Federação Catarinense de Motociclismo

Copa Alto Vale de Enduro FIM começa
com toda força em Ituporanga
Texto: Eládio Rohden e Valdecir Augustin - Fotos: Valdecir Augustin

Jackson Feubak, campeão da etapa na classificação geral e na categoria Pró

Yuri Boeing, segundo colocado, a três segundos do vencedor...

... da over especial, Eládio Rohden

Rafael Gaertner ficou em segundo na Pró

Ricardo Martins, venceu a "A" na sua estréia na copa

Vanderlei Tombini, segundo colocado na "A"

Néri Marian, primeiro na over nacional

Flavio Wernke venceu a força livre nacional

Juarez Mees foi o vencedor da 230cc

Maicon Moacir Gesser faturou a classe light

A localidade de Rio Batalha, em Ituporanga, foi o palco para abertura da quinta edição da Copa Alto Vale de Enduro F.I.M. realizada no último domingo de março, dia 30. E o sucesso da etapa já começou na secretaria da prova, durante as inscrições, estabelecendo o novo recorde com 150 participantes.

Para a primeira prova do ano, a organização reservou 31 quilômetros por volta de trechos rápidos mesclados com trechos travados e atoleiros. O primeiro trecho cronometrado foi uma mostra disso. Iniciava por uma estradinha de roça bem rápida, passava para uma trilha travada no meio das árvores, em seguida uma subida de pedra, longa e extremamente lisa, que causou muitas desistências, e depois trechos abertos de estradinha em descida.

Já o segundo trecho, com leves descidas e subidas lisas no meio do mato, reservava algumas boas erosões e atoleiros pra alegria dos espectadores e tristeza dos pilotos. Depois uma estradinha de reflorestamento com lama. Cabo enrolado. Um pequeno descanso no CH do meio, que como de costume na Copa, disponibilizava frutas e água para os pilotos, e logo em seguida começava as especiais mais elogiadas.

O terceiro. Enduro Teste, quase todo em subida, alguns trechos com pedra, e muito areião. Motor e suspensão faziam uma boa diferença. Já o quarto Enduro Teste, descidas... Com erosão, sem erosão, com areia, sem areia, com costelas de vaca, com pedras... e rápido. E por último o Cross Teste, bom para quem  gosta de acelerar e também para o público que conseguiu presenciar boas curvas, e um pouco da tocada de cada piloto. 

Para o campeão da etapa na classificação geral e na categoria Pró, Jackson Feuback, que está focando os treinamentos para participar do Rally dos Sertões, a prova foi de excelente nível técnico, com especiais bem compridas e diversos tipos de terreno. “Estou treinando bastante em minha pista e me preparando para o Rally dos Sertões, já que esse ano como não teve o Dakar eu acho que o Sertões têm tudo para trazer os melhores pilotos de fora. Também pretendo fazer o brasileiro de rally, já que o ano passado para mim foi bem proveitoso, e vou tentar fazer as provas de enduro fim também, quando as datas não coincidirem”, relatou o campeão, mostrando que seus treinamentos estão dando resultados. Rafael Gaertner ficou em segundo e Ricardo Schmidt em terceiro.

Também muito satisfeito com o resultado da prova, o vencedor da categoria A, Ricardo Martins, que pela primeira vez participa da copa, mostrou-se muito impressionado com o grande nível técnico da prova e dos pilotos. “Uma prova sensacional! Especiais bem rápidas e técnicas, os organizadores estão de parabéns”, falou Martins. Na segunda posição da categoria ficou o piloto Vanderlei Tombini e em terceiro Valdecir Sperandio.

Para o vencedor da categoria over especial, Eládio Rohden, a copa vem crescendo ano a ano e o que começou como uma brincadeira cronometrada em 2004. “As primeiras provas da copa reunia 50 pilotos, e agora em 2008, chega a 150 competidores, digo isso não somente pelo número de pilotos, mais o que me surpreende, é o nível técnico que a Copa alcançou. Deve ser esse um dos motivos pelos qual a Copa tem reunido tantos bons pilotos, muito deles vindo de cidades distantes e até de outros estados”, disse Eládio. “A Copa Alto Vale e a organização de Ituporanga estão de parabéns. Os pilotos visitantes ficaram empolgados e prometem voltar mais vezes. Dia 20 de abril tem a segunda etapa! xannonce Não percam!”, conclui Eladio que venceu com apenas três segundos de diferença para Yuri Boeing, segundo colocado. Na terceira posição ficou Vilson Pessini.

Na over nacional, o lugar mais alto do podium ficou com Néri Marian. Na segunda e terceira posições ficaram Zulmar Guimarães e Vanderlei Silveira, respectivamente.

Flávio Wernke venceu a disputa na categoria força livre nacional, deixando Graciano Moliani em segundo e Cleder Marchi em terceiro.

Na categoria nacional 230cc ficou em primeiro lugar o piloto Juarez Mees, em segundo lugar ficou Carlos César Krumm e em terceiro Adilson Schmidt.

Já na categoria light o vencedor foi Maicon Moacir Gesser com Oeslei Schreiber em segundo e Davi Daniel Hoppe em terceiro.

 

A primeira etapa da Copa Alto Vale de Enduro Fim teve a organização do Trail Clube Ituporanga, a supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo – FCM e o patrocínio da H Parts. 

 A segunda etapa da Copa acontece no dia 19 de abril na cidade de Agronômica.



Mais informações sobre a prova

10/04/08 Resultado

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.