Neste final de semana, 28 de fevereiro e 01 de março, a cidade de Pinheiro Preto recebe a primeira etapa da Copa Contestado de Enduro FIM.
A prova de abertura terá início às 09 horas da manhã de domingo, 01, com duas especiais, uma com 3,5 km e outra com 6 km, totalizando a volta em 25 km com deslocamento.
As categorias em disputa são cinco, Força Livre Especial, Força Livre Nacional A, Força Livre Nacional B, Nacional Light e Over 40.
As inscrições para a primeira etapa da competição podem ser feitas por meio do site do Mr.Bits, (www.mrbitsonline.com.br), ou no dia da prova.
Confira o regulamento da competição:
Abaixo são descritos os itens que acrescentam informações ao regulamento do Campeonato Catarinense de 2008. Portanto estes itens são exclusivos para a Copa Contestado 2009.
Os casos omissos serão tratados nas condições do regulamento do Campeonato Catarinense de 2008.
Pontuação/Atualização: Responsável pela apuração: MrBits ( Toninho Crasnhack )
Os resultados e classificação geral de cada etapa estarão sendo atualizados no site do responsável pela apuração, mrbitsonline.com.br, após as provas para apreciação dos pilotos.
Ao final do campeonato, será proclamado campeão, o piloto que houver somado o maior número de pontos em cada categoria. O critério de desempate para o campeonato é para o piloto que tiver mais vitórias. Persistindo o empate, a preferência será para o piloto que tiver mais segundos lugares, e assim por diante. Caso ainda persista o empate, a preferência será dada ao piloto mais bem colocado na última prova, e assim por diante em ordem inversa de prova.
Os 20 melhores pilotos classificados de cada categoria receberão os pontos conforme a colocação ao fim da competição:
1º - 25 pts
2º - 22 pts
3º - 20 pts
4º - 18 pts
5º - 16 pts
6ª - 15 pts
7º - 14 pts
8º - 13 pts
9º - 12 pts
10º - 11 pts
11º - 10 pts
12º - 09 pts
13º - 08 pts
14º - 07 pts
15º - 06 pts
16º - 05 pts
17º - 04 pts
18º - 03 pts
19º - 02 pts
20º - 01 pts
Todo e qualquer piloto será obrigado a fazer o descarte de uma prova, o critério de descarte será cidade sede ou mais próxima da residência do piloto.
DEVERES DO PILOTO: É dever de todos os pilotos nas competições manter o mais alto espírito desportivo para com os demais concorrentes, antes, durante e após a competição e respeitar todas as disposições constantes no presente regulamento e seus adendos, bem como as disposições do Código Brasileiro de Desportos, Código Brasileiro de Motociclismo e Código Nacional de Trânsito. A documentação do piloto e da moto é de única e exclusiva responsabilidade do concorrente e ou piloto.
Inscrição: Inscrição no site do Mrbits antecipadamente, ou no dia da prova.
Valor da inscrição de R$ 40,00 sem almoço + troféus.
Ficha entregue somente pelo diretor de prova. Ao assinarem a ficha de inscrição, os pilotos eximem a Copa Contestado, o clube organizador, os promotores e patrocinadores da prova, de toda e qualquer espécie de responsabilidade por danos que venha a causar a terceiros e/ou a si próprio, antes, durante e após o desenrolar da competição.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito fica proibida a participação de menores de idade em provas da Copa Contestado.
Numeração: O piloto receberá em cada etapa um novo número
Ordem de largada: A ordem de largada dos pilotos será pelo tempo da geral, de cada etapa. Na primeira etapa do Campeonato a ordem de largada por categoria será esta, Força Livre Especial, Nacional A , Nacional B, Over 40 e Nacional Light. A largada será conforme o cartão de largada que cada piloto receberá antes da mesma, em um intervalo de um em um minuto para cada duas motos, ou em trinta e trinta segundos conforme o número de pilotos e decisão do diretor de prova.
Seguindo a ordem de largada, o piloto deve se dirigir a linha de largada e aguardar o sinal de largada. O piloto que não largar em seu horário por atraso ou por problemas mecânicos perderá sua volta, podendo largar somente na próxima volta.
Diretor de Prova: Cada etapa terá que ter um diretor de prova
Ficha de passagem: As fichas de passagem individual, somente serão entregues após o término da prova.
Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude antiesportiva deverão ser feitos por escrito pelo piloto ou chefe de equipe e entregue ao diretor de prova, até 15 minutos após a chegada do último piloto de sua classe. Protestos contra resultados deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregues ao diretor da prova até 15 minutos após a divulgação do resultado.
Todos os protestos devem ser individuais e ESPECÍFICOS POR ITEM e acompanhados de uma taxa no valor de R$ 50,00. Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova; caso da procedência o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário, reverterá a favor da organização da prova, ou no caso de reclamação técnica 50% para a equipe da moto reclamada.
Custos/Patrocínio: Cada cidade ou Trail Club: apuração + troféus + alvará da Federação
As etapas da II Copa Contestado de Enduro Fim serão supervisionadas pela Federação Catarinense de Motociclismo. Em cada etapa da Copa, a cidade e ou Trail Club organizador pagará uma taxa de R$ 400,00 para a Federação Catarinense de Motociclismo, como custo de alvará referente à prova de Enduro Fim. O organizador da prova fica responsável em pagar a taxa para a Federação Catarinense de Motociclismo, sete dias úteis antes do dia da prova. O não pagamento da taxa acarretará no cancelamento da prova.
Parque fechado: Será feito vistoria na entrada do parque fechado na primeira volta com adesivo próprio, se for necessário.
Prova, pista e velocidade geral.
. A média permitida será no máximo 50 km média solicitada 30 a 40 km
· O tempo total para o dia de prova não poderá exceder sete horas e trinta minutos.
· A pista deverá ser praticável em qualquer condição de tempo, para todos os tipos de motocicletas aceitas neste regulamento. A distância total da prova não poderá ser inferior a 80 km e não mais de 100 km, conforme a quilometragem será decidida à quantidade de voltas, ficando a critério do organizador da prova.
· Em áreas de difícil marcação, poderão ser colocados bumpings indicativos do caminho.
· A prova terá por critério da Federação Catarinense de Motociclismo duas especiais, com deslocamento.
· Cada especial terá no mínimo 3km e no máximo 6km.
· Não será permitido em hipótese alguma que algum piloto use a pista para treinos. Somente será permitida a entrada na pista antes da prova dos organizadores.
· Pilotos da cidade ou Trail Club organizador terão descartes desta etapa, podendo ser punidos com perca de pontos caso contrário.
. Os organizadores poderão acrescentar outras categorias, porém estas categorias não farão parte da Copa Contestado e largarão após os pilotos da Copa.
. Toda e qualquer etapa será obrigada a ter uma equipe de Bombeiros Voluntários no local da prova, para atender eventuais incidentes.
Troféus
Força Livre Especial 10 troféus (de primeiro ao décimo lugar)
Força Livre Nacional A 10 Troféus (de primeiro ao décimo lugar)
Força Livre Nacional B 10 Troféus (de primeiro ao décimo lugar)
Nacional Light 10 troféus (de primeiro ao décimo lugar)
Over 40 10 troféus (de primeiro ao décimo lugar)
O critério usado para separar a categoria Nacional A e B, será a seguinte:
Categoria Nacional A: pilotos que participaram da Copa Contestado em 2008 e ficaram na geral até o vigésimo lugar serão obrigados a andar nesta categoria citada, além de pilotos de outras regiões que já competiram em outros Campeonatos.
Categoria Nacional B: pilotos que nunca participaram de um campeonato, e onde seus tempos não são expressivos como os da categoria A.
Ao final do campeonato, será proclamado campeão, o piloto que houver somado o maior número de pontos em cada categoria. Em caso de empate o critério de desempate é:
1º- maior número de vitórias.
2º- melhor colocação da última etapa.
A premiação da geral será entregue na última etapa da Copa, na cidade de Joaçaba. A partir da primeira etapa, nenhum piloto poderá trocar de categoria no decorrer da Copa. O piloto que no decorrer da Copa trocar de categoria perderá seus pontos anteriores, começando a pontuar a partir da etapa da qual ele esta na nova categoria.
Categorias para a Copa de Enduro FIM 2009:
FORÇA LIVRE ESPECIAL - motos com motor 2T até 250cc e 4T até 450cc
FORÇA LIVRE NACIONAL A - motos com motor 2T nacional acima de 180cc 4T nacional acima de 249cc e incluindo CRF 230 e TT-R 230.
FORÇA LIVRE NACIONAL B - motos com motor 2T nacional acima de 180cc 4T nacional acima de 249cc e incluindo CRF 230 e TT-R 230.
NACIONAL LIGHT - motos com motor 2T nacional até 180cc e 4T nacional até 200cc e incluindo a XT225cc.
Over 40 - motos com motor 2T nacional e especial acima de 180cc, 4T nacional e especial acima de 249cc e incluindo CRF 230 e TT-R 230.
LISTAGEM DE MOTOCICLETAS AUTORIZADAS A PARTICIPAR DA “CATEGORIA FORÇA LIVRE NACIONAL A e B” DA COPA CONTESTADO DE ENDURO FIM 2009
Honda:
-Tornado 250
- CRF 230
- XR 200
-XL 125 / 250 / 350
-Sahara 350
-Bros 125 / 150
Yamaha:
-XTZ 125 /
- Lander 250
- DT 180 / 200
-XT 225
-TDM 225
Agrale:
-SXT 17.5 / 27.5
-Dakar 30.0
Sundown
- STX 200
Não serão permitidas motos nacionais com alteração de suspensão dianteira (suspensão invertida), a moto que tiver alteração na suspensão dianteira não poderá andar na categoria Força Livre Nacional, Nacional Light e Over e será obrigada a andar na categoria Força Livre Especial.
Novos lançamentos nacionais poderão ser incluídos durante o campeonato de 2009.
LISTAGEM DE MOTOCICLETAS AUTORIZADAS A PARTICIPAR DA “CATEGORIA NACIONAL LIGHT” DA COPA CONTESTADO DE ENDURO FIM 2009
Honda:
- XR 200
-XL 125
-Bros 125 / 150
Yamaha:
-XTZ 125
-DT 180
- XT 225
Agrale:
-SXT 17.5
Sundown
- STX 200
Comissão Organizadora
Membros: Marcelo Arbegaus (Caçador)
Paulo Luiz Prigol (Caçador)
Luiz Adolfo Ceolla (Curitibanos)
Rafael Bonet (Santa Cecília)
Em cada etapa é necessária a presença de dois membros da comissão. A comissão tem autonomia de decisão junto com o diretor de prova.
Código Disciplinar
Disposições Gerais
1. É dever de todos os pilotos nas competições manter o mais alto espírito desportivo para os demais concorrentes, antes, durante e após a competição e respeitar todas as disposições constantes no presente regulamento e seus adendos, bem como as disposições do Código Brasileiro de Desportes.
2. Praticar ato de hostilidade contra o adversário.
Pena: suspensão de um a três eventos ou multa.
3. Praticar vias de fato contra companheiro de equipe ou componente de equipe adversária.
Pena: suspensão de dois a quatro eventos. Parágrafo único - Se da infração resultar lesão corporal grave, a pena será de suspensão de 30 a 90 dias.
4. Tentar impedir, por qualquer meio, o prosseguimento de um evento.
Pena: suspensão de 120 a 360 dias.
5. Participar de rixa, conflito ou tumulto, durante o evento.
Pena: suspensão de dois a quatro eventos.
6. Assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador.
Pena: suspensão de um a quatro eventos e multa.
7. Dar ou transmitir instruções a atletas dentro da pista ou nas linhas limítrofes, durante o evento; assumir em praças de desportos, atitude inconveniente ou contrária à disciplina ou à moral desportiva.
Pena: multa a ser definida pelo Júri de Prova ou suspensão de 20 a 60 dias.
MULTAS
8. As multas terão o valor inicial de R$ 500,00 para primeira aplicação e em caso de reincidência, o valor será o dobro da última multa aplicada.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Parágrafo Único: O piloto é responsável pelo comportamento disciplinar de sua equipe, podendo ser penalizado em caso de infração praticada por qualquer membro desta.
Calendário
1 Etapa |
Pinheiro Preto |
01/Mar |
Beal/Pitoco |
2 Etapa |
Curitibanos |
05/Abr |
Luiz Adolfo |
3 Etapa |
Tangará |
03/Mai |
Gilson Panceri |
4 Etapa |
Caçador |
14/Jun |
Marcelo/Prigol |
5 Etapa |
Campos Novos |
05/Jul |
Barboza |
6 Etapa |
Sta Cecília |
23/Ago |
Rafael Bonet |
7 Etapa |
Ibian |
27/set |
Maicon Romanatto |
8 Etapa |
Videira |
15/Nov |
Simom Zimmer |
9 Etapa |
Joaçaba |
6/Dez |
|
Obs. A partir da reunião realizada no dia 02 de Fevereiro fica assim o regulamento e o calendário não mais podendo ser mudado, sem autorização da Comissão Organizadora. Não serão permitidas transferências de datas das etapas.