Os pilotos catarinenses Guilherme Cascaes (máster), José Carlos Vitório (sênior), Gilson Barp (júnior) e Lucas Arenhart (novatos) são os campeões da quarta edição do Campeonato Sul-brasileiro de Regularidade. A exceção foi o título na categoria over, que ficou com o paranaense, Marcos César Szyminovicz, primeiro bi-campeão da categoria.
A vitória de Cascaes consagrou a sua grande fase na modalidade. “Estou muito feliz com meu resultado, é um campeonato de grande nível e o maior do Sul do Brasil, sendo disputado entre os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É a primeira vez que o faço inteiro e estrear vencendo, não poderia ter sido melhor”, comentou. “Agora, estou focado no Catarinense, campeonato o qual estou liderando e falta apenas uma prova, que será em Palhoça em novembro. Espero alcançar o mesmo resultado para de repente, em 2009, encarar o Campeonato Brasileiro”, finalizou.
Para este ano os organizadores do Sul-brasileiro buscaram um meio termo em relação aos anos anteriores, voltando a ter duas provas por Estado, com eventos de um ou dois dias. Já na abertura realizada em Taquara (RS), no mês de março, o campeonato Sul-brasileiro mostrou a sua força com a participação de cerca de 200 pilotos.
Depois foi a vez de Santa Catarina receber a caravana dos enduristas. Mesmo com toda a chuva que caiu durante a semana e durante a prova, a cidade de São Ludgero, no sul do Estado, organizou uma prova perfeita. Trilhas lisas, bem sinalizadas e com um roteiro que agradou a todos.
Já a terceira prova do campeonato aconteceu em Guarapuava, no Paraná, e também contou pelo Brasileiro de Regularidade. Na opinião dos pilotos foi a mais difícil da temporada, com muita chuva e alguns trechos intransponíveis, sendo que para algumas categorias a organização teve que cortar alguns trechos. Foi uma prova de resistência, muita técnica e também a que apresentou a melhor estrutura do campeonato.
Em julho o Rio Grande do Sul recebeu a sua segunda prova, a quarta do campeonato. Prova realizada na cidade de Bento Gonçalves e muito bem organizada pelo TCBG, com trilhas bem limpas, em meios a parreiras de vinho com belos visuais que a região possui.
São Bento do Sul, localizada no norte de Santa Catarina, sediou em agosto o quinto confronto da competição. Foram dois dias de prova, também válida pelo Catarinense e Copa Norte da modalidade. Mais um enduro muito bem organizado, com planilha perfeita e o resultado entregue na rampa de chegada. Percurso escolhido a dedo, com trajeto diferenciado, não faltou nada.
Para encerrar, o tradicional Enduro das Cachoeiras, nas cidades gêmeas de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), realizou a última prova da temporada 2008 do Sul-brasileiro. Novamente a chuva caiu na noite anterior e as trilhas ficaram lisas. Foi uma prova perfeita para quem gosta de praticar enduro, trechos em meio a reflorestamento, muitas descidas dentro de matas, planilha bem desenhada, referência exatas e médias justas. Na opinião da maioria dos pilotos, é um dos melhores lugares de trilhas do Sul do Brasil.
Classificação final da quarta edição do Sul-brasileiro de Regularidade
Mais informações sobre a modalidade
17/09/24 Etapa acontece no dia 22 de Setembro
13/04/23 Prova abre a temporada do Regularidade em Videira SC
15/06/22 Prova será válida pelo Catarinense e Brasileiro de Reguladide
26/10/21 8º Enduro da amizade acontece neste final de semana dias 30 e 31/outubro
07/07/21 Maravilha abre temporada 2021 do regularidade, após meses sem prova.
21/12/20 Encerrado o Catarinense de Regularidade 2020 com 3 etapas
23/10/20 Prova reuniu 95 pilotos