de Papanduva Horion da Silva e sua YZ 250 até que ele errasse e cede-se a liderança.

Na final, Horion largou na frente e disparou. Rafael não fez boa largada e até conseguir superar os demais pilotos que também tentavam acelerar forte naquela lama, a prova já se encaminhava para os minutos finais. E aí, um erro lhe podou a tentativa de mais uma vitória. Assim a comemoração foi de Horion que obteve o primeiro lugar com o somatório dos pontos. Em terceiro ficou Alan Chipitoski, de União da Vitória, que mostrou estar tomando gosto pela motovelocidade.


Horion, categoria Força Livre Especial

Na 125cc, a vitória já havia sido de Rafael Silva, seguido de Diego Ramos, de Mafra. Briga mesmo ocorreu pela terceira colocação e do início ao fim da bateria entre Gilmar Cardoso, de Canoinhas, e Paulo Jacyntho, de União da Vitória. Dessa vez, vantagem de Gilmar.

Após passarem pelas classificatórias, os 15 finalistas da Força Livre Nacional tiveram a dura tarefa de acelerar e poupar o equipamento, já que as condições do traçado naquela altura já não eram agradáveis. O paranaense Ademar Boettcher, de Rio Negro, e Rodrigo Neiekiforuk, Papanduva, ambos de DT 180, foram os que melhor conseguiram pilotar, ficando com a primeira e segunda colocações. Vale lembar que na disputa da categoria Nacional 180cc, também foram esses dois os mais rápidos, embora com as posições invertidas: Rodrigo em primeiro e Ademar em segundo.

Na Street, o vitorioso da tarde e merecedor do troféu e premiação foi Ricardo Forlim, de Caçador. Certamente, caso não tivesse chovido tanto, a corrida poderia ter apresentado ainda mais pegas e disputas emocionantes. Mas valeu, e se essa era literalmente uma "prova" para os organizadores do Pé de Barro, muito provavelmente ele poderão conseguir fazer uma prova do campeonato na próxima temporada, pois disposição e vontade de trabalhar os pés de barro mostraram que têm de sobra.

Resultado completo da prova


Horion em comemoração a sua vitória


Ricardo Forlim, categoria Street 2T

Podium categoria 125cc

Podium categoria Força Livre Especial

Podium categoria Nacional 180cc

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.