Família Klaumann, Guto, Ike e seu pai Gerson (Paizão). |
Prólogo noturno. |
O catarinense Sérgio Henrique Klaumann que participou da 16ª edição do Rally Internacional dos Sertões, mostrou que tem grandes chances de uma vitória nessa competição. Em sua primeira corrida nesta modalidade, segundo brasileiro na classificação geral e segundo lugar na sua categoria, extreme 450cc. Jackson Feuback ficou com a 11ª colocação e Guto Klaumann com a 13ª.
O Rally Internacional dos Sertões passou por seis estados, percorrendo ao total 4.734 km, com os mais diversos terrenos onde pilotos e equipamentos foram colocados a prova á todo momento.
Ike Klaumann comenta a prova
Os desafios encarados nesses 10 dias de competição no maior Rally das Américas, foram superados com muita garra e determinação, sendo que já no segundo dia tive problemas, foi um dia para ser esquecido durante o Rally.
Já nos primeiros km da especial estava na poeira de um outro competidor e ao olhar para a planilha para a confirmação do roteiro, acabei tomando uma queda, onde o equipamento de navegação foi danificado, e também havia machucado o joelho, levantei fiz alguns reparos na moto e continuei só que sem planilha e com dores, decidi então acelerar para colar no piloto da frete e terminar a especial, mas ele também teve problemas ao percorrer mais alguns km da especial, busquei outro piloto para me guiar, e quando faltavam apenas 20 km para o termino da especial tomei uma queda novamente que danificou a moto, a roda dianteira ficou totalmente destruída, mais decidi completar a especial para não sofrer finalizações, perdi cerca de 1 h com o ocorrido.
Após este dia pensei que tinha jogado meses de dedicação fora, porei foi um aprendizado.
Passei a pilotar com mais cautela e segurança e os resultados foram melhorando dia a dia, fui subindo aos poucos na classificação, pequenos problemas comuns em Rally não deixaram de existir, como errar a navegação, problemas em rios, dentre outros, porém nada tão agravante. Após a etapa maratona consegui um ótimo resultado, fiquei em terceiro na classificação geral da etapa, subindo de 20 na geral para oitavo, após, decidi em manter o posto, pois para subir mais na classificação teria que arriscar muito, os outros competidores já haviam aberto uma boa vantagem.
Ao final, na última etapa ao me enganar em uma referência acabei por me perder e rodei cerca de 20 km a mais, algo que me custou a passagem de oitava na geral para nona.
Avalio os resultados conquistados, (nono na geral e segundo na minha categoria), de extrema importância por ser a primeira participação em um dos maiores Rally’s do mundo, e em um ano em que o número de competidores estrangeiros foi superior aos anteriores.
Gostaria de deixar aqui meus agradecimentos a SEKA, SUZUKI, PETROBRÁS, H-PARTS, M3 PARTS, BALLI HAI, á todas as pessoas da equipe que estiveram presentes no evento, que de uma forma ou de outra contribuíram para a conquista destes resultados, finalizou Ike.
Mais informações sobre a modalidade
07/10/19 Etapa foi realizada nos dias 05 e 06
02/08/19 Prova reuniu mais de 50 pilotos
24/07/19 Primeira etapa acontece em Rio Negrinho
22/07/19 Etapa acontece em Rio Negrinho
09/06/18 As etapas seguem no sábado e domingo, no Tocantins
23/04/18 Prova teve início no dia 12 e a final no dia 15
05/06/17 Piloto catarinense é bicampeão da terceira edição do Rally Baja Jalapão 500
20/11/13 Ricardo Martins é bicampeão brasileiro de Rally Cross Country
17/10/13 Joinville recebe agora a terceira etapa do Catarinense de Cross Country