A cidade de Navegantes recebeu no último dia 12, a sexta etapa da Copa Norte Catarinense de Motocross, edição 2007. A competição chegou na reta final e a disputa pelo título está incendiando as provas. Já tradicional entre os pilotos, a etapa de Navegantes a cada ano fica melhor cumprindo sua função de principal atração da FENAGRO. Assim como nas edições anteriores, a prova atraiu pilotos de todo o Estado, além de vários pilotos vindo da região sul do Paraná.
No final da manhã de domingo a categoria amigos entrou na pista. Renato Dunka, o Pezão, venceu mais uma, e segue isolado na liderança da categoria. No intervalo de almoço, foi feita a manutenção da pista, para que a tarde estivesse tudo pronto para as disputas.
No início da tarde, a primeira categoria a largar foi a trilheiros nacional. Edenilson de Souza pulou na frente na largada e com uma tocada forte, venceu de ponta a ponta. Cristiano Liermann, líder na classificação geral, teve problemas com a moto, mas ainda assim, somou alguns pontos rumo ao título da categoria.
Em seguida, foi a vez da gurizada da 55cc entrar na pista. Leonardo de Souza assumiu a ponta na largada, seguido de perto por Matheus Oliveira. No início da segunda volta Matheus assumiu a liderança da prova e segurou a pressão imposta por Leonardo para vencer mais uma, ampliando a vantagem na pontuação. Leonardo foi o segundo e Bruno Couto ficou com a terceira colocação, após intensa disputa com Leonardo Melchert.
Na nacional 230cc, disputa entre Juarez Alvez e Avacir “Nenê” Chavez. Juarez foi o mais rápido na largada, com Nenê logo atrás botando pressão. Em uma estratégia surpreendente, Nenê esperou o adversário cansar e na segunda metade da prova deu o bote decisivo, ficando com a vitória na categoria. Juarez fechou com a segunda colocação.
Rodrigo Riffel dominou a prova da 65cc, vencendo de ponta a ponta. Hallex Dalfovo andou isolado na segunda posição e, mais atrás, Vinicius Rosa e Rodrigo Lincon fizeram uma bonita disputa pela terceira colocação, com pequena vantagem para Rodrigo, que ficou com o terceiro lugar no pódio.
Entre as motos da 85cc, Rafael Dunka continua dominando e não viu adversários na prova de Navegantes. Com mais essa vitória, Dunka confirmou o título da 85cc por antecipação. Rafael Becker foi o segundo colocado na prova, mesma posição que ocupa no campeonato. Maysa Peaneser, estreando no motocross, terminou com a terceira colocação.
Na trilheiros especial, disputa entre Alan Prim e Luciano de Oliveira. Alan foi quem saiu na frente na largada, mas Luciano não perdeu contato com o líder fazendo uma bela disputa. Luciano assumiu a ponta na metade da bateria e confirmou sua primeira vitória na modalidade. Alan ficou com a segunda colocação e, mais atrás, Risclive Ozório C. da Silva terminou com o terceiro lugar.
César Popinhak dominou a classe MX2 (125 especial), mas não levou a vitória para casa. O piloto, que acabou de retornar dos Estados Unidos, pulou na frente na largada e não teve adversários na prova. No final da bateria, César recebeu bandeira preta, pois sua inscrição na categoria estava irregular. Leandro Smackovickz acabou ficando com a vitória, e somando importantes pontos na disputa pelo título. Outro destaque da prova foi Rafael Dunka, que andando de 85cc. ficou no meio do bolo na largada, mas se recuperou rapidamente para terminar na segunda colocação. Eduardo Zonta, que briga pelo título, terminou na terceira posição.
O grande destaque da MX3 foi a disputa entre Elizeu Glanert e Mirko dos Santos. Glanert saiu na frente na largada, mas Mirko assumiu a ponta ainda no início da prova e teve que suportar a pressão imposta por Glanert. Mirko, além da vitória, garantiu o título da categoria por antecipação. Mais atrás, Rogério Schimit teve que suportar a pressão imposta por Jackson Probst para ficar com a terceira posição.
Na força livre nacional, Edenilson de Souza pulou na frente na largada, e teve que acelerar forte para confirmar a segunda vitória do dia. Mais atrás, disputa intensa entre Fabrício Reus, Manuel dos Santos, Everton Solleti e Darlan Marcondes. Fabrício fechou com a segunda colocação e Darlan Marcondes, após uma prova de recuperação, foi o terceiro colocado.
Já na classe força livre especial, a briga ficou pela segunda posição, já que César Popinhak abriu larga vantagem na frente, Eduardo Zonta, Djohny Aquino e Leandro Smackovicz fizeram uma bonita disputa na metade inicial da prova. Aquino foi buscando seu espaço e assumiu a segunda colocação onde se manteve até o final. Leandro foi o terceiro e mais atrás, Eduardo ficou com a quarta posição.
Após a prova, foram feitas as entregas de troféus e em seguida sorteio de brindes para os pilotos. A prova desse ano contou com apoio de Riffel, Linde Vidros, JP Racing e Prefeitura de Navegantes.