A reportagem da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM) inicia nesta sexta-feira, 14 de janeiro, uma série de entrevistas com os pilotos catarinenses que foram destaque na temporada que passou.
Para começar, Guilherme Cascaes, um dos destaques catarinenses no Enduro de Regularidade, avalia o seu ano de 2010 e revela qual a sua expectativa para a temporada 2011, que começa já no dia 24 de janeiro com o Piocerá, prova válida pela primeira etapa do Brasileiro de Regularidade, entre os estados de Piauí e Ceará. Confira:
FCM: Em 2010, você conquistou dois bicampeonatos. O Catarinense e o Sul-Brasileiro de Regularidade. Qual a tua avaliação da temporada?
Foi uma ótima temporada. Eu havia vencido esses dois campeonatos em 2008, e, em 2009 não participei devido a datas próximas ou coincidentes com as do Brasileiro. Em 2010, consegui conciliar e voltei a competir, vencendo novamente os dois campeonatos. Além disso, conquistei o primeiro lugar nos tradicionais Enduro da Lua Cheia e o Enduro dos Vinhedos, duas etapas do Brasileiro (no Piauí e no Paraná), o terceiro lugar no Enduro da Independência e o quarto lugar geral no Brasileiro.
FCM: Você esteve bem próximo do título brasileiro esse ano, chegou a liderar o campeonato, mas finalizou a temporada com a quarta colocação. O que você acha que faltou para a conquista do campeonato nacional?
Foi um campeonato muito difícil. No inicio cheguei a liderar por duas provas, porém esse ano não tivemos descartes algum de resultados, o que me prejudicou um pouco. Foram vários fatores, inclusive a falta de sorte. Um recurso feito por um piloto da Honda na CBM me fez perder alguns pontos na prova do Rio Grande do Sul, e tive problemas em algumas etapas, em especial na última (Bahia), onde enroscou um bolo de arame farpado na roda traseira da moto e perdi vários minutos. O campeonato nacional não permite erros ou problemas, a disputa é ponto a ponto a cada etapa com o nível elevadíssimo dos pilotos. Estou feliz de ter quase chegado lá e saber que estou conseguindo evoluir a cada ano.
FCM: Qual tua expectativa para a temporada 2011?
São as melhores possíveis. Pretendo defender os títulos do Catarinense e Sul-Brasileiro e ainda brigar pelo Brasileiro de Enduro de Regularidade. Acredito que nesse ano de 2011, com um pouco mais de experiência que adquiri, dá para fazer um campeonato melhor e brigar pelo título nesta próxima temporada.
FCM: Quais campeonatos você pretende disputar?
Pretendo disputar o Catarinense, Sul-Brasileiro e Brasileiro de Regularidade. Quero ver se consigo também fazer o Independência e algumas provas da copa Sul.
FCM: Já tem equipe definida para 2011? Qual moto usará nesta temporada?
A equipe ainda não está definida, porém, já estou me preparando para a primeira etapa do Brasileiro, o Piocerá, que acontece de 24 a 29 de janeiro, entre os estados do Piauí e Ceará. Como minha nova moto não chegou a tempo de despachar para o Piauí, nesta etapa estarei participando com uma moto emprestada, uma Yamaha WR 450 F, e o restante do campeonato, disputarei com uma KTM XCFW 250.
FCM: Como está sua preparação para a temporada 2011?
Fiquei quase 30 dias sem moto, porém, não parei de treinar a parte física desde o fim da temporada de 2010. A partir desta semana, começo a treinar com a moto.
Mais informações sobre a modalidade
17/09/24 Etapa acontece no dia 22 de Setembro
13/04/23 Prova abre a temporada do Regularidade em Videira SC
15/06/22 Prova será válida pelo Catarinense e Brasileiro de Reguladide
26/10/21 8º Enduro da amizade acontece neste final de semana dias 30 e 31/outubro
07/07/21 Maravilha abre temporada 2021 do regularidade, após meses sem prova.
21/12/20 Encerrado o Catarinense de Regularidade 2020 com 3 etapas
23/10/20 Prova reuniu 95 pilotos