Federação Catarinense de Motociclismo

Catarinenses conquistam quatro das cinco categorias
do Sul-brasileiro de Regularidade
Texto: Colaboração de Genoir Bruning - Fotos: Valdecir Augustin / arquivo FCM

Campeão na máster, Guilherme Cascaes consagra sua grande fase na modalidade

José Carlos Vitório, campeão na categoria sênior

Gilson Barp, campeão da júnior

Primeiro lugar na categoria novatos, Lucas Arenhart

Os pilotos catarinenses Guilherme Cascaes (máster), José Carlos Vitório (sênior), Gilson Barp (júnior) e Lucas Arenhart (novatos) são os campeões da quarta edição do Campeonato Sul-brasileiro de Regularidade. A exceção foi o título na categoria over, que ficou com o paranaense, Marcos César Szyminovicz, primeiro bi-campeão da categoria.

 A vitória de Cascaes consagrou a sua grande fase na modalidade. “Estou muito feliz com meu resultado, é um campeonato de grande nível e o maior do Sul do Brasil, sendo disputado entre os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É a primeira vez que o faço inteiro e estrear vencendo, não poderia ter sido melhor”, comentou. “Agora, estou focado no Catarinense, campeonato o qual estou liderando e falta apenas uma prova, que será em Palhoça em novembro. Espero alcançar o mesmo resultado para de repente, em 2009, encarar o Campeonato Brasileiro”, finalizou.

Para este ano os organizadores do Sul-brasileiro buscaram um meio termo em relação aos anos anteriores, voltando a ter duas provas por Estado, com eventos de um ou dois dias. Já na abertura realizada em Taquara (RS), no mês de março, o campeonato Sul-brasileiro mostrou a sua força com a participação de cerca de 200 pilotos.

Depois foi a vez de Santa Catarina receber a caravana dos enduristas. Mesmo com toda a chuva que caiu durante a semana e durante a prova, a cidade de São Ludgero, no sul do Estado, organizou uma prova perfeita. Trilhas lisas, bem sinalizadas e com um roteiro que agradou a todos.

Já a terceira prova do campeonato aconteceu em Guarapuava, no Paraná, e também contou pelo Brasileiro de Regularidade. Na opinião dos pilotos foi a mais difícil da temporada, com muita chuva e alguns trechos intransponíveis, sendo que para algumas categorias a organização teve que cortar alguns trechos. Foi uma prova de resistência, muita técnica e também a que apresentou a melhor estrutura do campeonato.

Em julho o Rio Grande do Sul recebeu a sua segunda prova, a quarta do campeonato. Prova realizada na cidade de Bento Gonçalves e muito bem organizada pelo TCBG, com trilhas bem limpas, em meios a parreiras de vinho com belos visuais que a região possui.

São Bento do Sul, localizada no norte de Santa Catarina, sediou em agosto o quinto confronto da competição. Foram dois dias de prova, também válida pelo Catarinense e Copa Norte da modalidade. Mais um enduro muito bem organizado, com planilha perfeita e o resultado entregue na rampa de chegada. Percurso escolhido a dedo, com trajeto diferenciado, não faltou nada.

Para encerrar, o tradicional Enduro das Cachoeiras, nas cidades gêmeas de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), realizou a última prova da temporada 2008 do Sul-brasileiro. Novamente a chuva caiu na noite anterior e as trilhas ficaram lisas. Foi uma prova perfeita para quem gosta de praticar enduro, trechos em meio a reflorestamento, muitas descidas dentro de matas, planilha bem desenhada, referência exatas e médias justas. Na opinião da maioria dos pilotos, é um dos melhores lugares de trilhas do Sul do Brasil.

 Classificação final da quarta edição do Sul-brasileiro de Regularidade


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.