Um grande campeonato teve sua última etapa realizada neste final de semana. O Catarinense de Velocross teve em 2017 uma grande participação de pilotos, o que contribuiu muito para o enriquecimento da categoria também em nível nacional. As oito etapas realizadas mostraram a excelência e o preparo dos pilotos, que buscavam em cada prova superar desafios e alcançar melhores resultados.
Além da realização da última etapa do estadual, também aconteceu a abertura do Sul Brasileiro de Velocross, no autódromo de Mafra. Mesmo com a chuva presente no sábado (30), os pilotos conseguiram realizar os treinos livres e no domingo (01), já com tempo seco, as baterias foram realizadas, apresentando a cada prova o campeão de cada uma das 15 categorias do Velocross estadual.
Para Jair Costa, diretor de Velocross da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e presidente da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM), o Sul do país representa o melhor da categoria. “Nos últimos 10 anos consecutivos, os vencedores do Brasileiro de Velocross são da região Sul. Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul representam o melhor do Velocross, e são a força da categoria a nível nacional e isso é mérito de todos os pilotos que participam dos campeonatos”, expressa.
Segundo o presidente da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), Marisérgio Kons, a instituição se sente muito honrada com a realização do Catarinense de Velocross, principalmente pelo grande grid de pilotos que participaram em 2017. “A FCM com toda sua equipe sempre foi muito comprometida em engrandecer o Velocross, assim como resolver todas as dificuldades dos pilotos na categoria. Fazer parte deste movimento nos dá bastante orgulho. Quero parabenizar essa equipe que lutou e trabalhou muito para que fosse um campeonato de alto nível”, ressalta.
Kons acredita que Santa Catarina está no caminho certo com a realização do campeonato. “Conseguimos fechar o ano com oito etapas bem disputadas, tanto que a definição do campeonato ficou para a última etapa junto a primeira prova do Sul Brasileiro, o que foi um grande feito para Santa Catarina, ao realizar a abertura deste campeonato. Para o ano que vem, esperamos muito do Catarinense e de nossos pilotos para o nacional, assim como foi em 2017. A região Sul sempre foi muito forte, e principalmente Santa Catarina vem levando os pilotos aos lugares mais altos do pódio nas etapas nacionais. Nosso objetivo é trabalhar com honestidade, sempre cumprindo com nossas origações e bem atendendo aos pilotos”, conta.
Os campeões estaduais de 2017 foram Lucas Gadotti (VX1 e VX2), Leandro Lemos (VX3), Braz dos Santos (VX4), Darlan Milverstet (Intermediária Especial), Edinilson Batista (Força Livre Nacional), Jean Grosskopf (Nacional 230cc Pró), Alex Pains (VX3 Nacional), Itamar Bourscheidt (VX4 Nacional), Juliano Hans (Intermediária Nacional), Maicon Kraemer (Nacional 230cc Standard), Anthonny Gervasio (Junior), Gabriel Mielke (65cc), Eduardo Dalpra (Mini Motos) e Luan de Paula (Nacional 160cc).
Na Intermediária Especial, Darlan Milverstet e Bruno Hodecker estavam empatados na pontuação na sétima etapa, e na prova realizada em Mafra, Milverstet ficou com a segunda colocação e assim ganhou o campeonato na categoria. O campeão da bateria foi Caue da Silva e na terceira posição ficou Hodecker, vice-campeão estadual.
Na VX1 e VX2, o campeão foi Lucas Gadotti, que fez um excelente campeonato. Na categoria VX1, mesmo ficando com a sétima posição, com a boa pontuação adquirida, conquistou o primeiro lugar geral. Na prova da VX2, o piloto ficou na segunda posição.
Ao longo do ano, Anthonny Gervasio, Pedro Todt e Carlos Gervasi foram destaque na Junior, realizando boas provas e alternando posições na classificação geral. Na prova de domingo, Gervasio foi campeão, Todt o terceiro colocado e Gervasi o quinto. O grande campeão da categoria foi Gervasio, o vice-campeão Todt e o terceiro Gervasi. Um grande pódio formado, em uma categoria muito disputada durante as oito etapas.
Gabriel Mielke ficou a apenas um ponto de conquistar o título por antecipação, na 65cc na sétima etapa. Mas, no final de semana se consagrou campeão da categoria, conquistando a primeira posição na prova. Seus companheiros de pódio durante o ano, José da Silva e Vinicius Boing ficaram em terceiro e oitavo colocados na bateria, e vice-campeão e terceiro na classificação geral, respectivamente.
Confira a classificação final do Catarinense de Velocross:
Categoria VX1
1º) Lucas Agostini Gadotti - 167 pts
2º) Leandro Matos Lemos - 151 pts
3º) Edinilson Batista - 125 pts
Categoria VX2
1º) Lucas Agostini Gadotti - 172 pts
2º) Gilmar Longen Junior - 157 pts
3º) Alison de Souza - 94 pts
Categoria VX3
1º) Leandro Matos Lemos - 175 pts
2º) Fabiano Barg - 154 pts
3º) Braz dos Santos - 140 pts
Categoria VX4
1º) Braz dos Santos - 175 pts
2º) Cleonisio Luis Hessmann - 144 pts
3º) Mirko André dos Santos - 111 pts
Categoria Intermediária Especial
1º) Darlan Milverstet - 161 pts
2º) Bruno Felipe Hodecker - 158 pts
3º) Rafael Antunes de Paula - 111 pts
Categoria Força Livre Nacional
1º) Edinilson Batista - 162 pts
2º) Leonardo Berkenbrock - 133 pts
3º) Jackson Henning Carniel - 109 pts
Categoria Nacional 230cc 4T PRÓ
1º) Jean Andrey Grosskopf - 148 pts
2º) Gean Telmo Pompeu da Silva - 130 pts
3º) Maicon Júnior Kraemer - 129 pts
Categoria VX3 Nacional
1º) Alex Pena Pains - 164 pts
2º) Denis Steve Hilmers Bittencourt - 147 pts
3º) Carlos Alberto Schnaider Filho - 128 pts
Categoria VX4 Nacional
1º) Itamar Rodeski Bourscheidt - 145 pts
2º) Moacir Santo Esidio - 135 pts
3º) Juliano Olinger - 107 pts
Categoria Intermediária Nacional
1º) Juliano Jose Hans - 135 pts
2º) Cleber Keil - 128 pts
3º) Fabio Valentini - 123 pts
Categoria Nacional 230cc Standard
1º) Maicon Júnior Kraemer - 172 pts
2º) Alexsandro Teixeira da Silva - 158 pts
3º) Gabriel Arnoldo Menestrina - 140 pts
Categoria Júnior
1º) Anthonny Jose Gervasio - 161 pts
2º) Pedro Henrique Todt - 147 pts
3º) Carlos Augusto Gervasi - 136 pts
Categoria 65cc
1º) Gabriel Vinicius dos Santos Mielke - 175 pts
2º) Jose Victor da Silva - 144 pts
3º) Vinicius Boing - 142 pts
Categoria Mini Motos
1º) Eduardo Dalpra - 158 pts
2º) Davi Greuel Hochapfel - 151 pts
3º) Murilo de Souza - 144 pts
Categoria Nacional 160cc 4T
1º) Luan de Paula - 160 pts
2º) Mikael Volnei Klock - 158 pts
3º) Carlos Gmach Galeguinho - 148 pts
A classificação completa pode ser conferida aqui.
O Campeonato Catarinense de Velocross tem o patrocínio de Rinaldi, Geração Motos e Blade Energy Drink.
Sul Brasileiro
Após a abertura do campenato Sul Brasileiro realizada em Mafra, as próximas etapas serão nos dias 04 e 05 de novembro, no Rio Grande do Sul e nos das 18 e 19 do mesmo mês, no Paraná.
Mais informações sobre a prova
01/10/17 Primeira etapa do Sul Brasileiro também foi realizada junto ao evento
30/09/17 Treinos aconteceram hoje em Mafra
28/09/17 Última etapa do campeonato será realizada em Mafra
27/09/17 Programação para a abertura do Sul-Brasileiro e 8ª Catarinense de Velocross em Mafra