Os campeões da edição de 2007 da Copa ASCPE de Enduro de Regularidade foram definidos neste primeiro final de semana de dezembro, com o Enduro de Regularidade de Paulo Lopes. A prova consagrou Genoir Bruning como tetracampeão na categoria máster, a principal da competição. Os outros pilotos que asseguraram os títulos foram Pedro G. Kastering (sênior), Eder “Rato” Marcondes (over) e Lucas Goulart (Júnior), além de Rafael Piva que havia confirmado de forma antecipada o primeiro lugar na novatos.
Ao todo foram vinte etapas que passaram pelas cidades de Içara, Pedras Grandes, Urussanga, São Ludgero, Siderópolis, Armazém, Criciúma, Nova Veneza, Capivari de Baixo e Paulo Lopes. Eder “Rato” Marcondes, presidente da ASCPE (Associação Sul Catarinense de Pilotos de Enduro), analisou a temporada como altamente positiva. “Acho que foi mais um ano de sucesso para a ASCPE, pois em todas as provas tivemos um grande número de participantes e na maioria delas todos saíram satisfeitos. Assim conseguimos atingir o nosso objetivo, que é organizar um campeonato onde a satisfação do piloto esteja em primeiro lugar”, comentou o presidente que também aproveitou para avisar os associados à ASPCE sobre a festa de premiação aos campeões de 2007. “Já no próximo sábado, dia 8 de dezembro, estaremos premiando os melhores do ano de 2007, a festa acontecerá no Clube de Campo de Tubarão. Maiores informações no site www.endurosc.com.br, mas desde já contamos com a presença de todos”, disse Marcondes.
Com a vitória no Enduro de Paulo Lopes, Genoir Bruning (Incoplast, Copobras, Totem, Colchões Gazin, Meneghel Motos e Wolf Racing) conquistou o tetracampeonato na copa ASCPE de Regularidade (2004, 205, 2006, 2007). “Consegui ser tetracampeão na copa e tenho muito a agradecer a minha família, aos amigos e patrocinadores. A Copa ASCPE a cada ano que passa está mais fortalecida, e todo ano surgem novos pilotos que mostram suas forças. Sem dúvida, a ASCPE tem um dos campeonatos mais bem organizados e serve de porta de entrada para provas de nível nacional”, comentou Genoir. Sobre a prova de Paulo Lopes, Genoir considerou de excelente nível, tanto nas trilhas como na organização. “As trilhas foram muito bem escolhidas, bem sinalizadas e limpas, eram trilhas longas e sem nenhum enrosco para dificultar a pilotagem. Mas tinha que estar atento a planilha, pois tinha muitas pegadinhas durante toda a prova. A região de Paulo Lopes é muito bonita, com vários pontos com belos visuais. Outro fator positivo da prova foi a apuração, que foi muito rápida e agradou a todos”, finalizou o campeão.
O vencedor e agora atual campeão da categoria over, Eder “Rato” Marcondes também elogiou muito o enduro de Paulo Lopes. “Gostei da prova, as trilhas estavam ótimas, a planilha foi bem desenhada e os PCs estavam bem locados, principalmente os de saída de neutro o que exigia muita atenção na navegação. O roteiro foi bem escolhido e o resultado saiu rápido, parabéns a organização e a equipe dos Manos da Trilha”, concluiu.
Assim como os campeões, Genoir e Eder Marcondes, o piloto de Braço do Norte, Lucas Goulart também venceu a prova e sagrou-se campeão na sua categoria. “Ser campeão na classe júnior foi uma grande conquista para mim. No ano passado tive um problema que me impediu de terminar o campeonato, porém neste ano tive oportunidade de competir com o apoio de familiares, amigos e principalmente de meu pai que sempre me acompanha. Posso dizer que esta vitória decorreu de muito treino, dedicação e acima de tudo amor por este esporte”, desabafou Goulart. “Agradeço também as inúmeras amizades que se fazem no decorrer das competições, que sem estas as provas não seriam tão divertidas”, disse Lucas que considerou a prova de Paulo Lopes bem técnica. “A prova foi boa e bastante técnica, PCs em lugares bem escolhidos, principalmente na segunda etapa, na qual o piloto tinha que estar atento, pois eram muitos laços e a média um pouco mais justa. Parabéns ao Zé do Lelo e toda a equipe que fez parte para este evento acontecer”, completou o piloto.
Eloísio Lessa da Silva venceu a categoria sênior em Paulo Lopes, mas não foi o suficiente para superar o campeão da categoria, Pedro Giovane Kestering, segundo colocado na prova. Eloísio terminou o campeonato na segunda posição.
A categoria novatos já estava definida a favor de Rafael Antunes Piva. O piloto campeão antecipado participou da prova mesmo sendo de descarte e conquistou a segunda posição. O vencedor foi Ronaldo da Rosa.
A Copa ASCPE 2007 foi uma realização da Associação Sul-catarinense de Pilotos de Enduro e contou com o aval e a supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo – FCM.