O Campeonato Brasileiro de Velocross irá definir seus campeões em São Bento do Sul, norte de Santa Catarina, neste final de semana, 21 e 22 de novembro. Esta será a segunda vez que o Estado sedia uma etapa da competição nesta temporada. A primeira foi no mês de julho, na cidade de São José, com a quarta etapa do campeonato.
Em São José, o domínio foi inteiramente catarinense. Nas 12 categorias em disputa, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por pilotos catarinenses. Paulo Krutzsch Júnior (VX1), Lui Fietz (VX2), Braz dos Santos (VX3), Gilmar Bianquezzi (VX3 Nacional), Jacson Keil (Força Livre Nacional e Nacional 250cc), Luís Felipe Fietz (Nacional 230cc), Jefferson Keil (Júnior), Eduardo Correa Branco (Nacional 180cc e Street), Sebastião da Silva Júnior (65cc) e Igor Matte Farias (50cc) foram os vencedores da prova que marcou o retorno de São José às competições de Velocross.
Esta será também a segunda vez que São Bento do Sul sedia uma etapa do Brasileiro de Velocross. Em 2008, a cidade recebeu a quarta etapa da competição, e agora volta com a missão de decidir os campeões da temporada 2009.
Além de decidir os campeões brasileiros, São Bento do Sul definirá também os campeões catarinenses.
Como está o Campeonato Brasileiro?
Nas seis categorias válidas pelo Campeonato Brasileiro, três já estão com os campeões definidos.
Na principal categoria do campeonato, a VX1, a briga pelo título está entre os catarinenses Luciano de Oliveira e Paulo Krutzsch Júnior. Luciano lidera a competição com 154 pontos e oito de vantagem para Paulo, vice-líder.
Paulo Krutzsch Júnior também está na vice-liderança da VX2, disputando o título contra o paranaense Paulo César Stedile que tem 12 pontos de vantagem.
Na VX3 Especial o campeão antecipado Leonardo Muller tem 48 pontos de vantagem para o vice-líder, o catarinense Paulo Krutzsch. Na VX3 Nacional, Márcio Dal Solio precisa apenas terminar a corrida que já é o campeão. A briga está pelo vice-campeonato entre Agnaldo da Silva, vice-líder, e o catarinense João Francener, que é o terceiro colocado e está com 17 pontos a menos que Agnaldo.
Na Nacional 250cc e Força Livre Nacional o campeão é catarinense. Jacson Keil venceu todas as etapas que disputou e já conquistou o título antecipado das duas categorias. Agora, o piloto de São Bento do Sul espera mais uma vitória em casa para terminar bem mais uma temporada de sucesso. “Os títulos já estão garantidos, espero agora a vitória em casa nas duas categorias para fechar o campeonato com chave de ouro”, afirmou.
E o Campeonato Catarinense?
No Catarinense, das 12 categorias válidas pelo campeonato, apenas cinco já tem seus campeões.
Na VX1, a disputa está entre Luciano de Oliveira e Leandro Lemos. A diferença entre os dois é de 13 pontos, com vantagem para Luciano, que lidera com quatro vitórias. Além da disputa pelo título, a VX1 ainda tem a disputa pela vice-liderança. Lui Fietz, terceiro colocado, tem apenas sete pontos a menos que Leandro e ainda briga pelo vice-campeonato da categoria.
Já na VX2, Lui apenas cumprirá calendário correndo em casa, já que garantiu o título da categoria em Witmarsum. A briga na VX2 está pelo vice-campeonato, entre Leandro Lemos, segundo colocado, e o irmão de Lui, Luis Felipe Fietz, terceiro colocado. A diferença entre os dois é de apenas cinco pontos.
Braz dos Santos garantiu em Witmarsum seu 11º título estadual, e fará em São Bento do Sul uma bateria tranqüila na VX3, apenas para cumprir calendário e encerrar a temporada com sucesso. O que deve esquentar mesmo a bateria da categoria é a briga pelo vice-campeonato, entre Gilmar Bianquezzi e Juarez Barbosa. Apenas um ponto separa os dois pilotos na classificação. João Silvério Francener lidera a VX3 Nacional com 22 pontos de vantagem para o segundo colocado, Gilmar Bianquezzi.
Destaque da competição, Jacson Keil já é o campeão das duas categorias que disputa: Nacional 250cc e Força Livre Nacional.
Na Nacional 230cc, a briga pelo campeonato está grande. Apenas dois pontos separam o líder Ednilson Batista, do vice-líder Luis Felipe Fietz. Mas o terceiro e o quarto colocados na tabela também estão vivos na competição. Alex Pena Pains é o terceiro com 112 pontos, sete pontos a menos que o líder. O quarto colocado, Márcio Roberto Rover tem 111 pontos, oito a menos que Ednilson.
Na categoria Júnior, Lipe Fietz lidera com três pontos de vantagem para Jonata Eccel, vice-líder. Na Nacional 180cc, Eduardo Correa Branco já é o campeão. Na Street Standart, Gean Carlos da Silva é o líder com apenas um ponto de vantagem para Eduardo Correa Branco.
Nas categorias de base, os campeões também não estão definidos. Tanto da 65cc, quanto na 50cc, a diferença entre o primeiro e o segundo colocados é de 11 pontos. Na 65cc, Sebastião da Silva Júnior lidera com Lucas Gadotti na vice-liderança. Já na 50cc, o líder é Mayron Boeling da Silva, seguido por Lucas Nascimento. Vinicius Lamonato é o terceiro colocado.
Inscrições
As inscrições para a etapa de São Bento do Sul podem ser feitas antecipadamente e com desconto por meio do site da FCM até às 18 horas de sexta-feira, 20. https://escortzone.co.nz No sábado, as inscrições serão feitas na Secretaria de Prova, sem desconto. No domingo não haverá inscrições, apenas a confirmação das feitas via internet.
Clique no link e faça a sua inscrição: http://www.fcm.org.br/ficha-inscricao-velo-br.php
Mais informações sobre a prova
15/12/09 Vídeo: São Bento do Sul, final do Brasileiro e Catarinense de Velocross
06/12/09 Vídeo: Velocross de São Bento do Sul, categoria quadriciclos
25/11/09 ERRATA - Classificação Campeonato Catarinense de Velocross
22/11/09 Stédile conquista os títulos da VX1 e VX2 no Brasileiro de Velocross em São Bento do Sul
20/11/09 Tudo pronto para etapa final do Brasileiro e Catarinense de Velocross
17/11/09 Brasileiro de Velocross retorna à Santa Catarina para decidir campeões
16/11/09 Inscrições abertas para a etapa final do Brasileiro e Catarinense de Velocross
20/10/09 Santa Catarina receberá a final do Campeonato Brasileiro de Velocross