Os nomes dos principais pilotos do velocross brasileiro já estão na listagem de inscritos para a prova de Agrolândia (SC) que acontece no próximo fim de semana, dias 25 e 26 de julho. A competição será válida pela quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross e terceira etapa do Campeonato Catarinense de Velocross. Acesse aqui o Regulamento Suplementar e a programação completa da prova.
A competição integra a programação da 27ª edição da FECOL, uma das maiores festas da região do Alto Vale. O palco das disputas será a pista localizada no Parque de Exposições Erhard Grimm, que está fechada para treinos. Nesta quinta-feira foram iniciados os trabalhos de preparação do traçado.
A programação seguirá o padrão das etapas anteriores do Campeonato Catarinense. A diferença apenas é que as categorias comuns aos campeonatos estadual e nacional contarão pontos para os dois.
Ou seja, não haverá, por exemplo, uma bateria da VX1 do Brasileiro e outra VX1 somente para o Catarinense. Será apenas uma bateria da VX1, VX2, VX3, VX4, etc. contando pontos para os dois campeonatos.
Na disputa de cachorro grande, a hora do desempate!
O traçado de Agrolândia é basicamente o mesmo desde julho de 2011, quando o circuito passou a integrar o calendário do Catarinense de Velocross. Desde então já foram feitas cinco provas, com duelos memoráveis. No primeiro ano foram duas edições (julho e novembro) e nos anos seguintes sempre em julho.
Considerando apenas o placar de vencedores das classes VX1 e VX2, o resultado está interessante. Luiz Henrique Zimermann, campeão catarinense das últimas três temporadas da VX1, venceu em Agrolândia duas vezes na VX1 e duas vezes na VX2.
Leandro Lemos, campeão catarinense de 2011 na VX1 e na VX2, e da VX2 em 2013, também venceu na pista da FECOL duas vezes na VX1 e duas vezes na VX2!
Em 2014 Luciano de Oliveira venceu na VX1, enquanto Lucas Gadotti levou a VX2 em Agrolândia.
Assim, nada melhor que ver o desempenho de Luiz Zimermann e Lelê, os dois maiores vencedores naquele circuito, frente aos demais pilotos do país que estão na dianteira da classificação do Brasileiro, como o paranaense Rodrigo Taborda, o gaúcho Lucas Basso, ou os catarinenses Admilton Farias e Jacson Keil.
Para Zimermann, não há muito o que fazer a não ser acelerar e buscar o máximo desempenho. Ele não está competindo pelo ranking do Brasileiro, mas quer sair na frente e desempatar esse jogo particular a seu favor. “A gente sempre espera o melhor. Só estou um pouco de molho, pois levei um tombo no sábado passado e desloquei o ombro. Eu sei que sempre é muito difícil, mas a vontade é vencer. Eu só me preocupo em dar o meu melhor. O resto é consequência”, finalizou Zimermann que dessa vez vai largar em quatro categorias.
Na briga pela liderança das classes VX1 e VX2 no Brasileiro, o paranaense Rodrigo Taborda está confiante para a disputa em solo catarinense. “Está sendo um ano muito bom, estou me dedicando ao máximo para conquistar o título nas duas categorias. Não é uma tarefa fácil, pois todos que estão na briga são muito rápidos e não vou me entregar sem antes disputar muito!”, disse o piloto de Colombo.
As inscrições antecipadas e com desconto podem ser feitas no site da FCM até às 18 horas desta sexta-feira véspera do evento. O piloto também pode fazer sua inscrição na secretaria da prova, porém sem direito ao desconto.
A prova a é uma realização da Federação Catarinense de Motociclismo com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo, promoção da Prefeitura Municipal de Agrolândia e apoio do Motoclube de Agrolândia.
Mais informações sobre a prova
26/07/15 Taborda vence a VX1 numa tarde de muitas disputas em Agrolândia
26/07/15 Resultados das baterias da manhã em Agrolândia
25/07/15 Heinig na VX2 e Zimermann na VX1 lideram os treinos em Agrolândia
23/07/15 Começam os tratamentos na pista de Agrolândia para a prova da FECOL
15/07/15 Segue em Agrolândia os preparativos para o Catarinense e Brasileiro de Velocross