Mesmo com títulos já definidos antecipadamente a última etapa da Copa VM Racing de Motocross – Campeonato Regional do Oeste de Santa Catarina, teve pegas eletrizantes. A décima etapa da competição foi realizada no último final de semana, dias 2 e 3, em Chapecó, e contou com a presença de 127 pilotos.
Campeão antecipado da categoria infantil, Augusto Camargo entrou na pista e conquistou mais uma vitória, terminando a competição com quase 100 pontos de vantagem em relação a segunda colocada, Ana Vitória Lucatelli.
Em uma corrida sensacional, o chapecoense Jivago Rigo Filho sagrou-se campeão da 55cc. Depois de ter o pneu traseiro de sua moto furado na primeira volta o piloto da casa não aliviou e perseguiu o gaúcho Enzo Lopes, líder da bateria do inicio ao fim. A vitória ficou para o gaúcho, mas Jivago confirmou o título da temporada.
Guilherme Oliveira e Northon Carvalho entraram na pista para definir o título da 65cc. Com a vantagem de correr em casa e disposto a levar o titulo, Guilherme fez uma boa largada e na segunda volta assumiu a primeira posição, mas quem veio “quente” na bateria foi Mauricio Treichel que largou na 11º posição e na metade da bateria assumiu a ponta vencendo a prova, Guilherme chegou na terceira colocação e garantiu o titulo da temporada.
O também chapecoense Andrey Marcon já tinha conquistado antecipadamente o titulo da nacional A, mas com o apoio da torcida entrou na pista para fechar a temporada com chave de ouro, vencendo mais uma etapa.
Lucas Araújo já havia confirmado a primeira colocação do campeonato na classe nacional B e não participou da etapa em casa. Aproveitando a ausência do campeão, Andrey Marcon, Juliano Spier e Charles Nardi travaram um duelo sensacional nas duas baterias. No final vitória para Marcon, a segunda do dia.
Flaviano Tiepo já tinha conquistado o título da categoria especial A e também não participou da etapa de Chapecó. Com isso quem se deu bem foi Édipo Kasper que venceu a prova.
Na especial B Vitor Honnef e Lawrence Tasca fizeram uma prova de tirar o fôlego. Vitor liderava, mas faltando 2 voltas para acabar a prova, Lawrence ultrapassou para seguir rumo a quadriculada. Como Flaviano Tiepo não participou da etapa, Vitor pôde comemorar o título da categoria.
O já campeão da classe força livre especial, Rafael Chavier “Xiru”, entrou na pista, mas com problemas na moto conseguiu somente um 11º lugar. A disputa pela primeira posição ficou entre Marcel Maisson e Léo Lopes. Marcel venceu a primeira bateria e Léo a segunda. Empatados no número de pontos, Léo ficou com a vitória na prova devido ao critério de desempate, que dá vantagem para o melhor resultado obtido na segunda bateria.
Ao encerrar mais um Campeonato Oestino de Motocross, a VM Rancing através de seu diretor Valmir Maisson, agradece a participação dos pilotos que possibilitaram a média de 118 participantes por etapa, os motoclubes que realizaram as etapas, a equipe de trabalho da VM que fez com que o campeonato acontecesse dentro das normas sem nenhum incidente nas 10 etapas realizadas bem como o apoio recebido da Federação Catarinense de Motociclismo.
O campeonato de 2008 já começou a ser programado, sendo que a cidade de Mondai já marcou a prova de abertura para o mês de fevereiro. A revenda de motos Honda “Perozin Motos”, oficial Mostbet Sitio apuestas de Concórdia, já demonstrou interesse em patrocinar o campeonato, dando uma moto a ser sorteada para os pilotos.
Confira como ficou a classificação final da Copa VM Racing 2007
http://www.fcm.org.br/motocross/resultados/2007/mx-co_10etp_chap_classificacao.html