A Copa Contestado de Veloterra foi até a cidade de São Bento do Sul para a sexta etapa da temporada 2007. A pista recém construída foi elogiada por todos os pilotos, e alternava partes travadas com trechos de altas, desafiando a técnica dos pilotos. A expectativa de uma grande prova se confirmou e a etapa marcou o recorde de inscritos da competição, com mais de 280 inscritos nas 14 baterias disputadas, sendo 12 validas pelo campeonato, e as categorias cidades, destinadas a pilotos locais.
No final da manhã de domingo, a primeira bateria a largar foi a categoria baton. Correndo em casa, Ana Claudia Fietz largou na ponta e precisou acelerar forte para vencer a prova. Kamila Roberta ficou com a segunda colocação e Eduarda Pereira aproveitou uma queda de Maysa Peaneser para ficar com o terceiro lugar no pódio.
Em seguida foi a vez dos minipilotos da 55cc entrarem na pista. Cassiano Colasso saiu na frente, mas logo Nicolas Hittil assumiu a ponta e venceu mais uma, ampliando a vantagem na liderança da categoria. Cassiano foi o segundo colocado e Matheus Felipe terminou com a terceira posição. Entre as 55cc da Tork, Daniel Melchert foi o vencedor, mas Gabriel Oliveira, com a segunda colocação mantém a liderança da categoria.
Após a parada para o almoço, largaram os pilotos da categoria nacional 250cc. Jackson Keil liderou a maior parte da prova, mas acabou caindo e teve a prova prejudicada. Quem aproveitou o erro dos adversários foi Giovane Adriano que venceu pela primeira vez na categoria. Luciano de Oliveira foi o segundo colocado e, correndo em casa, Luiz Fietz ficou com a terceira posição.
Na nacional até 180cc, disputa intensa entre Eduardo Berti e Éderson Balack. Eduardo manteve a ponta durante quase toda a prova, mas deixou a vitória escapar no final e Éderson pode comemorar a primeira vitória na categoria. Gilson Araújo completou os três primeiros colocados.
A bateria da classe street150cc foi disputada do inicio ao fim. Vanderlei Lemos saiu na frente, mas logo no inicio da prova Gilson Araújo assumiu a ponta. Enquanto Araújo acelerava forte para tentar escapar dos outros pilotos, a briga era intensa pela segunda posição, com os pilotos Vanderlei Lemes, Tiago Calisto e Felipe Ribas. Felipe ficou em segundo na pista, mas acabou sendo desclassificado, deixando a segunda posição para Vanderlei. Fabiano Dzickanski terminou com a terceira colocação.
Na 65cc domínio absoluto de Eduardo Rudnick que venceu de ponta a ponta. Maysa Peaneser ficou com a segunda posição e Tiago Winiarsk foi o terceiro colocado. Com o resultado, Tiago assume a liderança da categoria.
Na 125cc especial Jackson Keil roubou a cena. Andando de tornado, Jackson largou na frente e fez uma bonita disputa com Jorge Fonseca pela liderança da prova. Jorge chegou a dar o troco em Jackson, que rapidamente reassumiu a ponta e acelerou forte para vencer a prova. Jorge foi o segundo colocado, enquanto mais atrás duas 85cc disputaram a terceira colocação, com vantagem para Eder de Lima, que ultrapassou Luiz Fietz na ultima curva.
Wilson Pereira dominou a classe open nacional. Odirlei Lima até que pressionou bastante, mas teve que se contentar com a segunda posição. Ademar W Boetcher foi o terceiro colocado, após muita disputa. Jaime Lisboa teve uma queda no inicio da bateria, e conseguiu se recuperar até a quarta colocação.
A categoria intermediária precisou de classificatórias para definir o gate, promovendo uma disputa antes mesmo da largada principal. Quem pulou na frente na largada foi Luiz Fietz que andou a maior parte da prova na frente, até ser superado por Luciano de Oliveira. Luciano que já foi campeão estadual acabou sendo desclassificado da bateria, deixando a vitória nas mãos de Luiz Fietz. Com o resultado, Luiz aumenta a vantagem na liderança da categoria. Edgar Nogueira e Ericson Koch ficaram com a segunda e terceiras colocações, respectivamente.
Giovane Adriano, Eduardo Berti e Jackson Keil protagonizaram uma bela disputa pela vitória da força livre nacional. Jacson foi o primeiro a errar e abandonar a briga pela ponta. Eduardo teve uma queda feia, e a prova teve que ser interrompida. Giovane acabou ficando com a vitória, com Thiago Pyocz na segunda colocação e logo atrás Jackson Keil que se recuperou e chegou em terceiro.
Na trilheiros nacional Edgar Nogueira conquistou mais uma vitória e já pode comemorar o título antecipadamente, já que seu principal oponente, Jairo Lisboa, não participou da prova. Laércio de Paulo e Jaison Lisboa terminaram com a segunda e terceira colocação na bateria.
Sérgio Henrique Klaumann e Luciano Oliveira disputaram a primeira posição da classe força livre especial. Luciano saiu na frente na largada, mas Ike logo conseguiu a ultrapassagem e a disputa pegou fogo. Foram varias tentativas até que Luciano conseguisse assumir a ponta novamente. Ike ainda tentou dar o troco, mas teve que se contentar com a segunda colocação. Jorge Fonseca fechou com a terceira colocação.
Após as baterias oficiais, foi realizada a categoria cidade, destinada a pilotos da região.
A Copa Contestado de Veloterra conta com o aval e a supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo – FCM.