Federação Catarinense de Motociclismo

Terceira etapa da Copa Contestado de Veloterra
Texto: Tiago José Wolff

Largada da categoria street

Maysa Peaneser venceu a categoria baton

Daniel Melchert, cat. 55cc

Geovane Veiga primeiro lugar na cat. nacional 250cc

Paulo Kruscth (57) e Luiz Felipe Fietz (175) disputaram a jr e nacional250cc

Lui André Fietz vencedor da cat. VX2 e f.l.especial

Jackson Keil venceu mais uma na f.l.nacional

A cidade de São Bento do Sul, no planalto norte catarinense, recebeu nos dias 10 e 11 de maio, a terceira etapa da Copa Contestado de Veloterra 2008. Sob o comando da equipe Veloferas a etapa foi um sucesso, batendo o recorde de inscritos na competição, sendo mais de 250 inscrições em 13 categorias. O público foi chegando aos poucos e enchendo o barranco que forma uma arquibancada natural, sendo mais de 1500 pagantes, além de convidados. 
 
      Uma novidade na etapa, foi o uso do gate de largada, que deixou o início das provas ainda mais disputado. Ainda no final da manhã, rolaram as classificatórias, para definir o gate das categorias intermediária e trilheiros.

Outro ponto positivo na etapa, foi à visita dos comissários da FCM, que estavam analisando o circuito, que deve sediar em setembro uma etapa do campeonato estadual, e possivelmente a etapa catarinense do Brasileiro de Veloterra.

No início da tarde, a categoria baton foi a primeira a largar e Maysa Peaneser disparou na frente, e acelerou forte para vencer de ponta a ponta. Eduarda Pereira foi à segunda colocada, sem ser ameaçada com Heloana Tureck na terceira colocação. Pela quarta colocação, disputa acirrada entre Elaine Quilante e Camila Pillat. 

Logo em seguida, foi a vez da gurizada da 55cc entra na pista e assistir mais uma vitória de Daniel Melchert. Daniel dominou a prova e segue invicto na categoria. Alex Tibes Junior foi o segundo colocado, após superar Gustavo Lisboa na parte final da bateria. Mais atrás, Igor M Buchinger finalizou com a quarta colocação a frente de Denis Bianchini Jr.

Na nacional 250cc, Geovane Veiga saiu na frente com Douglas Galkowski logo atrás. Jackson Keil não fez boa largada, mas foi se recuperando a cada volta. Quando começou a pressionar os líderes, Jackson teve problemas com a moto, e teve que abandonar. Geovane acelerou forte até confirmar a vitória. Douglas com a segunda colocação confirma a liderança da categoria. Wyllian Alves fez um prova de recuperação, finalizando na terceira colocação. A disputa mais bonita da categoria, foi pela quinta colocação, entre os pilotos Luiz Felipe Fietz e Paulo Krustch Junior. Luiz Felipe levou a melhor ficando com a quinta colocação.

Na categoria junior Luiz Felipe Fietz saiu na frente na largada mais foi derrubado na primeira volta. Os pilotos Paulo Krustz Jr e André da Rosa também se envolveram no incidente tendo que fazer uma prova de recuperação. Quem se deu bem foi Leandro Quilante que saiu ileso e acelerou forte para fugir dos oponentes, abrindo vantagem na ponta. Enquanto Leandro acelerava forte para manter a liderança, Paulo Krutsh e Luiz Felipe vinham de trás, fazendo muitas ultrapassagens e travando uma bela disputa, pela segunda colocação. No final, Leandro garantiu sua primeira vitória na categoria, Paulo foi segundo e Luiz o terceiro. Jeferson Keil foi o quarto colocado, com Maysa Peneser na quinta colocação.

Na street, mais uma prova de tirar o fôlego, e um novo vencedor na categoria. Douglas Galkowski saiu na frente, seguido de perto por Gilson Araújo e Vanderlei Lemes. Ao completar a primeira volta, Douglas acabou caindo, deixando a liderança nas mãos de Gilson. Gilson liderou por algumas voltas, mas acabou caindo deixando a liderança para Vanderlei. No final da prova, após excelente recuperação, Douglas aparece pra tomar a posição de Vanderlei, e consegue a liderança na ultima volta, confirmando a primeira vitória na categoria. Vanderlei confirmou a segunda colocação. Em terceiro, ficou Gean Carlos da Silva, que não fez boa largada e recuperou até o terceiro posto. Will Pereira foi o quarto colocado, após superar Fernando Tironi.

Na VX2, Lui André Fietz dominou a prova, e garantiu mais uma vitória na categoria, assim como a liderança da competição. Markolf Berchtold, após uma prova muito disputada e várias trocas de posição ficou com a segunda colocação. Jackson Keil, correndo de moto Nacional entre as importadas, fez uma excelente prova, terminando com a terceira colocação, pouco atrás de Markolf. Geovane Adriano que venceu a primeira etapa ficou com a quarta colocação.

Na open nacional, Ademar Werner acelerou forte e venceu mais uma. Adir Langhammer, também estava rápido na pista, mas uma queda no início da bateria lhe tirou as chances de vitória, tendo que se contentar com a segunda colocação. Jaime Lisboa foi o terceiro colocado, com Lorival Gnewuch na quarta colocação.   

Na open especial Avacir “Nenê” Chaves dominou a prova e venceu de ponta a ponta. Enquanto seu irmão Aurélio Chaves fez uma prova de recuperação, e conseguiu a segunda colocação. Fabiano Gral ficou com a terceira colocação, e Gilson Assini fechou com a quarta posição.

Na categoria intermediaria, Renan Maximo dos Santos fez uma grande prova e venceu sem ser ameaçado. Mais atrás, a disputa pela segunda colocação foi intensa, entre os pilotos Sioney Xavier e Nelson Silveira. Nelson que havia vencidos as duas primeiras etapa, estava com problemas no freio da moto, e não consegui superar Sioney, que ficou com a segunda colocação. Nelson foi o terceiro colocado e Ruben Bahr ficou com a quarta colocação.

Na categoria trilheiros, Maicon Galkoski fez uma grande disputa com Jucinei Kurwski pela vitória, e confirmou a vitória no final da bateria. Ruben Barh também fez uma boa prova, e após algumas ultrapassagens ficou com a terceira colocação, com Claudimir Bassani na quarta colocação.

Na força livre nacional, Jackson Keil, correndo em casa venceu mais uma. Jackson superou Sandro Ferreira após algumas voltas a acelerou forte para confirmar a vitória. Giovane Adriano também fez boa prova e garantiu a segunda colocação na etapa. Sandro foi o terceiro colocado, enquanto mais atrás a disputa por posições intermediárias foi intensa a prova toda, vários pilotos alternando posições.  Éder Ballatka fechou com a quarta colocação, e Tiago Pikocz fechou os cinco primeiros.

Na força livre especial, disputa intensa entre Luciano Boca de Oliveira e Lui Fietz. Luciano saiu na frente na largada mas Lui acelerou forte e acelerou até conseguir a ultrapassagem e segurar a segunda vitória do dia. Com o resultado Lui segue líder da categoria na competição. Markolf Berchtold andou no mesmo ritmo dos líderes boa parte da prova e finalizou na terceira colocação. Paulo Krusth jr foi o quarto colocado, seguido de perto por Avacir Nenê Chaves.

Após as baterias oficiais, foram realizadas duas provas extras. Primeiro a categoria cidade, destinado apenas aos pilotos locais, e em seguida a categoria Quadriciclo, com 8 quadris na pista e muita disputa.

A próxima etapa da Competição, esta confirmada para os dias 24 e 25 de maio, na cidade de Itaiópolis. E no inicio de Junho, é a vez da cidade de Canoinhas receber os melhores pilotos dos estados do Paraná e Santa Catarina.

A copa Contestado de Veloterra tem o Aval e Supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo e cobertura completa do site Racecross.com, com resultados, fotos, resumos e vídeos de cada etapa.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.