A temporada 2013 do Campeonato Catarinense de Velocross foi aberta neste último final de semana de fevereiro em Papanduva, no norte do Estado. As baterias realizadas no domingo deram o tom do que deverá ser a competição ao longo do ano: gate cheio na maioria das largadas, com disputas emocionantes e equilibradas, seja com nomes já conhecidos nos pódios ou por pilotos que estão em franca ascensão.
Luiz Zimermann, atual campeão das classes VX1 e VX2, teve trabalho. Na VX1 ele venceu, mas teve presenças incômodas como o seu contemporâneo do motocross Jhonatan Batista, e de Edinilson Batista que inicia a sua segunda temporada na categoria principal. Ambos também demonstraram que estão aptos a subir no alto do pódio.
“Felizmente consegui largar na ponta e isso me deu certa vantagem, já que o pessoal ficou brigando mais atrás. Além disso, treino só com a 450cc e consegui imprimir uma tocada muito forte na corrida”, disse. Em relação a VX2 Zimermann completou. “Nessa (VX2) fiz uma largada péssima... da oitava posição. O pessoal está acelerando muito mesmo, e aí faltou um pouco de tempo de prova. Se fosse 15 minutos daria certo. Foram 12... faltou mais uma voltinha! Mas na média foi um bom resultado”, relatou ele que conquistou o público ao fazer uma prova de recuperação, recebendo a quadriculada a poucos metros do vencedor Leandro Lemos.
Para Jhonatan o retorno à competição estadual e em outra modalidade foi bastante proveitoso. "Eu me criei no motocross, mas adoro o esporte em duas rodas em geral. Isso aqui está sendo um aprendizado para mim. Vim na cara e na coragem, sem conhecer traçado, ajustes da moto, etc. Para atrapalhar ainda mais caí durante os treinos no curvão da chegada, em alta velocidade, o que intimidou um pouco, fiquei com pouco de receio. Na VX2 as motos do pessoal estão muito fortes, é uma preparação completamente diferente do que a gente usa no motocross, seja no motor ou suspensões. Na VX1 já foi um pouco melhor e consegui andar no ritmo do Priminho (Zimermann). Dependendo do tipo de pista, acho que para as próximas etapas vou estar mais adaptado e posso tentar brigar pela vitória”, avaliou Jhonatan que comemorou o segundo lugar da VX1 e o quinto lugar na VX2.
Braz dos Santos venceu na VX3, seguido de Adriano Pasold que ganhou também na VX3 Nacional. Além da VX2, Leandro Lemos faturou mais duas baterias, a Nacional Força Livre e a Nacional 230cc. A Nacional 300cc foi vencida por Wandrey Niels e a Nacional 150cc por Márcio Rover.
Com 26 participantes a Estreante Especial foi vencida por Sebastião da Silva Jr, enquanto Rafael da Cunha ganhou na Estreante Nacional 230cc, mas por ser filiado ao Paraná não levou o troféu de campeão que ficou para Iago Sgorla.
Entre os pequenos, Anthonny Gervasio venceu a minimotos A (55cc 2T) e Rodrigo Vinícius Niek a minimotos B (4T). João Afonso Claudino ganhou a 65cc e Gabriel Henrique venceu a 85cc. Na Baton a ganhadora foi Maysa Pianezer.
A etapa de Papanduva contou com o apoio da Prefeitura de Papanduva e do Hotel Zenf. O Campeonato Catarinense de Velocross 2013 tem o patrocínio da Pro Tork, Grupo Geração, Destak Transportes, Motos Neno, Motoshop e TBT.
A segunda etapa do campeonato está marcada para os dias 9 e 10 de março na tradicional pista de Witmarsun.
Confira os resultados da etapa de Papanduva
Mais informações sobre a modalidade
19/11/24 etapa aconteceu no domingo 17/11
05/11/24 Etapa acontece nos dias 16 e 17 de Novembro
30/09/24 5ª etapa de 2024 rolou em Santa Terezinha SC
22/09/24 Etapa do Velocross com grande público na 5a etapa
21/09/24 Resultados do Sábado em Santa Terezinha
11/09/24 5a etapa acontece nos dias 21 e 22/09
02/07/24 Corrida em Tijucas aconteceu no dias 22 e 23/06
24/06/24 4ª etapa da temporada aconteceu na cidade de Tijucas SC