Paulo Stédile (XC1), Jacson Keil (XC2), Richard Berois (XC3), Antônio Berrocal (Over 45), Alexandro Carvalho (Nacional A e B), Fabiano Bernardo (Intermediária Especial e Cidade Especial), João Paulo Davila (Intermediária Nacional) e Jackson Carniel (Nacional 150cc) foram os vencedores da segunda etapa do Campeonato Catarinense e quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Cross Country. As baterias foram realizadas no domingo, 19 de agosto, no Motódromo Arthur Jachowicz, em Canelinha.
A pista que começou a sua história no final da década de 70 nas provas de velocidade na terra, e depois se consolidou como um dos templos do motocross, já havia recebido também provas do Campeonato Brasileiro de Enduro. Só faltava do Cross Country... e agora não falta mais. E a estréia, na opinião dos competidores, foi em grande estilo!
Com 66 minutos de prova, a bateria da XC1 e XC2 tirou o fôlego dos pilotos e do público que assistiu a uma intensa disputa pela definição das primeiras posições. O paranaense Paulo Stédile, da XC1, mesmo após uma queda na segunda volta quando se chocou com Richard Berois na briga pela liderança, conseguiu retomar o ritmo e alcançar a vitória. “Fiquei disputando a ponta com o Richard nos minutos inicias. Eu sabia que a prova é longa, mas fui para cima até que nos enroscamos e acabamos indo para o chão. Nisso eu perdi colocações, mas vim fazendo uma prova de recuperação, volta a volta ganhando posição até assumir a liderança” contou Stédile, que dedicou a conquista ao seu ex-companheiro de equipe, João Marronzinho.
Pela XC2 Jacson Keil completou a primeira volta na quinta colocação e ao longo da bateria foi superando os concorrentes. Na penúltima volta passou Felipe Wermuth, finalizando em primeiro na XC2 e em segundo na XC1. “Depois que parei para abastecer, voltei na quarta posição e comecei a acelerar. Passei o terceiro colocado (Loandro Anton), cheguei no segundo, caí, me distanciei um pouco, mas nas três últimas voltas recuperei e consegui passar o Felipe na penúltima volta”, relatou Keil.
Jogada de equipe
Enquanto o estreante na modalidade Richard Berois teve uma bateria que culminou em vitória relativamente tranquila, o mesmo não se pode dizer dois demais competidores. “Consegui largar na frente, abrir diferença e administrar até o final. Tive dificuldade no trecho fora do motocross, pois não estou acostumado com esse tipo de terreno. Mas explorei e acelerei onde podia acelerar e administrei a parte onde não consegui andar tão bem”, disse Richard.
Douglas de Souza, vencedor da primeira etapa, largou no pelotão intermediário, mas logo passou a brigar pela segunda colocação com Mirko dos Santos. “Na parte do motocross o Mirko mandava as duas mesas e abria certa vantagem. Mas no lado de fora, nas trilhas, eu era bem mais rápido. Só que eu não conseguia passar. Como ele estava de 450cc, eu botava de lado com a 250cc, mas o motorzão dele falava mais. Como tínhamos que parar mesmo, o meu mecânico me chamou mais cedo para pit stop, fiz o reabastecimento, e quando voltei acelerei forte. Deu certo: ganhei a posição no pit!”, relatou Douglas, que lidera a XC3 no Catarinense.
Em paralelo a XC3, na Over 45 os paranaenses Antônio Berrocal e Luis Antônio Toaldo duelaram desde o início. A decisão foi só nos metros finais da última volta, quando os dois acabaram se tocando. Berrocal levou a melhor (terceiro no geral e vitória na Over 45), enquanto Toaldo perdeu 43 segundos e despencou para a sexta colocação no geral da bateria, embora tenha confirmado o segundo lugar na sua categoria.
Nacional A e Nacional B correram juntas e Alexandro Carvalho administrou a prova abrindo vantagens dos demais pilotos. “Acho que abri porque eu mandava os saltos do motocross e e fora eu mantinha o ritmo forte. lyderyst?s mokymai vadovams, kou?ingas, personalo atranka www.primumesse.lt A combinação dos dois setores ficou muito legal mesmo. Quero agradecer aos meus familiares pelo apoio que me levou até essa vitória. Acho que agora vou fazer todo o restante do campeonato”, disse animado Alex.
A disputa pela segunda posição foi entre Denilson de Souza, que finalizou em segundo na Nacional A e terceiro na B, e Adilson Fernando Voigt que terminou em segundo na Nacional B.
Os pilotos das categorias Intermediária Especial, Intermediária Nacional, Nacional 150cc e Cidade Especial largaram juntos e travaram uma intensa disputa pela liderança de suas categorias. Fabiano Bernardo, da Intermediária Especial e Cidade Especial, largou em segundo e na quinta volta ultrapassou Cristiano de Oliveira superando os demais competidores e o cansaço. “Fui administrando em segundo, consegui passar o primeiro lugar e apesar do cansaço aguentei até o final com uma boa distância dos outros colocados”, contou Fabiano Bernardo. Na Intermediária Nacional, João Davila e Jackson Henning Carniel na Nacional 150cc levantaram o troféu de primeiro lugar.
A quarta etapa do Campeonato Brasileiro e segunda etapa do Campeonato Catarinense de Cross Country foi uma realização do Motoclube de Canelinha, sob a supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo, e apoio da Motoshop, Destak Transportes, TBT Suspensões, Grupo Geração e Sebben Motorsport.
Resultado
XC1
1)Paulo Cesar Stédile (PR)- Pro Tork/Rudinik Moto Peças/Motor’s Jan/Dash/Stedile Car
2)Jacson Keil (SC)- Pro Tork/Pé No Estribo/ Jacson Preparações/ Central Automóvel
3)Felipe da Costa Wermuth (SC)- Pro Tork/ Lezma Racing/ Anton Motos
4)Loandro Roger Anton (SC)- Pro Tork/Gauer Do Brasil/Anton Tech/Lezma Racing
5)Richard Berois (SC)- Ama Racing Oils/MCR Racing/TBT Racing/Brasil Racing
XC2
1) Jacson Keil (SC)- Pro Tork/Pé No Estribo/ Jacson Preparações/ Central Automóvel
2)Felipe da Costa Wermuth (SC)- Pro Tork/ Lezma Racing/ Anton Motos
3)Loandro Roger Anton (SC)- Pro Tork/Gauer Do Brasil/Anton Tech/Lezma Racing
4)João Carlos Ferretti (SC)- Xandi Motos
5)Rafael Toaldo (PR)
XC3/ Over 35
1)Richard Berois (SC)- Ama Racing Oils/MCR Racing/TBT Racing/Brasil Racing
2)Douglas de Souza (SC) - Voo Terrestre/Vel Motos
3)Antônio Lincoln Berrocal (PR)- Lincoln Joias
4)Alexandro Alberto Leonel (PR)- Aion Jeans/Serginho Suspensões
5)Luzenir Jose Cardoso (SC)- Cabanas Cores Do Rosa /Auto Max
XC4/ Over 45
1)Antônio Lincoln Berrocal (PR)- Lincoln Joias
2)Luiz Antônio Toaldo (PR)
3)Ideraldo Luis Silva (RS)- Sulbra Veículos/Secretaria De Eventos
4)Wilton Cesar Dallagrana (PR)- R2/Grifft Gráficos
5)Arno Carvalho Junior (SC)
Nacional A
1)Alexandro Carvalho (SC)- Voo Terrestre/Vel Motos/Casa Das Bombas
2)Denilson de Souza (SC)- Drift Sound Car/ Ade Terraplanagem/ Sr.Pão/ Posto Cezario
3)Lui André Fietz (SC)- Kohler Tinturaria e Estamparia/Pro Racing /Delucca Confecções
4)Ubiratan Gasperi (SC)- Bella Bijou/ Juarez Preparaçoes
5)Pedro Furtado Silva (SC)- Ibiza Automóveis/ Innova Imóveis
Nacional B
1)Alexandro Carvalho (SC)-Voo Terrestre/Vel Motos/Casa Das Bombas
2)Adilson Fernando Voigt (SC)- Drift Sound Car/ Ade Terraplanagem/ Sr.Pão
3)Denilson de Souza (SC)- Kohler Tinturaria E Estamparia / Pro Racing
4)Carlos Alberto Schnaider Filho (SC)- Bella Bijou/ Juarez Preparações
5)Alan Henrique Ladewig (SC)- Ibiza Automóveis/ Innova Imóveis
Intermediária Especial
1)Fabiano Bernardo (SC)-Erasmo Automóveis/ Fabiano Automóveis
2)Cristiano Silveira De Oliveira (SC)- RC Empreendimentos
3)Claudinei Furlan Becegato (PR)- Lapola Materiais de Construção/ Metro
4)Guilherme Faval (SC)-Piria Gesso
5)Diego da Silva (SC)
Intermediária Nacional
1)João Paulo Davila (SC)-FC Moto/Visual Pintura/ST Metais/ JL Empreiteiros
2)Thiago Felisberto (SC)- Bruna Transportes/MF Motos
3)Emerson Varela da Silva (SC)- Pressure Compressores / Nene Motos
4)Rodrigo da Silva (SC)- Ise Moda Intima/ Nicolly Moda Intima/ Xandi Motos
5)Charles Kormann (SC)-Embalagem Kormann/ Estone Racing
Nacional 150cc
1)Jackson Henning Carniel (SC)- Pinguim Motos/Retifica De Motores
2)Agenor Varela (SC)-FC Motos/ Visual Moto/ JL Empreiteira
Cidade Especial
1)Fabiano Bernardo (SC)- Erasmo Automóveis/ Fabiano Automóveis
2)Cleber Gomes Cardoso (SC)-RDO Publicidade/ Tendas Catarinense/LK Rolamentos
Mais informações sobre a prova
19/08/12 Stédile e Jacson Keil vencem no Cross Country em Canelinha
18/08/12 Motores começam a roncar em Canelinha para a etapa do Brasileiro e Catarinense de XC
17/08/12 Confira a programação do Cross Country em Canelinha
15/08/12 Mais de 100 competidores são esperados para a etapa do Cross Country em Canelinha
13/08/12 Canelinha sedia a 2ª etapa do Catarinense e 4ª etapa do Brasileiro de Cross Country