Bryan Soares |
Leandro Smackovicz e Lui André Fietz |
Fábio Oliveira |
Gilson Araújo |
Jacson Keil |
João Francener |
A sétima etapa da Copa Contestado de Veloterra, realizada no último domingo, nove de novembro, foi marcada pelos grandes pegas na pista do motoclube. Ao todo foram 186 inscritos nas 14 baterias disputadas numa tarde de muita emoção. Dois pilotos da casa, que disputam todo o campeonato, garantiram o título por antecipação para alegria da torcida local.
A categoria street 150 foi a recordista em inscrições, com 40 pilotos inscritos. No final da manhã de domingo, foram realizadas as provas classificatórias, definindo os 22 pilotos a entrar na pista para a bateria final. Em seguida, foi a vez da categoria amigos entrar na pista, com pilotos integrantes do motoclube, que apóiam as provas da cidade.
No início da tarde, a primeira categoria a entrar na pista foi a VX3 especial. João Francener saiu na frente na largada, seguido de perto por Fábio Oliveira e Avacir Chávez. Fábio assumiu a frente no final da primeira volta, e acelerando forte foi abrindo vantagem até confirmar a vitória. João Francener e Avacir Chaves fizeram uma boa disputa pela segunda colocação, com Avacir conseguindo ultrapassar nas últimas voltas. João Francener foi o terceiro colocado, com Edenísio Sperandie na quarta colocação.
Após os veteranos, foi a vez da gurizada da 55cc entrar na pista. Correndo em casa, Daniel Melchert precisa ficar a frente de Alex Tibes para garantir o título por antecipação. Daniel ficou preso na largada e teve que fazer uma prova de recuperação. Daniel logo assumiu a terceira colocação e partiu em busca dos líderes. Gustavo Lisboa começou a prova na frente seguido por Alex Tiba Jr. Daniel que corria com o apoio da torcida conseguiu a ultrapassagem e faturou a prova, confirmando assim o título por antecipação.
Na categoria baton, Maysa Pianezer e Eduarda Pereira fizeram uma disputa de arrepiar. Maysa começou bem na prova, enquanto Eduarda teve que fazer uma prova de recuperação, encostando em Maysa nas últimas voltas. Eduarda estava com fome de vitória, mas Maysa segurou e conseguiu garantir mais uma vitória.
Na categoria nacional250cc, Jacson Keil largou na frente e com uma tocada forte venceu de ponta a ponta. A disputa mais intensa ficou logo atrás, entre Douglas Galkowski e Luis Felipe Fietz. Douglas conseguiu a ultrapassagem no final da bateria, e além do segundo lugar, garantiu por antecipação o título da categoria. Darlan Marcondes que não fez boa largada ,fez algumas ultrapassagens e terminou na quarta colocação.
Na 65cc, Bryan Vieira dominou a prova acelerando forte. Tiago Winiarski vinha na segunda colocação e acabou errando, tendo que acelerar para superar Leonardo de Souza e garantir o segundo lugar. Maikon Duarte e Leonardo Melchert completaram o pódio.
Na VX2, Leandro Smakovicz disparou na frente na largada, abriu vantagem enquanto os pilotos brigavam pela segunda posição. Eder de Lima também fez boa prova e logo estava na segunda colocação, posição que conseguiu manter até o final. Marcos Machado Jr, que não teve boa largada, fez boas ultrapassagens e na parte final da bateria segurou a segunda colocação, a frente de Lui André Fietz, outro que não largou bem e teve que acelerar forte.
Na categoria street, Gilson Araújo confirmou o favoritismo e dominou a prova, vencendo de ponta a ponta. Quem também fez boa prova foi Will Pereira, que fez uma prova sem erros e finalizou na segunda colocação. Fernando Tironi, que vem melhorando a cada prova, foi o terceiro colocado a frente de Douglas Galkowski,que caiu no início da prova e teve que fazer uma corrida de recuperação.
Na open nacional, Jaime Lisboa, que já é campeão antecipado, largou na frente seguido por João Francener. João acompanhou o líder de perto por algumas voltas e se aproveitou de um erro de Jaime na freada após a grande reta, para assumir a ponta e acelerar forte rumo a quadriculada. Jaime fechou com a segunda colocação, e Ademar Boectter, que errou no início da prova, se recuperou até a terceira colocação.
Na intermediaria, Nelson da Silveira venceu de ponta a ponta, e com mais essa vitória, confirma o título da categoria por antecedência. Quem surpreendeu na prova foi Diogo Araújo, que largou atrás e após fazer grandes ultrapassagens, finalizou na segunda colocação ficando a frente de Fabrício de Souza e Jucinei Kurowsky, terceiro e quarto colocados, respectivamente.
Na força livre nacional, Jacson Keil dominou mais uma, vencendo de ponta a ponta, deixando a briga pela segunda colocação. Felipe Ribas andou boa porta da prova na segunda colocação, sendo seguido de perto por Ademar Boechtter. Ribas vinha mantendo a posição, mas com problemas na moto foi ultrapassado na última volta, ficando com a terceira colocação.
Na categoria trilheiros, Leandro Quilante liderou boa parte da prova, mas foi superado na parte final por Darlan Marcondes que veio de trás fazendo ultrapassagens até assumir a liderança. Jucinei Kurowski também fez boa prova, finalizando com a segunda colocação, se aproximando de Jaison Lisboa na briga pelo campeonato. Ademilton Farias ficou com a terceira colocação, ficando na frente de Leandro Quilante, que teve problemas nas últimas voltas.
Na força livre especial, a última do dia, foi também a mais disputada. Leandro Smackovicz e Lui Andre Fietz fizeram uma disputa de arrepiar. Lui saiu na frente na largada, seguido de perto por Leandro, que conseguiu ultrapassar quando completavam uma volta. A partir daí foi pressão total até a bandeirada. Lui chegou a colocar do lado algumas vezes, mas Leandro soube segurar, e manter a ponta até a bandeirada. Na penúltima curva, Lui veio forte tentando a ultrapassagem e acabou escorregando e caindo. Marcos Machado aproveitou e passou Lui, ficando com segunda colocação. Paulo Krutzch Jr. foi o quarto colocado, a frente de Fábio Oliveira.
A oitava e última etapa da competição, acontece nos dias 22 e 23 de novembro, na cidade de São Bento do Sul, na mesma pista onde foi realizada a 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro. A prova promete fortes disputas, pois vários títulos estão em aberto e em algumas categorias a disputa pelo vice também promete ser acirrada.
A Copa Contestado de Velocross conta com Aval e Supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo.
Mais informações sobre a prova
05/11/08 VELOCROSS - Depois do Supercross, Joinville recebe Velocross no próximo domingo